Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Venda de orgaos liberada. O proximo passo!


A Folha de S.Paulo publicou reportagem afirmando que medicos britanicos desejam, ao menos, discutir a venda de orgaos. Este é o proximo passo para que os transplantes atinjam o objetivo desejado por todos os transplantistas. Desejados mas nao declarados, é bom deixar claro. Em geral, os transplantistas dizem ser contrarios a venda de orgaos. Mas o fazem!

Como sempre, a preocupaçao é quem esta na fila, e a questao dos medicos serem punidos quando pegos em flagrante. Bom, a fila existe porque existe o trafico. Quanto mais orgaos desviados, maior sera a fila. Isto explica o crescimento das filas. Quanto a ser pego, isto nao é um problema no Brasil. Basta ver que o aborto é proibido e pelo menos 5 milhoes de mulheres abortam no Brasil todos os anos. Tem algum medico preso por ter praticado aborto?

Este texto é em defesa do futuro vendedor de orgaos. Nao vou usar o termo doador porque ele deixaria de existir. E como representante dos vendedores, aceitaria o comercio desde que fossem previstas tais condiçoes.

1. O preço deve ser proposto pelo vendedor e pago imediatamente antes da cirurgia em uma conta cuja familia teria acesso. Caso acontecesse algo ao vendedor, o dinheiro estaria ao alcance da familia..

2. O comprador deveria pagar um seguro de vida para o vendedor, cujo valor do beneficio em caso de morte ou invalidez fosse o correspondente a 1 milhao de reais, a serem reajustados anualmente. Qualquer incapacidade gerada pela retirada dos orgaos, independente do espaço de tempo, o vendedor receberia o beneficio.

3. O Comprador deve garantir um plano de saude sem restriçoes e que de direito aos melhores hospitais da regiao onde o vendedor vive. Se nao ha hospitais de qualidade, o plano de saude deve garantir a transferencia de helicoptero ao hospital mais proximo, observando sempre a qualidade do hospital. Deve ser definido como os hoteis, por estrelas. Neste caso, o vendedor poderia optar pelo de maior nivel.

4.Havendo o vendedor problemas de saude, mesmo indenizado pelo seguro, o comprador devera dar assistencia psicologica a familia, cujos profissionas seriam de livre escolha dos pacientes.

5. No caso de rejeiçao dos orgaos, ou complicaçoes no procedimento, todos os itens acima serao mantidos pois nao é da responsabilidade do vendedor a realizaçao da cirurgia. Neste caso, o comprador deveria acionar o medico que deveria oferecer os mesmos beneficios e garantias que sao oferecidos aos vendedores pelos compradores.

6. Tabelamento. O governo deve tabelar os orgaos, estipulando um preço minimo, de acordo com a complexidade e importancia de cada orgao. Quando falo importancia, me refiro aos orgaos vitais que se diferenciam por exemplo dos tecidos e orgaos duplos, como o rim. A compra de orgaos por valores inferiores aos tabelados seriam considerados crime hediondo, e os medicos seriam levados a justiça num periodo maximo de 3 meses.

Tenho certeza que esqueci muitos itens que deveriam ser inclusos nesta lista. Mas acho que este é um bom principio para começar uma discussao honesta.

Vamos discutir?




Nenhum comentário: