A iniciativa do Facebook, como eu ja imaginava, nao poderia ser algo isolado. O Ministerio da Saude esta investindo pesado nesta nova ferramenta. Nada como uma pessoa de visao como Mark Zuckerberg para encontrar uma possibilidade de recolher fundos para a sua rede. E como bem sabemos, o governo brasileiro adora distribuir dinheiro nao é mesmo?
Em poucas horas, milhares de brasileiros ja se declararam doadores. Tambem é verdade que apesar de milhares se declararem, sao estatisticamente insignificantes, considerando o universo da populaçao. Mas a rede social tem isto de interessante. Ela é capaz de distribuir uma informaçao rapidamente, que é o que interessa a quem a distribui. Ela da uma dimensao interessante a certos assuntos.
Eu so descobri que Michel Telo tinha um apartamento de cobertura no valor de mais de 1 milhao de reais, atraves das redes sociais. Para falar a verdade, eu nem sabia quem era Michel Telo. Tambem descobri na rede. Eu tambem li que Rai e Zeca Camargo tem um caso homossexual graças ao Facebook. Nada disso me interessa, mas a pessoa que distribuiu isto, interessa que eu saiba.
Para cada pessoa que faz parte da sua lista e que se declarar doadora de orgaos, sera exibido um aviso em seu mural. Com isto, voce se sentira inferior. Automaticamente, voce tambem vai se declarar, mas nao por convicçao. Vai se declarar porque os outros o fizeram. E assim funciona a rede.
Os doadores de orgaos cadaveres sao aqueles que sofreram algum dano fisico e estao inconscientes. No caso de um AVC (acidente vascular cerebral) ou derrame, por exemplo, familiares podem escolher um hospital onde leva-lo. Mas em casos de acidente automobilisticos, certamente serao levados a hospitais publicos. Uma simples consulta a um smartphone, de agora em diante, sera o suficiente para descobrirem se voce autorizou a remoçao dos seus orgaos. Sera inclusive uma ferramenta para convencer os seus familiares de que precisam assinar a doaçao:
- Esta vendo aqui! Ele se declarou doador no Facebook. Voces nao vao assinar e fazer valer a sua vontade?
A questao é mais profunda. Voce pode ser uma pessoa melhor se sua luta for realmente justa.
Se voce quer salvar alguem nao precisa ser doador de orgaos.
Nao é so por falta de orgaos que estao morrendo brasileiros em hospitais publicos.
Veja esta situaçao: Ironicamente, os que apoiam a legalizaçao do aborto fazem o mesmo. Eles dizem estar preocupados com o numero de mulheres que morrem durante um aborto clandestino. Mas nao se mobilizam para lutar pelas maes que querem ter um filho e morrem por falta de preparo de medicos e de estruturas basicas em um hospital durante o parto. Muitas mulheres perdem a vida durante o parto, mas ninguem esta preocupado com isso nao é mesmo? O importante é "salvar" a vida de quem aborta. Nao de quem da a luz. Logo, a preocupaçao com a mulher propagada pelos abortistas, é completamente falsa. No fundo, o que interessa é legalizar o aborto que vai gerar um negocio bastante rentavel para um certo grupo de ativistas. A saude da mulher é a forma que encontrarm para convencer os outros de que o aborto é necessario. Mas é evidentemente falsa. E entao da noite para o dia nascem grupos nas redes sociais lutando pela vida da mulher - cuja soluçao é a legalizaçao do aborto!
Se voce se mobiliza para salvar alguem doando orgaos, deveria tambem se mobilizar para que os hospitais eliminassem as macas dos corredores, tivessem o minimo de estrutura de atendimento emergencial, e que medicos nao fizessem greves fechando as portas de hospitais.
Voce deveria tambem se mobilizar contra a falta de uma politica de saude preventiva que faz com que milhares de brasileiros sejam candidatos a um transplante de rim. Inclusive voce!
Voce tambem deveria se mobilizar para que pessoas com cancer nao tenham que aguardar mais de 3 meses para fazer um simples exame. Isto muitas vezes pode ser decisivo para a cura da doença ou a morte do paciente.
Voce tambem deve se mobilizar para que pessoas sem recursos nao sejam obrigadas a procurar a defensoria publica para obter um leito de UTI apos uma cirurgia. Em 2012 muitos ja perderam a vida, sem possuir uma doença terminal, simplesmente por falta de estrutura.
Voce deve se mobilizar tambem pelo acesso a medicamentos de todos os tipos, gratuitamente, a todos os pacientes da rede publica. Os pacientes de transplantes possuem este direito. E os outros? Por que os outros nao podem tambem receber medicamentos gratuitos?
Voce tambem deveria se mobilizar para que um medico que faça uma cirurgia cardiaca fosse pago da mesma forma que um medico que faz transplante. Para uma cirurgia cardiaca, o SUS paga pouco mais de 1mil reais. Para um transplante, este valor pode ser superior a 20 mil (valor base, e em um transplante simples). Pessoas tambem morrem de infarto.
Se voce se incomoda mas nao se mobiliza pelas causas acima, sua declaraçao como doador de orgaos para salvar vidas é falsa. Voce so esta querendo dizer que é uma pessoa melhor que as outras, mas nao passa de um hipocrita que viu a oportunidade de se autopromover. Quem luta por uma vida, luta por muitas outras.
Um comentário:
Paulo, o DC de SC está publicando tanto na versão impressa como na on line, caso das milhares de crianças que foram vendidas nos anos 80, sobretudo para Israel. Essas crianças, hj adultos, se reuniram na tentativa de localizar suas mães biológicas. O DC conseguiu localizar 12 das mães procuradas. As que foram adotadas e estão bem e felizes, ok, vá lá, mas e as não localizadas? que foi feito delas?
Santa Internet, ao menos joga luzes em algumas trevas.
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/08/catarinense-traficada-para-israel-chora-ao-ver-video-com-pedido-de-perdao-da-mae-brasileira-3843366.html
Vai ser matéria de hoje até sábado.
Curioso é que a tal mulher que intermediava o 'megócio', nem se dá ao trabalho de se esconder, está no face book com nome e sobrenome.
Postar um comentário