Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Doaçao de sangue: Por que a medicina sempre mente?

Hoje vi uma mensagem no FaceBook que me chamou a atençao pelo fato de nao ser uma verdade absoluta.

Trata-se da foto de um adolescente que esta com leucemia e precisa receber uma transfusao de sangue. Ele é receptor universal, o que significa dizer que ele esta apto a receber qualquer tipo sanguineo. A forma como o texto esta escrito, nos da a sensaçao que se voce nao sair correndo doar seu sangue, ele vai morrer. E ai esta a falta da verdade absoluta.

Primeiro, preciso esclarecer o que penso, antes que alguem possa dizer que sou contra tudo.
- Sou contra a doaçao de orgaos porque isto transformou-se em puro comercio, nao tem transparencia, nao tem fiscalizaçao, os numeros sao mentirosos e esta nas maos de quadrilhas. Existem pacientes em coma sendo assassinados no Brasil para abastecer este mercado.
- Sou a favor do transplante de medula pois nao causa nenhum dano ao doador e pode salvar realmente uma vida. Infelizmente ha tambem um enorme comercio envolvendo este procedimento, mas pelo menos, o doador tem a vida preservada. 
- Sou a favor de uma lei que permita a venda de orgaos, em que o vendedor tenha garantido um valor justo pelo que vendeu e tratamento adequado e gratuito para o resto da vida, e que principalmente, medicos nao participem da negociaçao. Medico nao é corretor de orgaos.
- Sou a favor da doaçao de sangue, mas acho um absurdo os hospitais cobrarem do receptor o que foi doado por um gesto de pura caridade.
Os hospitais possuem banco de sangue que sao abastecidos quase que diariamente, graças as pessoas que atendem aos inumeros apelos espalhados por ai. Uma propaganda dirigida como esta do adolescente com leucemia, traz ao banco de sangue, pelo menos 15 pessoas. Obviamente o sangue destas 15 pessoas dificilmente serao utilizadas no adolescente. Se ha uma emergencia, o banco de sangue atendera rapidamente, mesmo antes que qualquer pessoa se apresente para doar. O sangue doado, suponho, é testado antes de chegar ao receptor. Alguns testes podem levar alguns dias.

Em geral quando correntes como esta sao distribuidas, muitos se propoe a doar e procuram o hospital. A mensagem nos induz a acreditar que estamos beneficiando aquele pessoa, o que é, por sorte, uma grande mentira, pois o sangue doado certamente beneficiara a muitos.

Ha uma frase no comunicado que diz:
"Para doar basta ir ao Hemosc e dizer que é para o fulano de tal..."
E se voce quiser doar sangue mas nao tem alguem em especial precisando, voce diz que é para quem? Ou nao doa?
Se o seu sangue nao for mais necessario para o fulano de tal, o hospital jogara o resto fora?
Por que temos que dizer quem é o receptor?
Por que expor a imagem do adolescente, quando o sangue doado provavelmente nao sera usado nele?

Enfim, por que a medicina nunca pode falar a verdade?

Veja agora, em fatos, como tudo isto é uma farsa. 
A 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo aumentou o valor da indenização concedida a uma paciente que contraiu o vírus HIV em transfusão de sangue no hospital. A decisão também estendeu a compensação aos demais autores da ação, o ex-marido e os dois filhos. Segundo consta, o casal teve um filho em julho de 2003, no Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Campinas. Por complicações no parto, a autora precisou receber três transfusões de sangue. Pouco tempo depois, descobriu que novamente estava grávida e, ao realizar exames pré-natais, constatou que foi contaminada pelo vírus HIV.
Percebem? Muitos amigos e familiares da vitima doaram sangue atendendo ao apelo de familiares, visando o beneficio dela. Mas o hospital utilizou um sangue que nao pertencia a nenhum dos doadores que ela conhecia e ela foi contaminada!

E para finalizar este texto, revelo algo que muitos nao sabem.

O hospital cobra pelo sangue doado!


Sim! O sangue do doador, que saiu de casa, largou o trabalho, deixou compromissos particulares em segundo plano para salvar alguem, vira um produto comercializavel!

No site www.bancodesangue.com.br tem uma explicaçao bastante convincente.

O sangue pode ser cobrado?
Não. O grande avanço da hemoterapia nacional aconteceu quando foi proibido o pagamento do sangue. A doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta. 
Ah.... sim.... eles esqueceram de falar! Apesar do "grande avanço da hemoterapia nacional"...
Mas já se ouviu falar de cobrança de sangue, o que é isto?
Os processos entre a doação e a transfusão são complexos e têm custos, ou seja, é permitido e definido legalmente que todos os processos envolvidos na doação e transfusão sejam passíveis de cobrança, devido ao custo de processamento do sangue, agregando valor ao mesmo, sendo todo material descartável e utilizado produtos importados para triagem sorológica.
Hummmm..... entendi.

  • "devido ao custo de processamento do sangue, agregando valor (...)"  
  • "materias descartaveis"  
  • "produtos importados" 

Isto deve ser caro nao é mesmo?

Eu nao pago pelo sangue, mas pago o que fazem com ele. Por sorte, graças a estes "materias descartaveis" e "produtos importados" é que o HIV nunca vai contaminar os receptores nao é mesmo?

Que maldade a minha. E eu pensei que eles estavam cobrando pelo sangue!

Nenhum comentário: