Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Transplantes e mais mentiras

Claro que este texto nao seria reproduzido por uma Folha de S.Paulo ou por um Estadao. Nem tampouco pelas redes de tv brasileiras. Mas vai ai uma copia.


Taís Iatecola
Agência BOM DIA

Os anúncios pipocam na rede e o órgão mais “assediado” é o rim, que pode ser comercializado por R$ 150 mil, segundo apurou o BOM DIA.

São mais de 7 mil ofertas postadas na internet por pessoas que oferecem seus órgãos em troca de dinheiro fácil, num comércio ilegal e de alto risco. A reportagem entrou em contato com um dos “vendedores” que, além do rim, ofereceu parte do fígado e da medula.

“Tenho 34 anos, não fumo, não bebo, faço exercícios e não tenho nenhuma doença. Estou fazendo isso porque minha casa pegou fogo e perdi tudo. Vendo o rim por R$ 150 mil e faço os exames de compatibilidade. É chato ver gente precisando e morrendo nas filas”,  disse V.D., para explicar sua atitude.

Segundo o delegado assistente da Seccional, Wilson Frazão, Marília ainda não registrou denúncia desse crime. “Existe lei que proíbe o comércio de órgãos, e não só o vendedor pode ser preso, mas também o médico que fizer o transplante.” A lei federal 9.434, de 1997, prevê pena de reclusão, de três a oito anos, para esse crime. 

O diretor técnico do serviço de transplante de rim, José Cícero Guilhen, diz que a legislação é rígida e o processo de transplante é investigado por uma equipe para evitar o comércio de órgãos. “Isso é crime e será punido. Aqui só fazemos transplante entre parentes, exceto cônjuge, para evitar a prática desse crime.” Hoje, 100 pacientes aguardam por transplante em Marília. Média de espera é de três anos.

Muito bem. O delegado Wilson Frazao revela que nao ha nenhuma denuncia sobre estes anuncios, logo, nao ha inquerito, nao ha investigaçao, nao ha puniçao. Entao me veio uma duvida. Se estas pessoas estivessem anunciando cocaina na internet, sem denuncia, tambem nao seriam investigados?

Balela. Os anuncios nao so sao publicados com a conivencia das autoridades, como interessa tambem a medicos, ja que o anunciante nao fara o transplante sozinho. Ele depende de medicos. E se ele conseguir um comprador, certamente nenhum medico vai deixar de fazer o implante. Gostaria muito que o tal Jose Cicero me mostrasse o nome dos integrantes da equipe (ahahahahahaahahaahaha) anti trafico de orgaos.

Sao mais de 7 mil anuncios que circulam sem qualquer problema, sem qualquer investigaçao, sem qualquer incomodo. Se vendessem drogas, estariam ricos e felizes.

A proposito. Em 01 de março de 2007 (portanto 4 anos atras), eu publiquei o seguinte texto:
http://ppavesi.blogspot.com/2007/03/agora-voc-j-pode-comprar-rgos-no-orkut.html


Nenhum comentário: