O Conselho Nacional de Justiça foi criado para garantir a transparencia administrativa e judicial no Brasil. Mas nao so isso!! Ela tambem esta trabalhando para aumentar as doaçoes de orgaos. Nao é incrivel que a justiça tenha esta preocupaçao?
Se é a justiça que controla as doaçoes entre vivos, ela nao deveria ser neutra em relaçao a doaçao de orgaos? Ao fazer publicidade para doaçoes de orgaos, o CNJ nao fere o principio da imparcialidade?
Na pagina do CNJ, o orgao afirma que trafico de orgaos nao existe e que o maior problema da doaçao de orgaos é a ignorancia das familias.
Vejamos o texto:
A falta de informação leva muitas famílias a negar a autorização para a doação de órgãos dos parentes falecidos. Isso impede que um momento de sofrimento transforme-se em esperança para outras pessoas.
Morte cerebral - Para algumas famílias, o fato de o coração ainda bater após a declaração de óbito pode significar que a pessoa ainda tem alguma chance de viver. Isso não é verdade. Nesses casos em que é declarada a morte do cérebro, o coração só bate porque está ligado a um aparelho. O batimento artificial do coração mantém outros órgãos oxigenados, permitindo que eles sejam utilizados para transplante. Quanto antes autorizada a doação, mais chances de salvar vidas!
Deformação de cadáver - O corpo em que foi retirado órgãos fica aparentemente igual a de outro, isso porque os hospitais autorizados a retirar órgãos têm de recuperar a mesma aparência que o doador tinha antes da retirada. Para quem doa não faz diferença, mas para quem recebe faz muita!
Tráfico de Órgãos e Sistema Nacional de Transplantes - Depois que o Sistema Nacional de Transplantes foi criado, o processo de doação está mais seguro no Brasil. A fila de espera para transplantes é única, o que facilita o controle e evita que pessoas com maior poder aquisitivo sejam atendidas primeiro. A preocupação em identificar e punir qualquer tipo de tentativa de comércio de órgãos, tecidos, células ou partes do corpo humano para transplantes está expressa nas Leis n. 9.434/1997 e 10.211/2001; e no Decreto nº 2.268/1997.
Muito bem!
As familias que nao doam sao ignorantes porque nao sabem a verdade nao é mesmo? Qual a verdade que as familias desconhecem?
Veja este email abaixo:
De: Ouvidoria CNJ ouvidoria@cnj.jus.br
Para: paulopavesi@gmail.com
Enviada em: segunda-feira, 28 de junho de 2010 17:45
Assunto: CIDH P-893-07 Paulo Veronesi Pavesi :: Trafico de Orgaos
Senhor(a),
Sua demanda foi cadastrada nesta Ouvidoria com o número de relato16037. Solicitamos a gentileza de aguardar novo contato.
Atenciosamente,
Ouvidoria
Conselho Nacional de Justiça
Tel: (61) 3217.4862
Como podemos ver, trata-se de uma resposta que recebi da Ouvidoria do CNJ sobre o caso do meu filho. A mensagem dizendo que entraria em contato foi enviada em 28/06/2010. Estamos em Outubro de 2012 e até hoje nenhum contato foi efetuado. Novos emails foram enviados e a resposta é sempre a mesma. Aguarde nosso contato!!
O CNJ ainda afirma em sua pagina na WEB que a morte encefalica é segura e que muitos acreditam que o fato do coraçao bater (ainda que o cerebro esteja morto), nao significa nada. Atençao CNJ: As pessoas nao desconfiam de que o fato do coraçao bater seja sinal de vida. Nos desconfiamos que a morte encefalica é que nao tenha sido devidamente averiguada. Me parece que isto é muito dificil para voces compreenderem. Se voces estivessem menos preocupados com os reajustes salariais do CNJ e mais envolvido com a populaçao, talvez fosse mais facil.
Estou falando de fatos. Existem centenas de casos em que o falecido teve a morte encefalica diagnosticada e acordou durante o valerio. E veja que nestes casos, nem mesmo o coraçao batia! Logo, a morte encefalica esta longe de ser segura. Alem disso, enviei informaçoes e provas de que no caso do meu filho por exemplo, o diagnostico sequer foi realizado pois havia pressa em atender justamente ao que voces estao pedindo!! Velocidade na doaçao!!!
Sera que é por isso que voces nao entraram em contato?
O CNJ ainda afirma que as leis sao rigorosas e que isto praticamente torna impossivel o trafico de orgaos.
A existencia de uma lei nao significa que um crime nao sera mais cometido. Ao contrario. Se existe a lei, é justamente porque é possivel que alguem o faça. Eu desconheço alguma legislaçao que proiba o roubo de nitrogenio do oxigenio que circula pelo planeta. Nao existe porque isto é impossivel.
As leis sao tao rigorosas que o caso de Taubate levou 25 anos para ser julgado e mesmo tendo os medicos condenados, estao trabalhando normalmente aguardando os recursos que devem durar outros 5 anos. O processo do meu filho caminha para a mesma situaçao embora eu acredite na impunidade total deste caso, ja que o principal mentor deste bando, quem diria!!, tem grandes amigos dentro do proprio CNJ!!
Nao é incrivel?
O proximo passo é o CNJ presentear o ministro Lewandowski como o ministro mais imparcial do STF!
Nenhum comentário:
Postar um comentário