Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Informe-se. Doar pode nao ser um ato de amor, mas de suicidio.


Voce certamente ja foi atingido pela campanha em favor da doaçao de orgaos nao é mesmo? A campanha diz que voce deve informar a sua familia que é um doador. Como ja diziam os antigos, nem tudo o que reluz é ouro.

Este ano de 2011, dois casos comprovados de homicidio de doadores devem ir a juri popular. Em Taubate foram pelo menos 4 doadores assassinados. Em Poços de Caldas foram mais de 8 casos. Estes assassinos contam com a proteçao de entidades pro doaçao, autoridades, medicos renomados e politicos. Por isso, os casos estao na justiça ha 25 anos e 10 anos respectivamente. Um homicidio normalmente vai a juri popular em 3 anos. Alguns, como o caso Nardoni, em apenas 1 ano. Tudo depende de quem é o acusado e principalmente sua rede de amizades.

Como funciona:

As campanhas pedem para que voce avise sua familia que deseja doar os orgaos. Por uma dessas infelizes surpresas da vida, voce sofre um acidente e é levado para um hospital publico. Seus familiares sao avisados e muitas vezes ainda em desespero com a situaçao, informam aos medicos seu desejo de tornar-se doador. 

Neste momento as terapias que poderiam salvar a sua vida sao imediatamente suspensas. Terapias para tratar traumas cranio encefalico, por exemplo, sao carissimas e podem precisar de meses para a recuperaçao. Nao ha interesse do estado em gastar alguns milhares de reais em medicamentos e muito menos que voce ocupe um leito de UTI por muito tempo. Existem milhares de pacientes diariamente na rede publica hospitalar precisando de um leito. 

Quer uma prova?

Se voce ja foi atendido pelo SUS, sabe que uma consulta leva em media 10 minutos. Muitas vezes o medico sequer olha o rosto do paciente. Receita qualquer coisa e o dispensa. Isto é fato e ja foi registrado diversas vezes por reportagens televisivas.

Enquanto o estado vem reduzindo custos da saude, a publicidade em favor dos transplantes vem recebendo cada vez mais verbas que sao distribuidas em quase todos os veiculos de comunicaçao. Nao é estranho? 

Chegamos entao a esta equaçao final: A medicina de hoje tem como objetivo reduzir custos, liberar leitos de UTI e obter orgaos para transplantes. Logo...

Voce acaba de se tornar o que eles chamam de "Potencial Doador de Orgaos". Neste momento a preocupaçao passa ser a vida de quem recebera seus orgaos. A sua vida perdeu a importancia.

Clinicas e hospitais particulares mantem listas privadas de espera como a fila "unica" de transplantes do SUS, comprovadamente uma fraude segundo auditoria do TCU realizada em 2006. Quando um orgao esta disponivel, é verificado nestas listas se alguem - disposto a pagar - pode ser compativel. O processo é identico a de uma doaçao normal pelo SUS. Os testes sao realizados e havendo a compatibilidade, sao transplantados mediante a pagamento. Nao havendo compatibilidade e nenhum paciente nas listas privadas, o orgao é encaminhado de volta para a fila unica do SUS, muitas vezes ja fora do prazo e inviabilizado para o transplantes. Se voce procurar sobre desperdicio de orgaos, vera que atualmente mais de 70% sao desperdiçados (dados informados pelos proprios transplantistas) e esta ai a explicaçao.

A dificuldade

Durante todo este processo, voce nao tem como questionar absolutamente nada. O prontuario nao esta em seu poder, e antes de que voce tenha acesso a ele, sera completamente revisado e modificado para que nao haja qualquer problema. Apos o caso Paulinho, cujo prontuario descreve em detalhes todo o processo de assassinato, o CFM implantou a resoluçao CFM nº 1.638/2002 que regulamenta o prontuario e cria uma comissao para revisao dos mesmos.

Por mais que voce desconfie nao podera levar o caso adiante pois nao tera provas. Dirao que voce é leigo e nao pode questionar a autoridade de um médico. O governo nao tera nenhum interesse em investigar a sua denuncia que coloca em risco a politica dos transplantes, que alem de dinheiro, rende muitos votos. 

Portanto, o melhor caminho é sempre a prevençao. Alias, se houvesse uma saude preventiva, muitos dos que estao na fila estariam com a saude perfeita. 

Informe a sua familia que ao chegar em um hospital, em estado de emergencia, JAMAIS afirme ser um doador de orgaos. 

Se ainda assim desejar ser um doador, peça para conhecer a familia do receptor. Voce tera uma surpresa pois eles nao vao deixar!

FIQUE VIVO! PRESERVE-SE. A sua vida é a mais importante de todas. 
Nao é uma questao de egoismo. 
Esta é uma questao de sobrevivencia.
Egoismo é nao se importarem com voce, em beneficio de outros.

Nenhum comentário: