Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

domingo, 8 de abril de 2012

Voce sabe qual é a base de uma sociedade?

A base de uma sociedade saudavel é a justiça. Sem justiça nao existe qualquer possibilidade de um mundo pacifico e igualitario. Sem justiça nao ha sociedade. E nao é por acaso que os paises de 3o mundo, tem em comum a falta de justiça.

Para demonstrar isso, poderia citar o caso do meu filho, assassinado ha mais de 12 anos, cujo julgamento vem sendo adiado com interferencia do chefe da quadrilha de medicos que o matou. O juri popular foi anunciado em 2010, e até agora nada. O juiz e um promotor tentaram, apos anunciar o juri, acabar com o julgamento e so mesmo por sorte nao conseguiram. Estou apenas esperando o momento certo para divulgar informaçoes que vao esclarecer tudo isso. Mas nao é so esta dificuldade em leva-los a juri popular. Lembro que os verdadeiros assassinos sequer foram denunciados. E lembro tambem que o caso ficou na justiça federal - INEXPLICAVELMENTE - por 7 anos para decidir qual seria o foro adequado. Nao é uma vergonha. Isto se chama corrupçao, bandidagem, formaçao de quadrilha e desrespeito a vida de uma criança, assassinada de forma cruel, quando seus orgaos foram retirados quando ainda estava viva.

Mas eu nao posso dizer que sou o unico "felizardo" abençoado pela "justiça". Soube hoje de mais um caso onde a justiça ajuda quem mata.

Trata-se do medico Jose Guilherme Vartanian, que cuidou do ex-presidente Lula. Ao dar entrevista para a Globo News, Vartanian foi reconhecido por moradores de Maringa, que ficaram revoltados. Tudo começou em  dezembro de 1992.

Marcos Takashi Kawamoto, 20 anos, foi assassinado na porta de um bar, ao levar dois chutes no torax, durante um briga. O autor dos chutes era o estudante de medicina Jose Guilherme Vartanian, filho de um importante empresario da regiao. Kawamoto era dekassegui, trabalhava no Japao, e estava no Brasil para passar as festas com a familia. 

Segundo o Ministerio Publico, o agressor seria praticante de artes marciais e como estudante de medicina, tinha consciencia dos efeitos de seus golpes. Kawamoto morreu alguns minutos apos receber os golpes. Vartanian fugiu da cena do crime, para evitar o flagrante. O medico respondeu o crime em liberdade, ja que em paises de 3o. mundo, fugir do flagrante, mesmo que existam testemunhas, é sinonimo de inocencia. E ai começa o que eu ja conheço muito bem.

E entao, o Supremo Tribunal de Justiça entre em campo, e apos 6 anos sem que o processo andasse, aconteceu o que sempre acontece em casos come este:
Durante a sessão - realizada no dia 27 de abril 2008 - os ministros excluíram as qualificadoras de motivo torpe e surpresa, cuja pena prevista variava de 12 a 30 anos de reclusão. A decisão fez com que a acusação de homicídio doloso duplamente qualificado fosse transformada para homicídio simples, cuja pena varia de seis a 20 anos.
Encontrei um blog sobre o assunto, e lamentavelmente a explicaçao para que a justiça funcione desta forma. Veja este comentario postado ali:
Elisangela (SP) - Fui paciente do Dr. Jose no hospital do cancer. Independente do que pode ter acontecido no passado dele, ele foi excelente comigo. Muito competente e extremamente humano. Um dos melhores que ja passei.
 Entenderam? Nao importa o passado! Ele é um bom medico. E é medico do Lula.

Nenhum comentário: