O Hospital Universitário da UFMA vem a público informar que os médicos denunciados pelo Ministério Público do Maranhão em matéria divulgada no dia 17/04/2012 em seu site e amplamente reproduzida na imprensa, sobretudo no Fantástico deste domingo (22), são profissionais competentes, pertencem a uma equipe qualificada e devidamente credenciada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), com adequado perfil ético e técnico.
O programa de Transplante Renal do HUUFMA vem sendo desenvolvido há 12 (doze) anos somando 355 transplantes realizados, com resultados equiparáveis aos de outros serviços nacionais e internacionais.
As condutas adotadas durante todo o processo para a realização do transplante renal da Sra. Jacqueline Ferreira Rufino seguiram normas protocolares respaldadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, pela Sociedade Brasileira de Urologia, Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Transplantes de Órgão, seguindo os ditames da ética e bioética, que sempre pautaram as condutas de todos os profissionais que aqui trabalham e se dedicam em prol da saúde da população maranhense.
Sobre a denúncia de que o órgão entregue à paciente não era o de Josevan Ferreira Rufino, esclarecemos:
1 – O rim foi entregue à família em 24.08.2006.
2 – Consta no processo que o rim permaneceu em poder da família por um período superior a 30 (trinta) dias.
3 – O rim foi apresentado pela família à perícia após 30 (trinta) dias da sua entrega.
4 – Consta no processo laudo de exame pericial de contraprova realizado pelo Ministério da Justiça que comprova que as lâminas requisitadas pela Justiça ao HUUFMA são COMPATÍVEIS com o DNA do doador.
5 – O HUUFMA não pode responder pela tramitação do rim após a sua entrega à família.
Primeiro eles deixam muito claro que tem muitas organizaçoes que sabem o que eles fizeram, e que acima de qualquer suspeita, irao apoia-los.
Segundo, eles deixam muito claro que o rim foi entregue e familia!
E se os testes comprovaram que o rim nao era o de Joseval, so pode ter sido a familia a responsavel pela troca!
Como eu nao pensei nisto antes???
Foi a familia!!!
Eles conseguiram um rim humano em algum lugar (é muito facil encontrar um rim hoje em dia), e trocaram pelo rim do Joseval, so para destruir um sistema tao puro e transparente que é o sistema de transplante do maranhao, com mais de 300 transplantes realizados e um batalhao de organizaçoes medicas que lhes dao o respaldo!
Ah esta familia perversa! Onde ja se viu culpar o hospital?
Nenhum comentário:
Postar um comentário