Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

As estatisticas nao mentem?

Sao raras as estatisticas confiavies no Brasil sobre o numero de transplantes realizados. Elas passam por um filtro e uma analise criteriosa, mas nao no sentido de demonstrar dados reais, mas sim de ocultar o que nao pode ser visto. 

As estatisticas para 2013 so serao disponibilizados em 2015. Em teoria, os dados sao todos armazenados eletronicamente atraves das centrais de transplantes. As estatisticas mensais poderiam ser publicadas a cada mes. Mas por que isto nao acontece?

Ha outros fatores que sao claramente omitidos. Vou dar um exemplo basico:

Algumas pessoas sao submetidas a varios transplantes durante a vida. Eu tenho noticias de pessoas que ja receberam 3 rins e ainda correm o risco de precisarem de outro. Nas estatisticas, estas cirurgias aparecem como um simples transplante, sem mencionar o historico do paciente. O que eu chamaria de re-transplante, nas estatisticas, nao existem. 

Outro dado que voce nunca vera nas estatisticas é "Quantos doadores de orgaos em vida, precisaram de um transplante?". O numero é grande! Mas a exemplo do retransplante, isto nao pode ser explicitado. O paciente que doou um rim e hoje precisa de um novo, entra na estatistica como um paciente com problemas renais, o que nao é uma verdade absoluta.

Um outro dado interessante, que sempre é citado em reportagens, é a parcela do SUS na realizaçao de transplantes. Ha um site pro doaçao que traz a seguinte informaçao:
Cerca de 86% das cirurgias são financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos planos privados de saúde não cobre este tipo de tratamento, cujo custo pode variar entre menos de mil reais (transplante de córnea) a quase 60 mil reais (transplante de medula óssea). 
Voce acredita? Se sim, uma pena! Porque isto nao é verdade. Veja este outro trecho:
Nos últimos 10 anos (2002-2011), como pode ser verificado, foram realizados 163.185 transplantes no Brasil, sendo 52.113 de órgãos e 111.072 de tecidos (córneas e células). 62,7% desses procedimentos foram pagos pelo SUS, correspondentes a 84,7% dos transplantes de órgãos e 53,0% de tecidos. Destes, praticamente a totalidade dos transplantes de células foi financiada pelo SUS. A proporção dos transplantes pagos pelo SUS tem diminuído nos últimos anos e em 2011 chegou a 46,7%, sendo 81,5% de órgãos e 32,3% de tecidos.
Repare que em 2011 somente 46,7% dos transplantes realizados foram pagos pelo SUS. A maioria foi realizada no regime particular, onde a cirurgia pode custar literalmente o olho da cara. 

Voce pode achar estranho tais dados, mas eles vieram todos da mesma fonte, no site que as divulga. Contraditorio? Nao! Depende sempre de como desejam utilizar os dados e principalmente os motivos. Manipulando os numeros eu consigo convencer a todos que doar orgaos salva vidas, embora isto seja uma grande farsa, que tem rendido alguns milhoes de reais a um certo grupo de transplantistas.

Mas ha ainda um dado curioso que jamais teremos acesso. A captaçao de orgaos é exclusivamente realizada pelo SUS. O governo brasileiro tem o monopolio (ou deveria ter) destes orgaos. E se a lei diz isto, com que orgaos foram realizados os 53,3% de transplantes no regime particular?

Os doadores sabem que estes 53,3% foram realizados em pacientes que pagaram pela cirurgia? 

A queda do numero de cirurgias no sistema publico, tem uma explicaçao: A IMPUNIDADE. E isto tem sido alertado por mim ha muitos anos. Os diagnosticos de morte encefalica estao longe de respeitar a legislaçao. Eles estao sendo realizados sem qualquer criterio com a finalidade de aumentar o numero de doaçoes. E por que esta pressa? Basta ver a estatistica! O numero de cirurgias privadas esta aumentando, e isto significa lucros. Uma legislaçao fraca, uma fiscalizaçao inexistente e uma pressao politica desvairada em favor da impunidade, esta criando um notavel esquema de Frankeinsteins no Brasil. 

Ha na medicina brasileira uma necessidade insana em mostrar ao resto do mundo que sao capazes de produzir mais transplantes que qualquer outro, como se isto fosse um orgulho. Nao ha a mesma necessidade por exemplo, em eficiencia na prevençao do cancer e de outras doenças. O negocio, meus leitores, é transplantar!

Ha anos estamos assistindo diariamente pessoas morrerem dentro de hospitais publicos sem qualquer atendimento. Faltam medicos, estrutura, medicamentos e materiais. Mas temos que sensibilizar toda a populaçao para salvar vidas, doando os orgaos, que ao que tudo indica, estao indo para hospitais e clinicas privadas. 

Enquanto isto caros leitores deste blog, os sites que apoiam os transplantes e as doaçoes de orgaos, continuam insistindo em engana-los. Vejo este trecho publicado na ONG DOE VIDA. Se deseja ler o texto completo clique aqui
• TENHO RECEIO DE QUE MEUS ÓRGÃOS SEJAM COMERCIALIZADOS. É POSSÍVEL? 
Isso é um rumor. Tem tantas variáveis envolvidas, que as chances de comercialização são desprezíveis. O fato trágico e triste é que muitas pessoas acreditam em rumores deste tipo o que contribui para a diminuição do número de doações. Uma coisa é certa: até hoje, em nenhum lugar do mundo foi comprovado o rumor de que existe um "mercado negro" de órgãos para transplante. O fato trágico e triste é que muitas pessoas acreditam em rumores deste tipo e isso pode contribuir para a diminuição do número de doações. Em países como a Índia são vendidos órgãos como rins. Mas lá, essa é uma operação legal. Não é um mercado negro. São pessoas pobres que voluntariamente "doam" rins em troca de alguma compensação.
Ora, quem deseja obter a caridade alheia deve ser pelo menos honesto. Basta fazer uma pesquisa pelo Google que voce encontrara reportagens sobre a existencia destas mafias e a prisao de varios envolvidos. Isto sem contar o caso da Africa do Sul, onde brasileiros viajavam para aquele pais para venderem os seus rins, caso discutido mundialmente e acabou com a condenaçao de varias pessoas. 

Conforme afirma a ONG DOE VIDA, nos nao podemos acreditar em tudo o que esta na internet.

E se voce ainda duvida que transplantes geram lucros, clique aqui e de uma olhada neste e-commerce.

Um comentário:

Lia/Fpolis disse...

"Menino de 6 anos tem as córneas roubadas por traficante na China"

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2013/08/27/menino-de-6-anos-tem-as-corneas-roubadas-por

m garoto, de seis anos, foi sequestrado e teve os olhos arrancados por uma traficante de órgãos na última segunda-feira (26) em Taiyuan, no norte da China. Parentes do menino o encontraram quatro horas depois do desaparecimento coberto de sangue.

De acordo com a agência de notícias "AFP", os familiares ainda acharam os olhos do menino, que estavam ao seu lado, mas as córneas [que ficam na parte anterior dos olhos] foram levadas. Para a polícia da região, uma traficante de órgãos estaria por trás do ataque.