Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Vamos discutir a culpa?

A morte de um garoto no Rio de Janeiro, movimenta os debates pelo país, e todos procuram pelos culpados. Não por aqueles que arrastaram o garoto, pois a atrocidade foi tão inaceitável que o próprio pai de um deles se encarregou de entregá-los.

Todos procuram o culpado por chegarmos nesta situação, e por mais óbvia que seja a resposta, parece que ainda ninguém a encontrou.

O escritor Paulo Coelho, em seu blog, afirma que a culpa é de todos nós. Eu discordo. Esta idéia de que somos todos culpados é uma desculpa medíocre para aqueles que sabem que não fazem nada para mudar o que precisa ser mudado. É como aquela velha idéia de que o brasileiro não sabe votar. A justiça brasileira proíbe o acesso aos processos que os candidatos respondem criando a idéia de que todos são símbolos de caráter, e depois diz que brasileiro escolhe errado.

A imprensa não faz matérias que envolvem determinados políticos que atuam em máfias que geram milhões de reais todos os anos. A máfia do tráfico de órgãos por exemplo, é comandado por um deputado estadual de Minas Gerais, cujo nome já cansei de relatar e denunciar às autoridades apresentando um farto dossiê comprobatório e nem por isso a imprensa ou a justiça tomaram atitude. A culpa é minha?

Desde 2000, portanto a 7 anos, venho denunciando a bandidagem política envolvida com crimes financeiros e homicídio. Denúncias formalizadas e distribuídas em todo o tipo de autoridade possível existente neste inferninho chamado Brasil.

Eu não tenho voz suficiente para alcançar à todos, mas com a voz que eu tenho - solitária e desqualificada pelo Ministério Público - consegui com que uma CPI fosse criada. O resultado foi a comprovação das minhas denúncias, mas em seguida, os políticos abafaram tudo.

Onde estava Paulo Coelho enquanto eu lutava em Brasília contra deputados federais que apoiavam os assassinos do meu filho de 10 anos de idade?

O meu feito ainda é desprezível perto dos esforços de tantos outros pais que visitam delegacias, IMLs, tribunais, ministérios, e colhem mais de 1 milhão de assinaturas que ao serem levadas à Brasília são jogados no lixo por não estarem "em conformidade" com a lei.

Onde estava mesmo o Paulo Coelho quando o lixo do congresso foi carregado com 1,5 milhões de assinaturas - todos implorando pelo fim da impunidade, descartadas por não fornecerem os respectivos números de seus títulos de eleitor?

Enquanto estamos nos destruindo para tentar mudar o país, o Ministério Público que tem todo o poder necessário para mudar este quadro, não apresenta uma ação sequer contra a omissão do estado perante a segurança pública, e é só o Ministério Público que pode fazer isso, pois nós somos pequenos demais diante da grandeza desta união falida.

Não somos nós os culpados pela tragédia do garoto. Ao contrário. Fazemos diariamente nos locais onde podemos ser ouvidos, previsões de que todos estes fatos acontecerão, e pedimos para que as providências sejam tomadas antes que eles aconteçam, mas o país não nos ouve.

O congresso está preocupado com quem será o líder da câmara, o presidente do congresso, o articulador do PAC, o barganhador do governo. O partido do presidente está preocupado com a anistia de Dirceu, quando todo o Brasil clama para que nenhum bandido mais seja anistiado.

Artistas populares famosos como Daniela Mercury, Beth Carvalho e Ana Carolina, buscam no governo o financiamento de seus projetos artísticos, cujos valores superam muitas vezes a cifra de 1 milhão. Essas verbas que deveriam ser destinadas a promoção cultural de novos artístas, ajudam na montagem de espetáculos gigantes de pessoas que já são famosas e ganham muito dinheiro com a vendagem de seus discos. Será que elas vão protestar contra o que está acontecendo aqui, ou será que elas também acham que a culpa é de todos nós?

A CNBB está preocupada com a distribuição gratuita de preservativos durante o carnaval, e a vinda do papa ao Brasil que transformará um brasileiro em Santo. Mas arranjou um tempinho para defender que a maioridade penal não deve ser modificada. São todos uns santos que oram para o diabo.

A ministra do Supremo, cuja escolta é feita por diversos policiais federais, também é contra a diminuição da idade para encargos penais. O senador Renan Calheiros também é contra. O papa é contra.

O Jornal Nacional dedica vários minutos para dizer que a castanha do pará movimenta a economia naquele estado, e ainda faz uma séria de reportagens sobre as baterias de escolas de Samba. Eu sou obrigado a entender como é a batida do samba e qual a diferença desta batida para o merengue, enquanto um garoto é arrastado no Rio de Janeiro por um menor marginal, já que o estado e a união acham que menor precisa de educação e não de punição.

Eu aconselho o ilustríssimo escritor Paulo Coelho a conhecer melhor o país em que vive. A era Raul Seixas já acabou e os caminhos mágicos do qual o autor detém todos os direitos, não são aplicáveis aqui. Se o autor utilizasse seu blog para cobrar as autoridades, nós não seríamos tão solitários e nossa voz bem mais alta.

Bastaria uma das magias de Paulo Coelho, ou uma música de Beth Carvalho para atrair a atenção do mundo para o que está acontecendo aqui, mais se fizessem isso, comprometeriam seus projetos particulares. 

Quem está disposto a mudar o Brasil? 

É... a culpa é de todos nós?

2 comentários:

Pilar Rodrigues disse...

"Bastaria uma das magias de Paulo Coelho, ou uma música de Beth Carvalho para atrair a atenção do mundo para o que está acontecendo aqui, mais se fizessem isso, comprometeriam seus projetos particulares. Quem está disposto a mudar o Brasil? É... a culpa é de todos nós?

Estimado Sr. Pavesi:

em primeiro lugar, obrigado por ter me chamado a atenção para um problema que eu teimava em nao reconhecer, embora a imprensa estrangeira toque sistematicamente no assunto (trafico de orgãos).

Por causa de sua carta, estive lendo sobre o tema na internet (especificamente sobre o seu filho).

Infelizmente, nao basta uma magia minha, ou uma música de qualquer pessoa, para mudar o Brasil. é necessario, como eu disse no meu texto, uma consciencia e mobilização geral. Nao quero entrar no mérito dos meus projetos particulares (que incluiem a educação básica para 430 crianças na favela Pavao/Pavaozinho), embora saiba que o Sr. está se referindo a outro tipo de projeto.

O que quero, isso sim, é tentar azer com que todos entendam que chamar a aténçao do mundo nao basta. Como nao basta chamar a atençao do Brasil, ou da imprensa, ou de bloqueiros, ou seja de quem for. Ação implica em ação, nao apenas em atenção.

O que posso dizer: parabéns pela sua luta? Penso que o preço foi muito alto, melhor que tal luta jamais tivesse existido. Posso dizer, porem: os sinos dobram por todos nós. Se não fosse seu comentario, eu continuaria achando
que tudo era delirio da imprensa estrangeira. Vejo que não é.

Atenciosamente
Paulo Coelho

Anônimo disse...

Quando dizem que o sujeito não sabe escrever...

Melhor deixar os escritores e cantores de lado, Paulo Pavesi, e continuar sua luta ao lado de quem tem a sua coragem e compactua com os seus ideais.

Surtirá mais efeito! Dentre as pessoas de bem!

Quem os lê, ou os ouve, não fará tanta diferença assim, creia!

Princesa Sissi