Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

domingo, 22 de setembro de 2013

A imbecilidade no apelo para a doaçao de orgaos

Ha 13 anos tenho armazenado informaçoes sobre transplantes de orgaos. Desde que comecei, percebo a crescente agressividade para convencer as pessoas a doarem seus orgaos, atraves das campanhas realizadas sempre em setembro de cado ano. Este post, traz algumas destas imagens.



Acima a imagem é de uma propaganda veiculada em 2001. O carro de transporte representa um doador de orgaos egoista que diz "NAO DOU NADA". A beira da estrada, em situaçao de abandono, ha um paciente a espera de um orgao. A imagem sugere que o egoista morra no abismo, ja que apos a curva, nao ha mais estradas. Joao Ubaldo Ribeiro diz entao que qualquer um pode precisar de um orgao. A propaganda deixa claro que quem nao doa merece morrer.


A imagem acima era a pagina principal do site da Adote, uma organizaçao em defesa da doaçao de orgaos e parceira da ABTO. Como podemos observar, a criança espera por um orgao. Quando olhamos para a imagem, temos a sensaçao de que estamos munidos de um rifle de precisao, prontos a disparar contra a criança. Isto sugere que somos os potenciais assassinos da menina, caso nao doemos os orgaos. Mais uma vez, no canto esquerdo inferior, somos lembrados que podemos precisar de um orgao. Eu questionei o dono deste site sobre esta imagem e ele me disse que a minha interpretaçao estava errada. "Depende do seu espirito", disse ele. Como voce interpreta? Como esta o seu espirito?

O tempo passou, e o marketing sobre um assunto serio, cada vez mais vulgar. 


Como as conhecidas cartomantes, a ABTO prometia trazer a pessoa amada de volta, desde que doassemos os orgaos para ela. A propaganda foi, como podemos ver, colada em postes pela cidade. Uma forma bastante mediocre de tratar um assunto que deveria ser serio. E de fato, a ABTO vem tratando o assunto cada vez mais com ironia, enquanto orgaos estao sendo desviados da fila unica de transplantes e doadores estao sendo exterminados em UTIs para "salvar" vidas. 

Em agosto do ano passado, a ignorancia dos transplantistas foi tema de algumas reportagens de jornais.

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) prometeu alterar uma campanha publicitária de incentivo à doação que simulava um “recall” de córneas de pessoas nascidas entre 1988 e 2010. Publicado em um jornal de grande circulação nacional, o anúncio foi alvo de críticas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Produzido pela agência Leo Burnett Tailor Made, a peça publicitária trazia o título “Comunicado Urgente de Recall aos proprietários de córneas” e simulava a convocação para a substituição do órgão, sob alegação de que correria o risco de desenvolver uma doença chamada ceratocone – enfermidade grave e real que, como explica o texto, pode até levar à cegueira. “Constatada a necessidade de substituição da córnea, os serviços serão realizados em, aproximadamente, 7 dias úteis”, dizia a peça. 

A imbecilidade da propaganda, poderia causar panico em pessoas menos avisadas, pois convocava os "proprietarios" de corneas nascidos em um determinado periodo, como se os mesmos tivessem problemas serios a serem corrigidos. A brincadeira de mau gosto, foi produzido pela mesma agencia que convenceu Scarpa a enterrar sua Bentley.

Mais uma vez, a ABTO esta tratando orgaos humanos, como peça de reposiçao, sem qualquer constrangimento. E a sociedade, ingenuamente, esta aplaudindo.

Lembre-se! Voce nao é um heroi porque doa orgaos e muito menos sera eternizado por isso. O verdadeiro heroi luta pela sua propria vida e pela sua familia. A sua familia precisa de voce! A eternidade na terra nao existe e é um argumento mentiroso. Voce nao é uma pessoa melhor porque doa orgaos. Lute pelo seu direito de um tratamento adequado em caso de emergencia. Diga NAO a doaçao de orgaos. 

Depois da doaçao de orgaos, os unicos que lembrarao de voce, serao seus familiares. O doador passa a nao valer mais nada apos um transplante. Os mesmos que dizem para voce doar, dizem que seus familiares nao podem conhecer o receptor pois este tem a sua vida propria. 

Meu filho foi assassinado para que os seus orgaos fossem vendidos, e apesar do que fizeram, aqueles que compraram suas partes jamais disseram sequer um obrigado. Estao felizes com o que compraram, e apoiam os assassinos. 

E voce acha que podemos chamar isto de "uma atitude de amor"?

Lute para receber mais que oraçoes. Lute para receber atendimento adequado que lhe permita viver.

Esta cada vez mais facil para os medicos dizerem a familia dos potenciais doadores que nao ha nada mais a fazer, sem que possamos questionar, discutir, conferir, e avaliar. Quando fazemos isso, somos chamados de LEIGOS e IGNORANTES. Basta que eles desistam de nossas vidas para que nos tornemos doadores de orgaos. Quanto mais pessoas doarem os orgaos, pior sera o sistema de saude para a populaçao em geral. 

Se a ABTO deseja continuar com toda esta imbecilidade, entao sugiro uma publicidade mais adequada e verdadeira:

Doe seus orgaos, pois se voce nao doar, nos vamos pegar do mesmo jeito.
Os transplantistas precisam faturar!!

Nenhum comentário: