Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campanha de alerta a doaçao de orgaos

A unanimidade é burra, e eu sou teimoso. Entao começo esta semana a campanha de alerta a doaçao de orgaos. Obviamente eu nao tenho um Bentley para enterrar, mas tenho algumas informaçoes que podem servir a quem nao se deixa levar pelo merchandise.

Apos o texto anterior sobre Chiquinho Scarpa, recebi um questionario que deveria responder em privado. Mas resolvi publica-lo aqui.

- Voce é contra a doaçao de orgaos?
- Sim! Eu sou a favor da ampliaçao de leitos de UTI, que podem salvar muito mais vidas que um transplante.

- Voce é a favor do comercio de orgaos?
- Sim! Ja fui contra. Hoje nao sou mais. Estao dizendo que a mulher tem direito ao aborto porque pode fazer o que bem entende com o seu proprio corpo. Estao dizendo que o SUS paga cirurgia para troca de sexo, pois a pessoa tem direito a ter o corpo que deseja. Por que estas mesmas pessoas nao podem vender os seus orgaos? Hoje o governo paga enormes valores para retirada dos seus orgaos, que depois sao implantados em pessoas que tambem pagam por este implante. O unico que nao recebe nenhum centavo é o doador ou a sua familia. Uma pessoa paga para ter a saude restabelecida e um grupo de medicos fatura com as cirurgias. Se a venda fosse liberada, o doador ou a familia - a base para o transplante de orgaos - seria a unica justamente recompensada. Se os medicos querem mesmo salvar vidas transplantariam de graça. Ou sera que eles sao tao egoistas assim? Segundo o jornalista Athaide Patreze, durante a CPI do trafico de orgaos, um implante de rim no Sirio Libanes, incluindo um rim, custava 100 mil dolares. Quantos dolares foram pagos ao "doador"? De onde vem os rins? Onde foram captados?

- Voce nao acha que sua atitude é egoista?
- Preciso refletir ... (apos 1 segundo e meio) ... NAO. Se existem pessoas faturando com orgaos de seres humanos, por que seria eu o egoista ao defender que o doador ou a familia tambem tenha direito a uma parte? Egoista é o medico que nao abre mao dos seus honorarios para salvar uma vida, e ainda fatura com a morte alheia. Voce nao acha?

- Mas e os pobres? Como fariam?
- Fariam como estao fazendo hoje. Frequentariam uma fila e raramente seriam atendidos pois os orgaos sao destinados a pacientes que podem pagar. Vale lembrar que na ultima auditoria do TCU realizada em 2012, foram detectados pelo menos 468 casos de pessoas que deveriam ser transplantadas ha mais de 12 anos e foram passadas para tras. A auditoria revelou tambem que no sistema de transplante de Sao Paulo - onde estao os maiores transplantistas do pais - a fila de espera pode ser fraudada facilmente. Nao ha controle e sequer estatisticas confiaveis. Eu poderia ser hipocrita e ser contra a venda de orgaos para nao prejudicar os mais necessitados. Mas isto esta acontecendo hoje, e a imprensa se nega a divulgar. E nao é a primeira vez que o TCU revela isto! Em 2006, uma primeira auditoria ja havia alertado para a inexistencia da fila.

- Voce nao acha que legalizar a venda pode transformar o ser humano em um produto?
- Ahahaha.. Minha cara. Olhe em volta. O ser humano ja é um produto. Ele foi transformado pela medicina. Glandulas sao utilizadas para produzir produtos de beleza. Orgaos estao sendo vendidos a preços absurdos. Ha poucos dias uma criança chinesa teve as corneas roubadas. E sejamos honestos! Sem um medico, voce nao faz nada com uma cornea. Ha medicos por tras disso. A medicina moderna transformou um ser humano em um produto. Nao fui eu. O que estou dizendo é que o momento é de inverter o jogo. Ja que o ser humano é um produto, que ele tenha o direito de ganhar com o proprio corpo. Hoje, atraves de um discurso falso de amor ao proximo, o ser humano esta sendo vendido a outro. Faça as contas! Veja quanto um medico e um hospital faturam com orgaos "DOADOS" de um desconhecido. Nao se da uma injeçao se alguem nao pagar. Se fala em sistema publico gratuito, e todos acreditam. Quem paga impostos que financiam o SUS? O proprio doador esta financiando a venda do seu corpo. Isto é logica!

- Voce acha que ter mais UTI é a soluçao para o problema dos transplantes?
- Claro que nao! A UTI nao é a soluçao para o problema dos transplantes. A UTI é a soluçao para que muitos pacientes que estao se tornando doadores de orgaos, tenham a chance de sobreviver de suas doenças e acidentes. A soluçao para o transplante é a medicina preventiva. Quanto maior a prevençao, menor sera a fila. O sistema de saude esta empurrando pacientes para a fila de transplante, sem cuidar da saude previamente. A fila aumenta a cada ano, e na proporçao em que esta crescendo, em alguns anos cada brasileiro tera um parente inscrito nesta fila. 

Vamos a realidade:

Em Poços de Caldas, o pedreiro Joao Domingos de Carvalho deu entrada no hospital com um aneurisma. Foi deixado na enfermaria, muitas vezes sem refeiçao (conforme depoimentos da familia), e apos 4 dias apresentou sinais de morte encefalica. Neste momento, foi transferido para UTI com a finalidade de manter os seus orgaos aptos para transplante. Por que nao o levaram para a UTI antes?

Em Palhoça, o garoto Weslei da Silva de apenas 7 anos, sofreu um traumatismo craniando. Levado ao hospital foi mantido na enfermaria. O hospital alegou que nao tinha UTI para Weslei. Alguns dias depois o garoto apresentou sinais de morte encefalica. foi transferido para UTI com a finalidade de manter os seus orgaos aptos para transplante. Por que nao o levaram para a UTI antes? Apos reclamar os direitos do filho, a mae descobriu que havia vaga disponivel e que os medicos consideraram que nao faria diferença.

Atualmente, quem precisa de UTI deve acionar a defensoria publica. Diante desta reclamaçao, o juiz determina que um leito seja disponibilizado ao reclamante, num passe de magica. Do nada, o leito aparece! 
Vamos usar a inteligencia? 

- Um juiz determina que seja disponibilizado um leito. Nao ha leitos disponiveis. Mas o hospital deve cumprir a decisao da justiça, sob pena de responder criminalmente. O que faz o hospital? Faz a dança da chuva para cairem leitos do ceu? Nao! Ele precisa desocupar um leito. E como ele pode desocupar um leito? Desligando quem tem - supostamente - menos chance de sobrevivencia. Nao ha magica. Leitos nao caem do ceu. Alguem precisa morrer para que um leito seja desocupado! 

E agora vem um grupo de pessoas dizendo que doar orgaos é salvar vidas? E os que estao sendo desligados na UTI? Nao merecem?

E os que NAO estao tendo o direito de ser atendido em uma UTI? Nao merecem ter a vida salva?

O marketing dos transplantes esta dizendo que um dia voce podera precisar de um orgao. E quando voce precisar de uma UTI, havera um leito disponivel para voce, ou vao lhe negar atendimento até que seja mais um doador de orgaos? 

Nos podemos precisar de um orgao sim, e tambem podemos precisar de um leito. E entao?
Onde estao as campanhas para salvar as vidas de quem precisa de uma UTI?

- Voce acha que o marketing é usado para enganar a todos?
- Qual a finalidade do marketing senao esta? Com o marketing voce pode comprar areia no deserto acreditando que precisa dela. Basta uma historinha bem contada, bem produzida e voce da até a propria vida. Mas o marketing nao esta restrito a este comportamento de fazer voce dar o que tem. Ele tambem tem instigando pessoas a apoiarem a ideia de que é preciso que alguns morram pelos transplantes. Quer um exemplo?

No mundo em que vivemos, atitudes corretas e honestas como a Lei Seca, de tolerância zero de bebida alcoólica para dirigir veículos pode ser considerada um exemplo muito bem colocado na carta de número sete do baralho do Tarô (representando o diabo), definindo que os fins justificam os meios: menos alcool resulta em menos accidentes. Mas Issac Newton já nos dizia em sua terceira lei que "toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário", ensinando com isso que antes de reagir devemos agir, levando em consideração o desdobramento que uma ação poderá causar em outras áreas da sociedade, neste caso da saúde. 
Portanto, as autoridades implantam com todo o rigor a Lei Seca conseguindo reduzir os acidentes de trânsito, mas esquecendo discutir com outras áreas do ministério da saúde as conseqüências que a redução do número de acidentes poderá ocasionar problemas na captação de órgãos para transplantes. A Lei Seca é necessária e deve continuar a ser aplicada com rigor, mas por falta de uma discussão estratégica das ações coordenadas na saúde pública, o ministério da saúde está permitindo que se crie um cenário no qual, não demora, a oferta de órgãos para transplantes estará consideravelmente diminuída. Como resultado, já no mês de julho a captação de órgãos no Rio de Janeiro caiu pela metade. Somente quatro transplantes de fígado foram realizados em trinta dias.
O texto acima é de Carlos Varaldo, do grupo otimismo. Quando o governo implantou a lei seca, Varaldo achou um absurdo pois a mesma salvaria vidas, e sendo assim, nao haveria orgaos para transplantes!! E nenhum setor da imprensa ousou questionar Varaldo, sob pena de sofrer represalias. 

Para finalizar, nao poderia deixar de citar a ultima propaganda dos transplantistas como o maior exemplo do que estou dizendo.

Chiquinho Scarpa esteve entre a vida e a morte por um problema de saude gravissimo. Scarpa lutou pela sua vida com todas as suas forças. Ele, obviamente, contou com os melhores especialistas e as melhores instalaçoes disponiveis na area da saude. Se Scarpa fosse pobre, nao teria encontrado uma UTI e talvez hoje, fosse um doador de orgaos. Assim como Scarpa, acho que todos nos devemos lutar pelas nossas vidas em primeiro lugar, e ajudar aos outros quando todos os esforços estiverem esgotados. 

Na lista de espera por um orgao temos em torno de 75 mil pessoas. A lista de espera por um tratamento adequado pode chegar a 500 mil. Precisamos entender o motivo pela qual ninguem faz nada por estes 500 mil que estao morrendo nos corredores, sem medicamentos, sem cirurgias, sem a minima atençao essencial, enquanto todos somos convencidos a doar os orgaos. 

Eu nao estou dizendo que as 75 mil pessoas sao menos importantes que as outras. Na verdade, sao os transplantistas que estao dizendo que estas 75 mil pessoas sao melhores que as outras. 

So mesmo no Brasil, as pessoas podem ser convencidas a doar um orgao porque um abastado decidiu enterrar o proprio carro. Se o markting tivesse mulher nua, acredito que os brasileiros doariam o cerebro.

Precisamos urgentemente de uma lei que proteja os potenciais doadores. Precisamos de uma lei que so permita a abordagem para doaçao de orgaos, apos a comprovaçao de que todos os esforços foram feitos para tentar salvar a vida destas pessoas. E isto incluiu a disponibilidade de uma UTI, equipamentos, exames, medicos ESPECIALIZADOS e medicamentos. Pacientes que poderiam ter a chance de uma nova vida estao sendo transformados em doadores de orgaos. Voce pode nao se preocupar com isso, mas como dizem os transplantistas, amanha pode ser voce a precisar de uma UTI.

Diga SIM ao aumento de leitos de UTI e diga NAO a doaçao de orgaos. 


2 comentários:

brunoalex4 disse...

"Voce é contra a doaçao de orgaos?
- Sim! Eu sou a favor da ampliaçao de leitos de UTI, que podem salvar muito mais vidas que um transplante."

Acrescentaria também a seguinte idéia nem tão brilhante, nem tão inovadora mas eficiente e inexistente no Brasil: MEDICINA PREVENTIVA!!!

Lia/Fpolis disse...

Nas querelas sobre o assunto, inevitáveis ante a criminosa e massiva campanha por doação, com a colaboração da mais mercenária das profissões — publicidade, propaganda e marketing—, já cansei de tentar dar argumentos lógicos que tão bem vc coloca aqui. Quando me perguntam se sou doadora, digo que apenas de sangue e medula, porque são renováveis. E, no caso de medula, vou querer saber quem é candidato, sim! Não daria a um bandido, nem a um inimigo, já que se eu não presto minha medula também não... Se insistem nos outros órgãos eu, agnóstica que sou,uso um argumento que sempre impõe respeito e é protegido por lei:religião. Minha religião não permite... Se insistem em saber qual ou se sou TJ, digo que não, digo que sou Espírita (que fui durante muito tempo e que tem muita simpatia de grande maioria da sociedade tão caridosa e fazedora de 'bem' aos outros para 'evoluir). Espíritas são contrários a esse negócio de tirar órgãos de um para dar para outros, está na doutrina, embora muita gente não divulgue... Simples assim, se eu der entrada num hospital, de novo, declararei sendo espírita, é mais fácil do que TJ, e não deverão me ver como doadora de órgãos, ao menos assim, de imediato... Ninguém chama de egoísta quem nega conforme a religião... Mas chama quem decide conforme a lógica e/ou suas convicções. Estamos numa selva e é preciso conhecer tática de sobrevivência numa selva. Eu achei a minha. Está dando certo até agora.