Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 20 de abril de 2013

Ha exatos 13 anos, Paulinho foi assassinado.



PAULO 
VERONESI 
PAVESI


08/10/1989 - 21/04/2000




Em 21/04/2000, as 8:00 hrs da manha, o coordenador de uma central de transplantes clandestina, decidiu transferi-lo para o hospital da Santa Casa, no centro de Poços de Caldas. Antes disso, Paulinho havia sido submetido ao primeiro diagnostico de morte encefalica. O resultado apontou contraste nas arterias cerebrais e por isso os orgaos nao poderiam ser retirados. Paulinho estava vivo e sedado.

Conectado a aparelhos, todo a preocupaçao da equipe era com os seus orgaos, uma vez que ja o consideravam morto. Nao se sabe o motivo exato, mas a transferencia ocorreu somente as 13:00 daquele dia. Ao chegar ao hospital ele foi encaminhado diretamente ao centro cirurgico onde teve os orgaos retirados.



As imagens da tomografia realizada no dia 19/04/2000, estao desaparecidas até hoje. Chapas de arteriografia foram apreendidas pela Policia Federal, dois anos apos o crime. Estranhamente, a Policia Federal fez uma busca e apreensao, dirigindo-se exatamente ao local onde estavam as chapas, no armario, e na divisao onde foram apreendidas. Como se tivessem uma bola de cristal adivinharam a localizaçao das chapas que ha 2 anos ninguem sabia dizer onde estavam. A pericia garante que sao do cranio de Paulinho. 

Ainda que fossem verdadeiras as tais chapas, a resoluçao do CRM - 1.480/97  (protocolo do diagnostico de morte encefalica) determina que pacientes sedados com barbituricos ou benzodiazepnicos, ou ainda que estejam sob hipotermia, NAO PODEM SER SUBMETIDOS a este diagnostico. A resoluçao trata esta situaçao como clausulas de exclusao, ou seja, nesta condiçoes ninguem pode ser avaliado como morto. Mas mesmo assim, prosseguiram com os exames. E a resoluçao estava certa! O resultado foi a presença de contraste, ou seja, vivo dentro dos parametros legais.

Mas a equipe ja tinha compromissos com os orgaos e foi adiante. Paulinho recebeu ANESTESIA GERAL inalatoria. O medicamento utilizado foi o Etrane, cuja requisiçao esta no prontuario, bem como a descriçao do seu uso. Uma pessoa morta precisa receber anestesia geral? Apos Etrane, Paulinho recebeu o PAVULON - (PANCURONIO). Tanto a anestesia, quanto a utilizaçao do Pavulon estao documentados no prontuario de Paulinho. Consta tambem que 10 ml de cloreto de potassio foram requisitados e utilizados.

Algumas pessoas vao dizer: Sim! Mortos tambem podem ser anestesiados para evitar movimentos musculares involuntarios. Entao por que o anestesista nao admite ter anestesiado? Diz o anestesista que jamais utilizou a anestesia geral. Diz ainda que escreveu isto no prontuario por "força de habito".

Clique aqui para ver detalhes

Apos a anestesia e o uso do Pavulon, começou a retirada dos orgaos. Segundo os registros oficiais, Paulinho teve os rins e corneas removidos. O medico que fez a retirada, descreveu o procedimento em detalhes. Mas logo na primeira linha frisou:

1. Paciente em DDH (decubito dorsal horizontal) SEM MORTE ENCEFALICA.

Em 2002, questionado por um reporter da revista CartaCapital, o medico garantiu que escreveu a palavra COM e nao SEM. A revista mandou periciar o documento, e o resultado foi: Esta escrito SEM. A Policia Federal e o Ministerio Publico Federal ignoraram o documento. Para eles, retirar orgaos de um paciente sem morte encefalica, talvez seja algo normal. Em 2004, novamente questionado, o medico mudou a versao. Segundo ele, a maquina de xerox adulterou as letras. Isto esta registrado em audio e em notas taquigraficas.

Clique aqui para ver detalhes

Um acordo por escrito entre policia civil local e medicos transplantistas, determinaram - contrariando as leis brasileiras - que as necropsias nao seriam realizadas em doadores de orgaos. Com isso, seria impossivel determinar com certeza, quais orgaos foram retirados. Durante a exumaçao, pudemos perceber que Paulinho possuia uma grande faixa (bandagem) do peito a regiao pubica.

Foto registrada por Paulo Pavesi durante a exumaçao de Paulinho
Se Paulinho tivesse sido necropsiado, eu entenderia perfeitamente um corte desta dimensao. Mas ele nao foi. E sendo assim, nao é possivel acreditar que somente os rins foram retirados. O Ministerio Publico deveria procurar explicaçoes para isto, mas nunca mostrou interesse.

A CPI tambem revelou que o laudo de morte encefalica foi produzido meses apos a morte de Paulinho, durante a realizaçao de auditoria do Ministerio da Saude. A medida que a auditoria exigia um documento, os medicos eram informados e os produziam. Assim tambem foi feito o laudo da primeira tomografia. O serviço de imagens que realizou os exames, afirma ter perdido todo seu arquivo, mas 2 anos depois, o medico ainda tinha em sua memoria as imagens sendo capaz de confeccionar o laudo. As imagens fisicas, como ja disse neste texto, até hoje estao desaparecidas. E isto porque as imagens provam que o estado de saude de Paulinho NAO ERA GRAVE.

Paulinho foi assassinado em 2000, mas tambem tem sido assassinado todos os dias durante 13 anos. Perdeur um filho nao é normal. Acordar todas as manhas e rever toda a historia, dia apos dia, na esperança de que seja feita alguma justiça, é um crime brutal.

Apos a exumaçao realizada em junho de 2001, fui alertado pelo coveiro do cemiterio que o tumulo de Paulinho localizado em Poços de Caldas, havia sofrido uma tentativa de violaçao. A tampa estava fora de posiçao. Fui para Sao Bernardo do Campo, e providenciei a remoçao e transferencia do corpo para aquela cidade. As 7:00 da manha de uma segunda-feira, junto com servidores do cemiterio, e com toda a documentaçao necessaria, abrimos o tumulo, removemos o corpo que foi colocado no porta malas do meu carro, dentro de uma caixa plastica, e o sepultamos definitivamente em Sao Bernardo. 

Eu nao sei o que os medicos pretendem trocando juiz, trocando promotores, travando o andamento do processo, adiando julgamentos. Mas posso garantir que estou disposto a enterra-lo por mais 13 anos se necessario. Acordarei todas as manhas, reviverei aquele dia como sempre faço e lutarei por justiça.

Os nomes dos medicos nao foram publicados neste texto, em respeito a memoria do meu filho.

Nota. Anestesia Geral (ou induçao ao coma) + Pavulon + Cloreto de Potassio, sao os componentes utilizados nas condenaçoes a morte nos EUA, conhecida por injeçao letal. Leia mais clicando aqui

"Nada é mais temivel que um oponente surrado e ensanguentado que nunca desiste"
Gerry Spencer

4 comentários:

Anna Maria Gallo Rego Monteiro disse...

Paulo,tenho vergonha de ser brasileira. Seu luto é meu luto e de todos os pais que desejam um Brasil livre da Ditadura da Corrupçao e do medo que nos paraliza, a todos.
Avalio bem sua dor e fica a questão: quem realmente governa este Pais que está inerte diante destes atos criminosos?

Walber piva disse...

seu luto é nosso. continue lutando... a unica coisa que posso fazer é levar adiante tua historia e em palavras estar junto contigo nesta guerra.

força

Walber piva disse...

acompanho tua luta e divulgo a historia tentando ajudar em algo.... pouquissimos conhecem e sabem da tua dor, que poderia ser de qualquer um pai...que acredita que medicos foram formados para salvar vidas e nao tira-las para apenas enriquecer... é horrivel tudo isto...
força... vc é grande, vc é forte.

crie uma imagem com um resumo curto do que fizeram com teu filho e o que vc espera... justiça

para que possamos compartilhar nas redes sociais. Ja que a imprensa prefere esconder certos fatos (porque será?)

Cidinha disse...

Vergonha do Brasil! Triste tua luta, nem consigo imaginar o quanto é difícil teus dias e a busca para provar a todos a verdade.
Força!

Se possível atenda o pedido do Walber.