Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Quando o assunto é Tráfico de Órgãos

O que é mais importante? A ficção ou a realidade?

Para a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo), está claro que a ficção é um problema maior.
Em 2006, quando foi anunciado o lançamento do filme "Turistas. Go Home!", a Embratur chegou a pensar na tentativa de bloquear o site www.paradisebrazil.com, divulgando à imprensa que "Teríamos que entrar na questão da legislação da internet. A empresa que hospeda o site responde às leis americanas, não às leis brasileiras".
A Embratur chegou a montar uma força-tarefa para monitorar a reação a "Turistas" no exterior. "Recebemos muitas manifestações de pessoas que viram o trailer e ficaram preocupadas com a imagem do Brasil retratada no filme", explicou a presidente do órgão, Jeanine Pires.
Inúmeras manifestações foram realizadas e um abaixo assinado on line colhia assinaturas para proibir a exibição do filme no Brasil. Prática muito comum em governos ditadores. O empenho do governo em tentar abafar o filme, contou com o apoio de diversos funcionários públicos ministeriais.
Como exemplo, cito um e-mail chamando o povo brasileiro para aderir ao boicote, enviado pela funcionária do Ministério do Turismo, a Consultora do PNUD Lívia Mari Kohiyama. Lívia apresentava os argumentos que deveriam ser considerados para o boicote:

Olá pessoal.

Estou aqui para iniciar uma campanha em massa, e conto com vocês, para BOICOTAR integralmente o filme americano TURISTAS, que estréia lá em 1o de Dezembro e aqui em Janeiro ou Fevereiro, distribuido pela Paris Filmes.

Para quem não sabe, o filme conta a história de 6 jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com "boa noite cinderela", são assaltados, sequestrados, torturados e por fim têmos orgãos roubados por traficantes da industria negra dos transplantes.

E num protesto final, a autora reforça e publica de onde partiu a mensagem:
NÃO ASSISTAM, NÃO DÊEM $$$ A UMA PRODUÇÃO QUE SÓ VISA DENEGRIR NOSSA IMAGEM.
Só pra se ter uma idéia, o trailer começa com a frase: "Num país onde vale tudo, tudo pode acontecer!!!". Passem essa mensagem para o maior número de pessoas, pois eu considero que seja nossa obrigação não passar nem na porta dos cinemas que estejam exibindo esse filme.
Obrigada
*Lívia Mari Kohiyama
*Consultora do PNUD
*Ministério do Turismo
*Coordenação-Geral de Qualificação e Certificação DCPAT/SNPDT/MTur
*Esplanada dos Ministérios - Bloco U - Sala 329 70065-900 - Brasília, DF
*Telefone:61 - 3321 8031 - Fax:: 61 - 3321 7594 - Cell 61 8122-7525
Pelo menos fica claro que a mensagem do filme não é tão absurda. Num país onde funcionários de um Ministério do governo, utilizam suas credencias para protestar contra um filme, de fato tudo pode acontecer.
Esta defesa insana, proporcionada por alguns patriotas (idiotas da pátria) brasileiros, não é tão insana quanto a opinião da própria Embratur sobre os problemas reais que o Brasil vem enfrentando com o controle de tráfico aéreo e com os assassinatos no Rio de Janeiro, onde as pessoas são impedidas de descerem de um ônibus, e são queimadas vivas, com total ausência do estado em todos os sentidos.
Para a Embratur, diferente do que proporciona a exibição do filme, a crise aérea e a violência dos recentes ataques no Rio de Janeiro são episódios que não prejudicam a imagem brasileira no exterior.
"Crise aérea tem em todo lugar, por causa de problemas climáticos ou outros fatores. No meu ponto de vista, este problema nos aeroportos não afeta a imagem do País e não gera prejuízos", afirmou o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Salles Lopes.
Já em relação aos ataques no Rio de Janeiro, a Embratur considera:

"É um fato desagradável, mas não é terrorismo, onde o número de vítimas pode chegar a centenas. Apesar disso, temos de trabalhar para minimizar, ou até eliminar (o problema), mas não é algo que afeta o turismo", disse Lopes.

Lopes deixa claro que não conhece o mundo em que vive. Lá fora existem leis, que diferentemente do Brasil, são cumpridas. Não é como no Brasil onde o Presidente da República se beneficia com um esquema montado pelo seu partido para desviar milhões de reais de contas públicas, afirma desconhecer o fato e ninguém é punido.
"A repercussão da violência é mínima. O que são 100 turistas assaltados numa proporção de 1,6 milhão de turistas que vão ao Rio de Janeiro? Isso acontece no mundo inteiro"

Lá fora também não vimos jamais um Presidente da República afirmar que caixa 2 (considerado como crime pela constituição brasileira), é apenas um ato patricado na política brasileira sem maiores consequências.

Parece que quando o assunto é Tráfico de Órgãos, o Brasil - embora denunciado lá fora diversas vezes, por diversos casos - quer ficar longe. Se o filme não tivesse tocado neste assunto, passaria despercebido. No entanto, ao mexer com um dos maiores faturamentos do crime organizado praticado por médicos brasileiros renomados, o filme foi condenado antes de ser julgado.
Meu conselho ao turista que está decido em vir ao Brasil é "Turista. Go Home!".
Se ainda assim decidir vir, tente chegar mais tarde. Espere que os 100 primeiros sejam assaltados, pois dentro desta faixa o Brasil considera normal. Pegue sua senha no Ministério do Turismo e fique atento.
Quanto ao tráfego aéreo, fique tranquilo. Para repatriação de cadáveres, o sistema aéreo tem um esquema de plantão, e está permanentemente em funcionamento.

Nenhum comentário: