Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Voce ja pode morrer num 5 estrelas!

Sim! A medicina evoluiu! Ou melhor, os medicos estao evoluindo financeiramente. A medicina é a mesma. Segundo reportagem no G1, voce ja pode frequentar hospitais 5 estrelas com direito a "menu" de chinelos. Algo que combine com o seu cancer ou com seu alzheimer. Aquele derrame cerebral talvez fique bem em um novo enxoval sofisticado, num belo quarto automatizado, recheado de quadros de pintores renomados, com manicures e mais todo tipo de serviço que o internado pedir ao mordomo ou à governanta.



Claro! Os médicos tratam todos os pacientes da mesma maneira. Afinal, a vida tem um valor unico seja qual for o paciente nao é?

Segundo o codigo de ética do médico, capitulo I, Principios Fundamentais, diz em seu artigo IX que "A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio". Mas quem se importa? Voce vai a um hospital 5 estrelas e te oferecem algum souvenir. Qual o problema? Para o médico e para o hospital, todos serao tratados da mesma forma, com o mesmo empenho que juraram diante deste codigo. Desde que pague. Pelo menos é o que diz o artigo II do mesmo capitulo deste codigo: "O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional".

"Muitos hospitais descobriram esse nicho e estão investindo nele. O paciente que fica no hospital passa o dia inteiro nas instalações, e tais facilidades têm um impacto muito positivo não só no paciente, mas na família", segundo o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Henrique Salvador.
Alguem esta preocupado com o impacto negativo de uma sala de atendimento ambulatorial do SUS?
"O diferencial do mercado do luxo é trabalhar de acordo com a demanda do cliente, a gente não o trata como massa", explica Veridiana Corrêa, gerente de hotelaria do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.
Veja so! No hospital 5 estrelas, voce nao sera tratado como "massa"!
"É para a classe A bem seleta, do tipo que paga tudo particular e nem tem plano de saúde", diz a gerente administrativa do Copa, Leila Gomes.
Certo! Como podemos ver, nao é comercio, como veta o codigo de ética da medicina.

O atendimento de luxo é assim.
E' planejado com muito cuidado: já na entrada do Nove de Julho, por exemplo, o paciente é recebido pelo "capitão porteiro", que o direciona ao apartamento para fazer o processo de internação. Um mordomo vai ao quarto, desfaz a mala do internado e de seus acompanhantes e guarda tudo nos armários individuais. Enquanto isso, uma conciérge entrevista os hóspedes sobre as revistas e jornais que eles gostariam de ler. Depois, o paciente recebe ainda as visitas das equipes de enfermagem, nutrição e do chef de cozinha para a definição do cardápio. Do leito da suíte, duas vezes mais espaçosa que apartamentos regulares e com estrutura independente para família e acompanhante, o paciente pode controlar a temperatura ambiente, escolher canais da TV a cabo em telas de LCD ou músicas preferidas do repertório selecionado no iPod do hospital. O aparelho reúne ecleticamente opções como Verdi, Gipsy Kings e Billy Idol. O cômodo tem ainda frigobar abastecido com águas e sucos importados, lençóis de 350 a 750 fios, cardápio de travesseiros e chinelos, caderno moleskine personalizado para anotações e sabonetes franceses no banheiro.

Certa vez estive no Nove de Julho. Meu convenio permitia. Fiquei 1:30 para ser atendido por causa de um mal estar. Depois me levaram para uma sala que possuia mais umas 8 poltronas onde fiquei deitado em uma delas tomando soro. As poltronas ficavam de frente uma para a outra, e eu era obrigado a ver o mal estar de todos. Deve ser alguma especie de tratamento VIP coletivo.

Ah sim.. ia me esquecendo.. Os hospitais brasileiros, em sua grande maioria, sao ISENTOS graças a classificaçao de "filantropia" e nao recolhem impostos. Ja os Hoteis recolhem normalmente. Morrer num hospital faz parte da rotina. Ja no Hotel, morrer sera um crime. Quem sabe se, quando desejar se instalar em um 5 estrelas, nao cria uma doençazinha qualquer para nao ter que pagar impostos??? Nao é uma boa ideia?

Outro fator interessante é que, por exemplo, na area de transplantes, os grandes e renomados medicos trabalham no hospital de luxo e tambem na rede publica. Afinal, é la que estao os pacientes precisando de orgaos. Na rede privada, voce pode escolher um chinelinho, mas o orgao devera vir da rede publica. Alguns podem esperar pelo SUS por 2 ou 3 anos. Outros podem procurar um 5 estrelas e aguardar alguns dias.

Talvez seja esta uma das diferenças entre o SUS e o 5 estrelas. Ou se quiser fazer um teste. Procure, na rede SUS, este mesmo medico que faz transplantes no 5 estrelas e peça para que ele coloque uma musiquinha,  ou diga-lhe quais sao seus jornais preferidos. Vera como o atendimento é um pouco diferente.

Eu imagino em breve as propagandas: Contraia AIDS e venha se divertir! ou ainda Terminal de cancer? viva seus ultimos dias como um rei! 

A proposito, eu nao vi na reportagem se tem algum desconto para quem morre mais cedo, ou uma premio para quem fica mais tempo na UTI. No SUS, um paciente de UTI consegue no maximo 5 dias de internaçao. Depois precisa - restabelecido ou nao - liberar a vaga.

Os hospitais nao foram capazes de afirmar que o tratamento 5 estrelas pode interferir na cura. Se nao interfere, logo sao desnecessarios e fica claro o comercio vetado pelo codigo de etica. Se interferem, voce podera entrar na justiça exigindo que o mesmo tratamento lhe seja dado, pois assim preve o codigo de ética.

Todos teremos o mesmo fim. Nao levaremos nada. Mas os hospitais estao nos ensinando onde podemos deixar os bens antes de partir. A doença é a mesma para todos. A diferença esta em quanto se paga para deixar a vida. Neste caso o SUS é mais vantajoso (veja foto abaixo de atendimento VIP no SUS). Hoje voce pode morrer de graça!



E que se dane o codigo de ética. Codigo de ética no Brasil nao serve para nada.

Nenhum comentário: