Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mais um caso de trafico de orgaos no Brasil


O PROCEDIMENTO É SEMPRE O MESMO. SÓ MUDAM OS PERSONAGENS.


Fonte: ZeroHora


Oftalmologista é denunciado pelo MP por transplante ilegal de órgãos em Uruguaiana


Médico ficou apenas um dia preso e segue trabalhando em clínica e na Santa Casa de Caridade


Preso em maio do ano passado quando foi flagrado transportando córneas retiradas de forma ilegal de uma paciente morta na Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, o oftalmologista Mauro Cezar Reichembach foi denunciado pelo Ministério Publico à Justiça. Junto com ele, mais quatro pessoas foram denunciadas pelo órgão por algum tipo de participação no esquema.
Reichembach é acusado de retirar córneas de três cadáveres entre 2000 e 2009 e realizar quatro transplantes de maneira ilegal. Os primeiros órgãos foram transplantados em pacientes em um hospital particular de Uruguaiana, hoje fechado. Outros dois pacientes receberam as córneas dentro da Santa Casa de Uruguaiana que, na época, não tinha autorização para retirada de órgãos. 
Em maio do ano passado, ao tentar fazer o terceiro transplante dentro da instituição, a administração do hospital chamou a polícia e o médico foi preso. Ele estava com as córneas recém tiradas de um cadáver e as transportava para sua clínica particular dentro de uma maleta. Já haviam duas cirurgias marcadas para essas córneas, que acabaram não ocorrendo. 
Por terem autorizado os procedimentos ilegais via Sistema Único de Saúde, estão sendo denunciados o diretor clínico da Santa Casa, José Mocellin e o ex-secretário de Saúde do município, José Maria Argemi Filho. O médico anestesista Oscar Medeiros Blanco foi denunciado por participar das cirurgias mas, assim como Reichembach, disse que não tinha conhecimento do teor da denúncia e não se pronunciaria. 
Júlio Pérsio Lopes, dono de uma funerária da cidade, também foi denunciado. Segundo o MP, ele pegava autorizações de doação ilegais com parentes de doadores e contatava o médico para os transplantes: 
— Não agi de má fé. Só queria externar a vontade das famílias em doar— falou. 
Reichembach ficou apenas um dia preso. Continua atendendo em sua clínica e ainda faz parte do corpo clínico da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana. Ele deve responder o processo em liberdade. O inquérito policial que serviu como base para denúncia levou cerca de seis meses para ser concluído.
E vejo com frequencia e orgulho, a noticia pela imprensa de que, nao ha mais filas para corneas. E acredito nisso. Roubando corneas de cadaveres, pode se zerar qualquer fila. E olha que o medico transplantava em pacientes particulares, sabe-se la a que custo.

E assim caminha a humanidade. Exatamente como o caso Paulinho, exceto que, havia o envolvimento de politicos e medicos renomados. A mafia que matou meu filho, fazia mais. Eles provocavam a morte de pessoas que estavam na UTI para depois transforma-los em doadores. No caso Paulinho, ninguem sequer foi preso ao menos por um dia. Ao contrario. Foram autorizados pelo governo a continuarem fazendo transplantes. Hoje, o chefe da Mafia Carlos Mosconi, luta para voltar o esquema de Poços de Caldas.

Infelizmente este caso é mais um que nao vai dar em nada. O Codigo de ética preve a puniçao de medicos traficantes de orgaos. Mas como podemos observar, ele continua trabalhando sem qualquer problema.

O que faltou nesta materia foi divulgar que Mauro Cezar Reichembach tambem atuava na Argentina. Neste texto em Espanhol, diz que o medico confessou ter feito cerca de 33 procedimentos e nao apenas 3 como informa o jornal brasileiro. Diz o texto:
Se trata de Mauro César Reichembach, un reconocido médico de Paso de los Libres, quien días pasados fue detenido por la Policía brasileña, por la supuesta extracción ilegal de las córneas de una paciente para transplantárselas a otra persona en forma privada, informaron fuentes reservadas.
Quem diria? Corneas brasileiras poderiam estar servindo a Argentina?

Reparem que a imprensa diz "Retirar e implantar orgaos ilegalmente", o que na verdade, significa TRAFICO DE ORGAOS.

Segundo a Associaçao Brasileira de Transplantes de Orgaos, que ja teve pelo menos 3 presidentes envolvidos com trafico de orgaos, conforme depoimentos na CPI do Trafico de Orgaos, no Brasil nao ha trafico de orgaos de forma sistematica. A verdade é explicita. Podem livrar mais um, mas os fatos estao na nossa cara. E a ABTO defende o assassino do meu filho, cuja historia é muito similar a historia acima, com a diferença que em Poços de Caldas, os pacientes doadores eram assassinados.

A lei 9.434/97 é muito rigorosa. Os envolvidos podem ser condenados até 8 anos de prisao, mas com bom comportamento talvez cumpram apenas um. Em Recife onde houve condenaçao por trafico de orgaos e outros crimes, e a pena foi de 11 anos.  Cumpriram 3, tendo direito a passar os finais de semana em casa.

Para acessa-lo na integra clique aqui

Nenhum comentário: