Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

No Brasil funciona?

Eu me pergunto há alguns anos: No Brasil, alguma coisa funciona sem que haja desvios?

Falo de todos os tipos de desvios. Um exemplo simples foi os jogos Pan americanos. Funcionou? Claro! Foi excelente! Porém, o orçamento inicial foi ignorado e muito mais do que havia sido previsto, foi gasto realmente. Em resumo, nada que o brasileio ponha a mão, funciona conforme planejado.
Alguns brasileiros preferem acreditar que tudo aqui funciona. Que somos educados, solidários, felizes e realizados. Arnalbo Jabor recentemente teve a coragem de desmentir tudo isso através de um texto que circulou pela internet, ou que talvez tenha sido publicado em algum blog. Coragem, porque hoje em dia, qualquer pessoa que faça críticas ao Brasil, é considerado "Elite", "pequeno burguês" ou "adversário político". Eu critico dia e noite esta porcaria de país, não sou burguês, não pertenço a nenhuma elite e nem sou adversário político pois não sou filiado a partido nenhum.
Numa conversa com amigos, perguntei à eles o que no Brasil funcionava. Um deles prontamente respondeu: O poupa tempo!
Eu nunca fui a um poupa tempo. Meus documentos foram emitidos todos nos anos 80 quando eu tinha 14 ou 15 anos de idade. Estão todos comigo até hoje. Mas hoje, para retirar o passaporte eu fui obrigado a emitir uma segunda via do registro de identidade. Uma piada! O governo federal não reconhece como legal um documento que ele mesmo emitiu há mais de 20 anos. O que o governo brasileiro escreve, nem ele mesmo acredita!
Cheguei bem cedo ao poupa tempo e de fato eu fui logo atendido. Pediram cópia de todos os documentos, o que já achei um absurdo pois, eu estava apenas solicitando a emissão de uma 2a via. Após enfrentar uma fila de uns 20 minutos consegui tirar cópias dos documentos solicitados. Voltei então para a fila de 2a via do documento de identidade. Recebi uma senha da polícia civil. Ao perguntar quanto tempo demorava, fui então informado que para esta senha a previsão de ser atendido era de 50 minutos.
Tudo bem! 50 minutos não me parece tanto tempo assim. Afinal, logo depois eu poderia retirar o documento e voltar para o trabalho!
Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Eu estava certo! Nada neste país funciona.
Depois dos 50 minutos, eu teria que retirar um protocolo e aguardar pelo menos 24 horas para a emissão de uma nova carteira.
Em 24 de março de 1983, eu me dirigi a um posto da polícia da cidade de São Bernardo do Campo onde levei uma cópia da certidão de nascimento e uma foto 3x4. Sai de lá com um protocolo em mãos e a promessa de retirar o documento no dia seguinte.
Para que então serve o poupa tempo??
Mas não parou por ai. Eu perguntei para a atendente se não havia a possibilidade de retirar o documento no mesmo dia. Foi então que ela me disse:
"O senhor pode falar com a supervisora que talvez ela possa resolver o seu problema".
Isto me soou "oferece uma propinazinha que sai"!
Há 24 anos atrás, quando eu tirei a primeira via do documento de identidade, eu não paguei nada. Hoje eu teria de pagar pouco mais R$ 21,00.
ESTE É O BRASIL
Há 24 anos atrás o governo brasileiro emitiu um documento de identidade gratuitamente, onde ficou com as minhas informações "cadastradas" de alguma forma. 24 anos depois, ao tentar retirar o passaporte, descobri que o mesmo Brasil não reconhece mais este documento como "válido". No entanto, se alguém me roubar este documento inválido, e em seguida matar uma pessoa deixando aquele documento no local , eu serei responsabilizado pelo assassinato e como já aconteceu neste país, serei preso!
O documento não é válido para que você exerça seus direitos como por exemplo tirar um passaporte. Mas se você precisa exercer os seus deveres, ele é plenamente válido.
Nos cartórios brasileiros, já não mais autenticam cópias de documentos antigos, alegando que ele não é autêntico. Em outras palavras, todo mundo é suspeito de ter adulterados seus documentos pessoais sem que ninguém prove a adulteração alegada.
Você brasileiro, é obrigado solicitar uma nova emissão de um documento seu, para inflar os cofres públicos, cujo dinheiro depois acabará em uma reforma da pista de um aeroporto qualquer que jamais será realizada como deveria, levando outros tantos brasileiros à morte.
A corrupção, a vagabundagem, a safadeza é o destino do dinheiro que você soa muito para ganhar.
Pensando bem, entendo porque me disseram que o poupa tempo funciona. Para um país como o Brasil, pode-se considerar o poupa tempo como um serviço público de primeiríssima qualidade.
O que importa mesmo é que este tempo todo perdido em burocracia e invalidações irracionais deste país, vale a pena! Tudo que estou fazendo é para me tornar um cidadão Italiano e no futuro definitivamente me naturalizar naquele país. Dar às minhas filhas a oportunidade de crescerem em um país cujos valores não estão somente imprensos em notas de reais que viajam em cuecas.

Nenhum comentário: