Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Voce nao sabe de nada.

Cansei de ouvir e ler este tipo de comentario. "Voce nao sabe de nada!" ou ainda "Vai estudar!" e um dos piores "Eu sou amigo de um medico que me disse que....".



Toda vez que falo que o transplante é uma macabra soluçao para novos pesadelos, sou atacado. O Ministerio da Saude que deveria mostrar estatisticas sobre o assunto, nao tem competencia tecnica para isso, e decidiu passar a bola para a ABTO, que tem menos competencia ainda. Alias, eu nao diria que falta competencia para a ABTO. Eu diria que falta transparencia e seriedade, mas isto esta no meu livro, e nao cabe discutir neste texto.

Mas vejo diariamente que eu estive certo por todos estes 13 anos. A verdade sempre vem a tona.

A bola da vez é um dentista de Mato Grosso. Adolfo Alderete de 44 anos conseguiu realizar o seu maior pesadelo, quando destinou todos os seus esforços por um sonho. Ele precisava de um rim para viver, e sua esposa Lea Daniela Alderete aceitou doar um dos seus. Na pressa em realizar a cirurgia para poder receber o volumoso bonus pago pelo SUS, nao perceberam que Lea possuia um rim policistico que nao poderia ser transplantado. Resultado: o rim foi retirado de Lea e implantado em Adolfo, que perdeu o rim. 

Em breve o casal estara nas filas de transplantes aguardando uma nova cirurgia. 

Dois fatos sao importantes destacar:

1. Como venho dizendo, em alguns anos pelo menos uma pessoa da sua familia precisara de um rim. Nada esta sendo feito para evitar isso, pois como podemos ver na imprensa, a meta destes transplantistas é bater recordes de numero de rins implantado, custe o que custar. 

2. Este item tem a ver com o item anterior. Quanto mais pessoas tiverem problemas nos rins, maior sera o numero de transplantes e o recorde mundial tao almejado sera finalmente atingindo. 

Estamos diante de um ciclo vicioso. A medicina brasileira esta cada vez mais produzindo doentes renais para que um grupo mafioso ganhe dinheiro fazendo estas cirurgias e, com isso, ganhando uma graninha por fora com o comercio de rins. E tudo isto, por uma nobre causa! Ficar rico e conhecido no mundo inteiro por realizar o maior numero de transplantes do mundo.

O problema é que nao temos estatisticas para saber a eficiencia destes trabalhos. Em Mato Grosso do Sul, terra de Adolfo por exemplo, na Santa Casa foram realizados em 2013 45 transplantes de rins. Destes 7 morreram logo apos a cirurgia. Nao ha dados sobre quantos destes 45 estao vivos, e como esta a condiçao de saude deles. Temos que acreditar que esta tudo bem.

Os 45 transplantes fazem parte do numero recordista brasileiro. As 7 mortes nao fazem diferença. O importante é bater o recorde e receber o dinheirinho (algo em torno de 20.000 reais) da operaçao.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Paulo, até que enfim vai ter uma solução deste drama. Hoje saiu na g1.com a reportagem falando que em 2014 o processo terá fim todos ouvidos.. Parabéns a vitória chegou!! deus seja louvado .

Anônimo disse...

Só uma correçao Paulo.. Os acontecimentos citados acima foram no Mato Grosso do SUL, e não no Mato Grosso.