Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Salvar vidas é o lema das autoridades em saude

Este texto eu devo começar com uma historia, contada em video. 

No estado do Para, uma mae assiste sua filha, com pouco mais de um ano de idade, falecer em 2011 por falta de medicos, equipamentos e estrutura. A criança nao estava com cancer, meningite, e nem sofreu um acidente grave. Ela foi internada apenas com uma pneumonia. Ruth, a pequena criança, pode ser vista nos ultimos instantes de sua vida. 

Sem ser medicada, e sem haver um medico especializado ou mesmo uma estrutura minima, o estado da saude da criança piora. Aos poucos começa uma tardia movimentaçao para criar uma UTI as pressas. No Hospital "Mario Pinotti", onde ocorreu o fato, a "luxuosa" e organizada recepçao engana. 

Nao demora muito para que a vida de Ruth chegue ao fim.


Ruth faleceu em 2011, mas chamo a atençao para o que aconteceu em 2009. Numa festa, que ficou conhecida como a "Balada de responsa" na Aldeia Amazonica em Belem, com a presença de artistas e politicos, a mae de Eloa encontrou-se publicamente com a receptora do coraçao da fila, embora os transplantistas digam que isto deve ser evitado. A mae de Eloa recebeu estrategicamente o titulo de "Embaixadora da doaçao de orgaos" em uma campanha que foi realizada no estado. Durante o evento, havia uma estrutura informatizada para angariar doadores de orgaos. Mais de 12 mil cadastros foram realizados durante a "festa". O dinheiro investido na festa, se fosse usado para reformar a UTI do hospital Mario Pinotti, Ruth estaria viva.

Enquanto o estado do Para se prepara para transformar seus cidadaos em doadores de orgaos, com direito a festa e a uma balada de responsa, os hospitais estavao apodrecendo, e nao havia nenhuma preocupaçao com a assistencia basica de saude. Por isso, dois anos depois do evento, o estado do Para esta repleto de doadores de orgaos, e sem estrutura para salvar uma criança com pneumonia.

O estado Brasileiro é covarde. Nao assume suas responsabilidades e nao esta preocupado com crianças como Ruth, que nao rendem nada a politicos. Mas um grande evento de doaçao de orgaos, rende beneficios politicos e votos. Sem contar a existencia de ONGs que hoje recebem rios de dinheiro para promover festas deste tipo.

Nenhum evento cobrando condiçoes dignas de saude, reunindo artistas e politicos, foi realizado para chamar a atençao das autoridades sobre a podridao do sistema basico de saude. Repare como o organizador do evento esta orgulhoso com a festa. Repare no final da reportagem, o apresentador como esta feliz com o exemplo da sra. Eloa.


Talvez seja por este motivo que a ABTO tenha escolhido realizar seu 12o congresso de transplantes no estado do Para.

A 12ª edição do Congresso Brasileiro de Transplantes superou todas as expectativas, com grande presença de público e programação científica de alto nível!
Realizado no período de 01 a 04 de outubro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará, o evento da ABTO ofereceu aos cerca de 1200 participantes uma rica programação científica, com 11 salas simultâneas que apresentaram conteúdos dinâmicos e diversificados, além de sete cursos pré-congresso.



Acima uma foto do show que aconteceu durante o congresso.

Enquanto voce leu este texto, uma criança foi internada em Belem do Para e nao recebera assistencia medica adequada. Dependendo do motivo que levou a criança a ser internada, ela vai morrer por falta de medicos, estrutura e medicamentos.

Voce ja se declarou doador de orgaos? 



Nenhum comentário: