Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A realidade e a forma como alguns tentam molda-la

Acabo de retornar de Londres, onde fiquei por uma semana. No voo de volta para a Italia, fiquei pensando em algumas coisas interessantes. Com uma certa frequencia, recebo emails dizendo que devo deixar tudo para Deus. Deus vai julgar aqueles que mataram o seu filho! Que me desculpem os crentes, eu nao considero esta hipotese muito interessante. Outros me escrevem dizendo que eu devo ser mais positivo. Eu reclamo muito do Brasil. ehehehehe!

E foi ai que durante o voo de volta me veio um pensamento que nao pude evitar. No momento em que as portas do aviao foram fechadas, e que todos os passageiros se preparam psicologicamente para o voo, nao posso acreditar que a maioria tenha pensamentos positivos! O natural é que todos pensem naquele momento que esta se submetendo a uma viagem de risco. Querendo ou nao, um voo, qualquer que seja é um risco para quem nao tem asas. Se algo falhar, nao ha muito a ser feito. Apos ouvir as instruçoes da aeromoça sobre como colocar o salva vidas, o pensamento negativo é natural: "E se o aviao cair?". Alias, é isto que a aeromoça estava explicando. Se o aviao cair - no mar - voces precisam utilizar o salva vidas. Se for na terra?

Duvido que naquele instante a maioria nao tenha pensado nesta hipotese. E se o aviao cair? O que sera da minha familia, dos meus conhecidos, das pessoas que amo? A realidade é dura, mas é esta. Provavelmente voce sera encontrado e enterrado. Nao da para fazer mais do que isso. Alias, isto é tudo o que é possivel fazer neste caso. A vida continua e outros acidentes acontecerao. Faz parte da vida.

Se o pensamento negativo atraisse coisas ruins, acho que nenhum aviao conseguiria terminar uma viagem. Estamos em um tubo fechado onde a grande parte dos passageiros esta pensando nesta hipotese. Da mesma forma, se todos tivessem o pensamento positivo, talvez fosse possivel que o aviao nem precisasse de motores. Logo, a ideia de que pensamentos positivos ou negativos podem influenciar nada mais é que pura bobagem. 

Acho incrivel a forma como o ser humano trata as possibilidades da vida. Se eu pensar positivo, coisas positivas vao acontecer. Entao eu mato uma criança de 10 anos para fins de trafico de orgaos e pensarei positivo para que nada me aconteça. Sera que é assim que os assassinos do meu filho vivem? Pensando sempre positivamente? Ou sera que eles compram tudo e todos que podem lhe causar problemas?

E eu acho que é graças a este positivismo exagerado que vejo por exemplo no Facebook, que o Brasil esta cada vez mais atolado na merda. Tanta corrupçao, impunidade, roubalheira, desvios, e o povo ainda pensando positivo que tudo vai dar certo! Vai mesmo!! Enquanto voce nao enxerga a realidade, tudo dara certo para que as coisas ruins se propaguem, bem debaixo dos seus olhos. So que voce nao vai ver porque esta pensando positivo. Quando enxergar, talvez seja tarde. 

Eu prefiro pensar na realidade. Nas coisas como sao de fato. E a realidade é dura. Os seus pensamentos podem ser usados de forma mais inteligente, entendendo o que esta se passando a sua volta. Voce pode ser positivo ou negativo, isso nao muda nada. Mas deve ser antes de mais nada, realista! 

Eu acredito do Supremo Tribunal Federal!!! Isto é muito positivo! Mas abra os olhos para a realidade! Um aviao nao cai por pensamentos negativos e nem tao pouco voa por pensamentos positivos. A realidade nao esta ligada a nenhum destes pensamentos.

Eu acredito em Deus e tenho fé!!! Otimo para voce!! Mas isso nao vai, por exemplo, te dar a vida eterna. Uma hora voce vai envelhecer e morrer. Isto é realidade! 

Sempre vejo pessoas no facebook agradecendo a Deus pela vida que esta levando. Isto é positivo!!! Mas se voce nao levantar cedo e for trabalhar, acho que Deus nao te dara mais esta vida. Porque o seu sucesso nao esta ligado ao seu pensamento positivo, mas sim a suas açoes. 

Seja positivo ou negativo! Como quiser! Mas nao perca de vista a realidade a sua volta.


2 comentários:

renato disse...

Muito bem colocado, Paulo! É nesse sentido mesmo que devemos olhar este mundo ordinário. Apenas desta maneira poderemos ter alguma esperança de MUDANÇAS!Concordo em número e grau com o que você escreveu!

Um grande abraço,

Renato.

J. Vilsemar Silva disse...

Meu caro Paulo o que você colocou nesse artigo é a pura realidade.Ser positivista é bom, mas sempre com os pés no chão. Acreditar em Deus é bom, mas nunca se esquecer que já mataram e continuam matando milhões em nome de Deus e outras tantos enriqueceram e enriquecem explorando as pessoas de fé em nome de Deus. Ser positivista é continuar lutando contra o tráfico de órgãos e não deixar para esse Deus cuidar do caso, pois só iria ajudar os criminosos. No mínimo seria uma insanidade tal atitude, além de ser uma fuga.