A operaçao Carcarà da policia federal levou 7 prefeitos para a cadeia. Entre eles, o prefeito de Utinga. A Italia nao tem nada a ver com isso nao é mesmo? Entao porque uma materia sobre o assunto no jornal italiano?
O motivo é simples. Casalgrande é uma pequenina cidade situada na Emilia Romagna. Possui 18.763 habitantes, e adotou Utinga como cidade irma. Utinga tem 20.448 habitantes. Um pouco maior que Casalgrande. A tal relaçao entre as cidades, percebe-se que so o Brasil leva vantagens, e a maior vantagem que levam os italianos é acreditar que estao ajudando. A ajuda começou a ser enviada a quase vinte anos. Com o dinheiro italiano, Utinga pode construir uma escola, um centro de recuperaçao para moradores de rua, um centro para idosos e 500 cisternas para a captaçao de agua de chuvas para consumo humano, ja que o sistema de agua desta cidade é precario.
Esta é uma foto de Utinga.
E esta é uma foto de Casalgrande
Os habitantes das duas cidades deveriam ter o mesmo desenvolvimento humano, com qualidade, com eficiencia no aproveitamento dos recursos, com educaçao, com segurança, e saude. Mas nao é assim. A corrupçao impede o desenvolvimento da regiao ha muitos e muitos anos, e nao ha qualquer perspectiva de mudança. Sera assim sempre porque sendo assim, os votos sao alcançados com mais facilidades. O sistema publico governamental brasileiro é uma fabrica de milionarios. Basta entrar para a politica para se tornar rico. E tudo aos olhos da populaçao que assiste tudo calada pois nao tem a quem reclamar. A corrupçao afeta as instituiçoes que sao coniventes com todas as falcatruas. Quando um caso chega a justiça, dificilmente tem um resultado que beneficia a populaçao. A impunidade ainda é uma das molas propulsoras da bandalheira em que se encontram diversos municipios como Utinga.
Em 16 anos, depois de dois mandatos de FHC, e dois de Lula, a cidade continua a mesma. Grande parte da populaçao vive com o bolsa familia e acredita que a vida vai melhorar. Dificilmente os proximos 4 anos com Dilma serao diferentes.
Don Gabriele Carlotti, sacerdote reggiano, passou muito tempo em Utinga na missao da Bahia. Soube da prisao do prefeito de Utinga, mas nao se espantou.
"No inicio, revela Don Gabriele - parecia uma pessoa honesta, un vice-diretor de banco respeitavel. Mas depois começaram a cair sombras sob sua figura e passamos a ve-lo com um pouco de desconfiança. Digamos que conosco mostrou-se uma pessoa de muitas palavras e poucas atitudes".
Segundo Don Gabriele, sob o "primo" cidadao di Utinga tinham varias suspeitas.
"Recordo que nos ultimos anos tinha iniciado a comprar muitos terrenos. Sinal de uma disponibilidade economica que nao sao compativeis com os ganhos de um prefeito."
Tem alguma coisa errada. O Brasil que é um exemplo de economia solida, que superou a crise, deveria estar ajudando a Italia. A Italia, em crise, esta ajudando o Brasil a 20 anos? Os italianos nao fazem ideia de como sao administrados os recursos que caem nas maos de politicos. Por sorte, neste caso, os recursos sao controlados pelos proprios italianos.
Se nao sao paises responsaveis e conscientes para ajudar o Brasil, com todo o seu superavit e pose de 1o mundo, muitos brasileiros estariam literalmente na merda. E ainda tem brasileiro que cospe na Italia.
Viva Italia! Complimenti!
Nenhum comentário:
Postar um comentário