Segundo o jornal cruzeiro do sul o numero de doadores de orgaos caiu em 30% em Sorocaba nos primeiros meses deste ano. A culpa? Ora, a culpa sao das familias egoistas que nao doam. Muitas vezes, as familias demoram para decidir e acabam inviabilizando a retirada de orgaos.
A enfermeira Simone Thome, que possui pos-graduaçao em captaçao de orgaos, revela:
"Sempre que sai alguma informação na mídia, as pessoas se mostram mais dispostas a colaborar, por isso é fundamental que esse assunto seja sempre lembrado para que mais vidas possam ser salvas."
Ela esqueceu de dizer que tambem é fundamental que casos como o do Paulinho sejam proibidos de serem divulgados. Atrapalha! E se as pessoas souberem o que ocorre nos bastidores dos transplantes, nao havera pos graduaçao que salve esta situaçao.
A enfermeira pos graduada continua. Os familiares dos doadores sao ignorantes!
"Existe muito desconhecimento das pessoas sobre a morte encefálica e as famílias ainda acreditam que possa acontecer algum tipo de milagre para sua recuperação ou dizem que não querem que o sofrimento do paciente se prolongue."
Eu tambem acho! Se elas conhecessem mais sobre o assunto, nem aceitariam em falar sobre doaçao de orgaos. Toda familia tem o direito de acreditar em milagres. Todos podem apostar todas as fichas na vida de um familiar, independentemente da opiniao da enfermeira. Ha muitos casos descritos pelo mundo em que a familia se negou a doar e o paciente recuperou-se totalmente. E para quem sabe o que representa a morte encefalica, sabe tambem que é sim o prolongamento do sofrimento de um paciente, principalmente porque sentem que estao se aproximando de uma morte forçada.
E a enfermeira vai mais longe:
Algumas situações, no entanto, ainda provocam espanto na enfermeira, como o caso de uma família que admitiu estar sendo egoísta, mas que ainda assim não iria autorizar a doação. "Contra posicionamentos como esse não há como argumentarmos."
O ato de doar os orgaos nao é obrigatorio. A familia que se nega a doar orgaos esta exercendo um direito. Assim como respeitam a vontade de quem doa, devem respeitar tambem a vontade de quem nao doa. Acusa-los de egoismo, é uma chantagem emocional baixa, vigarista e imoral, num momento muito dificil.
Me parece que a pos graduaçao nao ensina isto nao é mesmo? A tal pos graduaçao nada mais é que o ensinamento de tecnicas de convencimento. E neste caso, a opiniao da familia que é contra a doaçao, vale muito pouco ou quase nada.
Por isso, eu devo insistir. NAO DOE ORGAOS. Este é um direito seu. Tenha sempre esperanças pois em muitos casos de pessoas que se tornaram doadores, hoje poderiam estar vivas.
O ultimo exemplo é de Pedro, o filho do cantor Leonardo. Se ele nao fosse transferido para o Circo Libanes, ja estaria morto. Isto é fato e como diz a enfermeira pos graduada em doaçao de orgaos:
"Contra posicionamentos como esse não há como argumentarmos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário