Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 11 de dezembro de 2010

Transplantar para ganhar. Este é o lema!

Ha alguns anos venho dizendo que o sistema de saude esta deixando de tratar seus pacientes para que eles acabem em uma fila de transplantes. Para os transplantistas, o lucro é muito maior. Para o paciente, pode significar a morte.

Quanto mais pacientes na fila, melhor. Melhor para sensibilizar a populaçao e o estado. Com uma fila gigante, transplantistas conseguem facilmente mais verbas junto ao Ministerio da Saude, e mais importancia. Ser transplantador hoje, na medicina, é fundamental. 

Encontrei um forum de profissionais da saude que estao preocupados com a "privatizaçao" desta area. E os comentarios confirmam o que digo. Se deseja ler o forum, clique aqui

Veja o que diz um dos participantes deste forum:
O que tem ocorrido, de acordo com o Fórum Popular de Saúde de São Paulo, é que o governo do estado está reformado as instituições antigas e entregando às OS. Foi o caso do hospital Brigadeiro, que passou a se chamar Hospital Estadual Eurícledes Hermínio. Ele desenvolvia um trabalho de referência com pacientes diabéticos, sobretudo com o tratamento de ‘pé diabético’ [uma situação típica em pacientes diabéticos], e agora se tornou um hospital de transplantes com um número menor de leitos. “A gente sabe que pé diabético não dá o mesmo ‘Ibope’ que transplante de órgãos. Não tenho dúvida de que transplante é importante e que existe um déficit hoje de transplante, mas não se pode cobrir a cabeça para descobrir os pés, é preciso criar um outro serviço“, comenta Ciro.
Ele descreve exatamente o que eu venho afirmando. Estao trocando o atendimento por hospitais de transplantes. Cobrem a cabeça e descobrem os pés. O Brasil tornou-se o pais da estatistica. Tem que ter numeros que demonstrem que ele é melhor hoje do que ha alguns anos atras. O presidente Lula quer ser conhecido como o presidente que mais fez pelo Brasil e para isso, precisa de numeros. Entao vejamos o que diz o forum:
O que eles cobram são números, tantas cirurgias e tantos atendimentos por mês, e se não atingir não recebem o financiamento que está no contrato. Então, quando não atingem a meta, acabam inventando [procedimentos sem necessidade], e, em outros momentos, se já estourou a meta, como não recebem a mais por atender mais gente, cessa-se o atendimento. Isso é perverso com a saúde da população
Os transplantistas ameaçam a populaçao. Eles dizem que se voce nao doar, podera precisar de um orgao amanha. Analisando como anda a saude hoje, eles tem grandes probabilidades de estarem certos. Da mesmo forma eu devo dizer que, se voce nao se importa com o que estao fazendo com a saude em nome de maiores lucros, mais cedo ou mais tarde, tera de enfrentar um hospital e espero que ainda nao tenham superado a meta.

No meu texto anterior, em que publiquei o Profissao Reporter sobre saude, voce viu que um paciente entrou com a bacia quebrada e morreu. Voce viu que uma senhora cortou o calcanhar e estava em estado grave com infecçao se alastrando. 

Algum tempo atras, voce pode ter assistido a serie de Drauzio Varella feita para o Fantastico, sobre transplantes. A serie demonstra os esforços extremos para "salvar vidas". Hospitais limpinhos e organizados, pessoas sorrindo e felizes.

A pergunta é por que algumas vidas sao tao mais importantes que outras para a medicina brasileira?

Qual o criterio? 

Respondo as duas perguntas: A vida de quem esta na fila representa lucro para os transplantistas, mesmo que depois da cirurgia morram. Ja a dos pacientes de emergencia, representam uma consulta pelo SUS. Nao vale nada. O criterio? Dinheiro.

3 comentários:

Julieta Arrependida disse...

Olá Paulo, acabei de ver no noticiário da noite aqui de Poços que os médicos do caso Paulinho vão ser julgados!!!!
Mas os nomes dos médicos não foram citados.Quais os médicos vão ser julgados?
Parei tudo que eu estava fazendo pra acompanhar a notícia...
Será que a justiça vai ser feita dessa vez? Será que voltaremos a acreditar no Brasil?
Vou rezar muito por vocês....

Paulo Pavesi disse...

Obrigado Julieta. Os medicos acusados participaram do homicidio, mas os principais acusados ficaram de fora. O processo todo é uma grande farsa. O julgamento ja tem resultado pronto antes mesmo de acontecer. A emissora entrou em contato comigo, mas nao teve a coragem de dizer porque estou aqui. Tudo continua como antes. Nao da para acreditar no Brasil.

Sugiro que leia o meu ultimo texto.

De qualquer forma estou feliz em saber que tem gente honesta ainda nesta cidade e que sabe que a verdade tem um so caminho. Obrigado pelo apoio!!!

Fabi disse...

Paulo, escrevo aqui para lhe desejar muita luz e amor, não sabia dessa história, como pode um caso desse não ter lugar em todos os meios de comunicação. Vc é um grande guerreiro e seu filho tbm!
Desejo que os olhos da Justiça se abram!
Paz!