Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 30 de abril de 2012

TCU afirma mais uma vez: A fila de transplantes é uma fraude!

Leia reportagem no Estadao clicando aqui

Pela segunda vez, o tribunal de conta da uniao, detectou  falhas na segurança do Sistema Nacional de Transplantes que abrem espaço para fraudes na fila de espera. O trabalho aponta, por exemplo, a existência, no Estado de São Paulo, de um sistema próprio de registro, independente e sem integração com a base de dados nacional.

Voces sabem o que significa isto? Nao?

Significa dizer que a fila paralela de transplantes de orgaos nunca esteve tao ativa, e sao estas filas que absorvem grande parte dos orgaos doados na rede publica. So que nesta fila, estes orgaos sao implantados a peso de ouro, em clientes particulares, prejudicando aqueles que aparecem morrendo nas filas em publicidades do governo.

O tribunal de contas da Uniao ja havia detectado o problema em 2005 atraves de uma auditoria realizada no sistema. Apos 7 anos, podemos verificar que nada mudou. O sistema continua o mesmo, cheio de brechas e fraudes que alimentam o trafico de orgaos. 

Até hoje me pergunto se este trabalho (auditoria) nao deveria ser realizado pelo Ministerio Publico Federal, uma vez que envolve dinheiro e leis federais. Mas ao olhar para o Ministerio Publico, percebemos que nao ha qualquer interesse em desmantelar esta quadrilha. O volume de dinheiro arrecadado por esta quadrilha, é o suficiente para pagar o silencio e o principal motivo para que o sistema continue assim.


Na avaliação de auditores, esse enclave paulista abre uma perigosa brecha para que uma pessoa se inscreva simultaneamente em duas listas de transplantes - o equivalente a concorrer a um prêmio com dois bilhetes, enquanto os demais entram na disputa com apenas um.
O sistema de transplantes, cujas leis sao tao rigidas e impossivel de serem burladas, é assim: uma loteria. Quem pode comprar varios bilhetes para concorrer ao premio, compra. E quem pode comprar varios bilhetes, pode tambem comprar um orgao.

Transparencia é tudo! exceto nos transplantes.
O trabalho do TCU ficou concentrado na segurança do sistema. Como auditores não tiveram acesso à lista de transplantes, não há como saber se a ordem da fila foi desrespeitada. Murati, do ministério, diz que não há notícia de problemas.
Entenderam? O TCU nao teve acesso as listas de transplantes e nao ha como saber se a ordem foi desrespeitada, mas o Ministerio da Saude - que deveria estar preocupado - garante: Nao ha noticias de problemas! Com a fila paralela em Sao Paulo, nao deve haver realmente problemas. Os problemas sao resolvidos ali mesmo, atraves de um transplante particular, rendendo alguns milhoes de reais todos os anos aos transplantistas salvadores de vida. E o Ministerio da Saude paga religiosamente estes transplantistas com se os transplantes e a captaçao de orgaos fossem destinados ao sistema publico. Na pratica, os traficantes recebem do governo (que os defende) e tambem dos pacientes que recebem os orgaos. Faturamento duplo!!

A defesa deles é sempre a mesma: Apesar das evidencias, ninguem pode afirmar que haja ilegalidade! Claro. Nem mesmo auditores conseguem acesso as listas oficiais de transplantes. Como uma investigaçao pode chegar a alguma conclusao sem ter acesso as informaçoes? 

O trafico de orgaos esta ai, e so nao ve quem nao quer. Ele é comandado por uma mafia que tem a sua propria lista de espera e que beneficia aqueles que podem pagar por um transplante. A ousadia é a marca registrada destes mafiosos. Sao capazes de criar uma rede propria em detrimento da rede nacional, so para atender clientes particulares. E o pior, utilizando muitas vezes orgaos captados no sistema publico de saude, pagos pelo Ministerio da Saude, que como podemos ver, os defende!

Num pais serio, esta quadrilha ja estaria na cadeia, e as filas seriam investigadas em detalhes. Mas no Brasil, percebe-se a proteçao de autoridades em relaçao ao sistema paralelo e aos quadrilheiros.

Portanto lembre-se: Ao doar orgaos voce esta estimulando uma quadrilha mafiosa cujo unico objetivo é enriquecer. Os pacientes que estao na fila publica sao cobaias utilizadas para sensibilizar os doadores. Os orgaos abastecem primeiro aqueles que podem pagar.

TRAFICO DE ORGAOS nao é lenda urbana. E' uma realidade que esta estampada nos jornais. 

Nenhum comentário: