Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 12 de dezembro de 2009

ex Delegado de Poços de Caldas é preso e acusado de extorsão


Sim. A verdade sempre supera a mentira. Não é de hoje. A verdade faz história. A mentira não. A mentira faz a impunidade. Mas é verdade também que a mentira é mais eficaz. Para quem mente, há defensores. Para quem fala a verdade não. Para quem fala a verdade sobra o isolamento e o silêncio dos cúmplices.

A notícia do delegado é de alguns meses atrás, e obviamente ele já está solto. Responde a 7 procedimentos administrativos (sim, autoridades não cometem crimes, apenas "desvios de conduta"), e deve reassumir seu cargo sem maiores problemas.

O delegado em questão chama-se Lacy de Souza Moreira, e atuava em Poços de Caldas quando Paulinho foi assassinado. Lacy e outro delegado, Juarez Vinhas fizeram o possível e até o impossível para abafar o assassinato de Paulinho. No inquérito policial aberto em Poços de Caldas, Vinhas concluiu que o culpado de toda a história fui eu por ter levado o caso a imprensa, enquanto que ressaltava a boa conduta médica e os esforços "incalculáveis" utilizados para salvar Paulinho. No mesmo momento em que esta conclusão era divulgada para que os assassinos ficassem impunes, o Ministério Público Federal, Polícia Federal e o próprio Ministério da Saúde (Sistema Nacional de Transplantes) divulgavam nota dizendo que eu estava certo.

Não satisfeitos, quando o delegado Vinhas encontrava com o meu sogro nas ruas da cidade, sempre fazia questão de lembrá-lo: "E ae Pedro? Seu genro perdeu heim?!" e esboçava um sorriso irônico.

Mas não parou por ai. Lacy foi o delegado encarregado de fazer a ocorrência do administrador do hospital encontrado agonizando com um tiro na boca, depois de ter grampeado o centro cirúrgico e descoberto o que eu já sabia e havia denunciado. Ainda vivo, o administrador foi levado para o hospital da Santa Casa (onde os crimes aconteciam), e teve suas mãos lixadas com ácido (conforme perícia que tenho em mãos) para que o teste residuográfico não pudesse ser realizado, permitindo assim que Lacy afirmasse tratar-se de um suicídio. Lacy então ganhou o título de "melhor delegado Regional de 2002".

Eu também denunciei o Ministério Público de Poços de Caldas, que também foram omissos e protegeram os assassinos do meu filho.

A reportagem abaixo demonstra a verdade. Demonstra quem é quem. E demonstra também que sempre será assim, porque a mentira sustenta a muitos. A verdade não. Pela internet existem vários depoimentos em favor do delegado, e raramente encontra-se um depoimento contra. A mentira precisa de defesa, a verdade não.

Para ler a reportagem na fonte, clique aqui

Juiz decreta prisão preventiva de delegado e de agente policial
Policiais são acusados de tentar extorquir um advogado

29/09/2009 - 12:58
EPTV

O juiz da comarca de Monte Sião, no Sul de Minas Gerais, Milton Biagioni Furquim, decretou na manhã desta terça-feira (29), a prisão preventiva do delegado de Polícia Civil Lacy de Souza Moreira e do agente policial Paulo Afonso de Souza Moreira, que é sobrinho do delegado. Os dois são acusados pelo Ministério Público de extorquir dinheiro da família de um homem, suspeito de ter participado do roubo de uma casa, para não pedir a prisão preventiva dele.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, em Belo Horizonte, o delegado e o agente foram detidos em Poços de Caldas e serão levados para a capital. Lacy de Souza Moreira é muito conhecido no sul do estado e atualmente era delegado em Monte Sião. O delegado também já trabalhou em Poços de Caldas onde chegou ao cargo de delegado regional.

A prisão preventiva dos dois policiais foi decretada pelo juiz Milton Biagioni Furquim que disse ter tomado a decisão, após ser informado que eles teriam coagido um advogado na cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo.

De acordo com o Ministério Público, tudo começou com a prisão do comerciante Michel Prolezi, suspeito de participar de um roubo em julho deste ano. Durante os 10 dias em que ficou preso, o advogado e a família de Prolezi foram alvos de tentativa de extorsão por parte do delegado Lacy de Souza Moreira e do agente policial Paulo Afonso de Souza Moreira.

Segundo a promotoria, os policiais teriam exigido R$ 16 mil da família do comerciante para não pedir a prisão preventiva dele. A denúncia baseada em gravações feitas pelo advogado de Michel foi encaminhada para a corregedoria da Polícia Civil. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil, há sete procedimentos contra Lacy de Souza, mas a investigação corre sob sigilo.

Em junho de 2006, a EPTV mostrou que o delegado foi questionado pela Justiça por facilitar a saída de um preso da cadeia, que cumpria pena por roubo, estupro e assalto. A denúncia de um funcionário da cadeia era de que o detento prestava serviços à polícia e, com essa facilidade, ele teria escapado e cometido um assassinato.

De acordo com o juiz de direito de Poços de Caldas, hoje aposentado, Laércio Galate, na época do crime o Ministério Público deveria ter instaurado um procedimento contra o delegado, o que não aconteceu. Segundo a corregedoria da Polícia Civil, o inquérito deve ser concluído em 10 dias.
O delegado ficou preso por 51 dias, mas já está solto. Pessoas como ele não podem ficar muito tempo na cadeia e nem pressionados. A máfia corre o risco de ser entregue numa bandeja.

Entenderam? Vários procedimentos sob sigilo. A notícia ainda confirma a minha acusação contra o Ministério Público daquela cidade, denunciada já há muitos anos. Observem no último parágrafo o texto: "na época do crime o Ministério Público deveria ter instaurado um procedimento contra o delegado, o que não aconteceu."

Prevaricação!

Resta saber quem é o político que garante a impunidade desta máfia.
Eu sei!

2 comentários:

Marilene Oliveira disse...

Paulo,

Só hoje tomei conhecimento do caso de seu filhinho Paulinho, que coisa mais triste meu amigo, além de tudo que passou ainda ter de ser asilado na Itália!!!! Que coisa mais triste esse meu País.
Tenho uma amiga que tem uma ONG de crianças desaparecidas, já tinha comentado de tráfico de orgãos comigo, citando outros casos, acho que isso é a coisa mais monstruosa que poderia existir.
Bjs para você e sua família, Deus certamente esta protegendo você, e isso basta. Achei lindo sua coragem, para nos alertar que essas criaturas existem sim.

Em Busca de Conquistas disse...

Lacy que a justiça seja feita, um dia vc me usou de formas para me condenar a um crime que naum tinha cometido. Lembra. talvez vc já esteja livre, a impunidade impera em nosso país, mas a De Deus naum falhará .