Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 29 de janeiro de 2011

A imprensa nao fala, mas eu vou dizer.

A imprensa nao fala das vitimas do trafico de orgaos. Se voce ler, por exemplo, sobre o caso da advogada Mercia Nakashima, vera que a imprensa da detalhes da vitima e dos familiares dela. Mas nos casos de trafico de orgaos, as vitimas sao anonimas. Por que?

A resposta é simples. Quanto menos informaçao publicarem, mais rapidamente os casos serao esquecidos e a mafia continuara fazendo outras vitimas. Afinal, a fila - literalmente - nao pode parar. Voce ja deve ter lido algo sobre o caso de Taubaté, quando doadores foram assassinados para que os orgaos fossem enviados para o medico Emil Sabbaga que os implatava em seus clientes particulares.

Sendo assim, acho que é hora de voce ser informado um pouco mais sobre uma das vitimas desta mafia. Trata-se de mais uma criança. Apesar de ser um caso que esta ha mais de 20 anos na justiça, voce certamente nao sabe sequer o nome dele. Entao, pegue uma caneta e anote ai:

GODOFREDO JOSE MONTEIRO SOSSIO

Godo, é o nome carinhoso que sua mae utiliza para se referir a ele, nasceu em 1974. Foi assassinado pela mafia em 1991. Vejamos o que aconteceu naquele dia 31 de março de 1991, dia em que Godo foi encontrado.

Segundo o laudo de exame de corpo de delito, Godofredo foi encontrado enconstado ao pé de uma arvore ali existente, por vizinhos que solicitaram a policia militar para socorrer a vitima, que chegando no pronto socorro da Santa Casa local, ja estava sem vida. O sangue de Godofredo foi levado para analises e a causa morte foi INDETERMINADA. Assinaram o laudo os médicos Antonio Aurelio Monteiro de Carvalho e Jose Roberto Mafetano.

Aqui, o caso começa a se complicar. Nenhum boletim de ocorrencia foi registrado e o caso nao foi investigado. Sequer foram ouvidas pessoas que estiveram com a vitima no dia dos fatos. Na epoca, os medicos disseram a familia que Godofredo teve como causa da morte uma overdose de cocaina. Durante o velorio, um rapaz transtornado apareceu dizendo que nao havia matado Godofredo. A mae, sem entender, questionou o motivo de nao terem chamado a policia e lhe disseram que se isso tivesse sido feito, haveria represalias. Soube tambem que naquele dia, Godofredo havia participado de uma festa onde supostamente teria consumido cocaina. Porem, os laudos negam isso (clique na imagem abaixo para ler). No entanto, as ameaças de represalias fizeram com que a mae de Godo se auto exilasse em outro pais, sem ao menos saber o motivo de tudo isso. Desta forma conseguiram, mais uma vez, evitar que os interessados em esclarecer a morte ficassem muito longe dos fatos.


Ainda durante o velorio, a mae tocou o corpo do filho e apalpando-o percebeu que os orgaos internos haviam sido retirados. Poderia ser um engano? Poderia! Mas a falta de explicaçoes para a morte e o fato de que um dos medicos que assinaram o laudo estava sendo processado por assassinato de doadores para fins de trafico de orgaos, permite a familia ter todo o direito de suspeitar. E mais! A familia tem o direito constitucional de ter a morte esclarecida. Enquanto o atual governo quer desenterrar corpos de torturados politicos, a familia de Godofredo espera por uma simples explicaçao ha mais de 20 anos.

E foi isso que a mae de Godo fez. Em 2010, cansada de tentar encontrar uma explicaçao, entrou na justiça exigindo explicaçoes. 

A familia ficando longe por tanto tempo, foi facil para a justiçar mandar o caso as favas! O pedido da mae de Godo por justiça foi sumariamente arquivado sem que qualquer providencia fosse tomada. Mas isso nao é o que mais impressiona. O que mais impressiona é que o representante do Ministerio Publico é nada mais, nada menos que filho de um dos medicos que assinou o laudo em 1991.



O promotor em questao deveria declarar-se suspeito, mas fez questao de atuar no caso. E convenhamos! Se voce investigasse um caso cujo laudo cheio de suspeitas, tivesse sido feito pelo seu pai, voce levaria o caso adiante?

Assim fica muito dificil investigar trafico de orgaos nao é mesmo?

Quando a mafia se mistura ao poder publico, a verdade torna-se praticamente inalcançavel. Por isso estamos aqui. Para lembrar a todos que estamos vivos e dispostos a levar isto adiante, ainda que tenhamos de deixar o Brasil para poder continuar a lutar. Estamos mais vivos do que nunca. E eles continuam matando como nunca antes neste pais.

Este é so mais um caso. Existem muitos. Aos poucos eles virao a tona e os mentirosos, corruptos, coniventes e marginais serao desmascarados um a um. Nunca é tarde para a verdade.


Nenhum comentário: