Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Novela da globo sobre trafico de orgaos!! Na africa é claro.

Quem diria? A Rede Globo vai romper o tabu e vai colocar no ar uma novela que fala de Trafico de Orgaos!!

Voce deve ter pensado o mesmo que eu pensei. Sera que terao coragem de fazer isso? E a resposta é obviamente Nao. 

A novela vai falar de trafico de orgaos na Africa, bem longe desta patria mae gentil.
Escrita pela Gloria Perez, a novela abordara tambem o trafico de seres humanos. Na Espanha é claro.

Eu e Gloria temos algumas coisas em comum. Outras nem tanto.

Nos compartilhamos a dor de perder um filho assassinado, em circunstancias bastante diferentes, mas que nos trouxe uma mesma sensaçao de traiçao imensa. Daniela Perez foi assassinada por um ator que estava atuando em uma novela escrita por Gloria que contava com o respeito e a amizade da autora. Meu filho foi morto por medicos transplantistas em que depositei a vida do meu filho em confiança. 

Gloria Perez chegou a fazer parte, de uma forma nao muito participativa, de um grupo que eu havia criado cujo titulo era "Contra-o-Trafico-de-Orgaos". Neste grupo reunimos diversos pais que tiveram esta terrivel experiencia de perder um filho assassinado por diversas formas. As pessoas postavam mensagens que automaticamente eram redistribuidas atraves de e-mail a todos os participantes. Gloria raramente se manifestava, mas acredito que lia tudo o que se passava no grupo.

Em 2002 chegamos a nos falar pelo telefone, me recordo bem. Mas nunca nos encontramos e nunca o nosso contato foi mais proximo. 

Daniela Perez, filha de Gloria, foi assassinada aos 23 anos em 1992, enquanto fazia parte do elenco da novela "De corpo e alma" que estava sendo exibida na epoca, e era escrita pela sua mae. A novela tratava de um assunto muito interessante e que certamente poucos se recordam: Doaçao de Orgaos. Em especial o coraçao.

Gloria utilizou o que chamou de "merchandising social". Na historia, a personagem Betina (Bruna Lombardi) morre em um acidente e seu coraçao é transplantado em Paloma (Cristiana Oliveira). Na semana de estreia da novela, o INCOR em Sao Paulo, que estava ha dois meses sem receber orgaos, teve nove doaçoes em poucos dias. Gloria tambem utilizou a mesma novela, apos a morte da filha, para abordar dois assuntos relacionados ao momento em que estava passando: Morosidade da justiça e a inadequaçao do Codigo Penal.

Sobre a questao doaçao de orgaos, Gloria explicou em uma entrevista o que pensa sobre o assunto:
Quando "De Corpo e Alma" começou, percebi que as pessoas tinham um preconceito grande com relação à doação e a morte cerebral. Ao compreender isso, entendi que a melhor campanha que podia fazer era explicar às pessoas o que era a morte cerebral de uma forma simples. As doações triplicaram. Naquele momento, cabia ao Governo aproveitar a mobilização, ampliar a discussão e reforçar a campanha. Mas as pessoas ficam fascinadas com o retorno imediato da novela e não pensam no depois. A novela acabou e tudo voltou ao que era antes. Ou seja, ela até ajudou em um determinado momento, mas não resolveu a questão.  
Ha poucos meses fui contatado por uma assistente de pesquisa da Gloria, perguntando se eu tinha algum material ou alguma informaçao que poderia ajuda-la nesta nova novela. Respondi o que sempre respondo a quem quer que me pergunte. Tenho sim. Tenho os meios que estao sendo utilizados para obter orgaos para o mercado negro, mas duvido que, neste caso a Gloria, tivesse coragem de falar sobre este assunto. Até porque, como se ve, ela tem uma certa "consciencia social" conflitante com o tema.

Trafico de orgaos no Brasil, é um terreno em que nao se deve pisar, mesmo sendo um Global. 

Recentemente, o ator que matou Daniela Perez foi convidado a dar uma entrevista para o programa Ratinho. Segundo o apresentador, ele foi contatado pela Globo que solicitou que a entrevista nao fosse ao ar. Mesmo assim, a emissora decidiu manter a entrevista que por sinal foi um fiasco.

Sera que se eu ligasse para a Gloria pedindo para mostrar a verdade no Brasil ela atenderia?

Muito provavelmente nao. Eu enviei a ela algumas perguntas sobre a novela e sobre o que ela pensa  sobre o tema em relaçao ao Brasil, para que eu pudesse publicar este texto, mas até hoje ela nao respondeu.




Nenhum comentário: