Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Materia da Folha. 2a Parte.

Ontem saiu a materia da Folha de S.Paulo, e como informei no post anterior, nao gostei. Fiz criticas, retirei as criticas e pedi desculpas. Explico.

Recebi por e-mail o corpo da materia principal, que nada dizia sobre o meu motivo principal para pedir asilo. Reclamei com razao. Logo depois, me enviaram outro e-mail contendo outra parte da materia sobre o meu caso especificamente. E para falar a verdade, tambem nao gostei. Mas reconheço que pela primeira vez, depois de 13 anos, a Folha falou no assunto. 

Alias, acabo de cometer outro erro. A Folha falou no passado sobre o assunto sim, em uma nota publicada por Luis Nassif dizendo que nos (familia do Paulinho) estavamos acusando o hospital errado, e que tudo tinha sido feito com muita seriedade. Infelizmente a Folha nao se desculpou e Nassif continou seu mantra pela internet.

O problema é que esta materia da Folha, trouxe o resultado que eu imaginava. Uma materia superficial, que nao explica muita coisa, e ainda planta a semente do malandro: Alguns brasileiros tentaram simular uma historia para conseguir asilo, e obviamente nao conseguiram.

Para o leitor brasileiro, que é aquele cara esperto e que enxerga mais do que todo mundo (so nao sei porque o pais em que vive é a merda que é com tantos espertos), todos os refugiados ganharam o asilo na labia. Eles acham que os outros paises é como o Brasil, que voce pede o que quiser, ninguem investiga, ninguem analisa nada, e concede asilo (principalmente se a ideologia politica interessa). 

Vi os comentarios, e muitos dizendo que nos, refugiados, somos espertos e aproveitadores. Que pedimos asilo em paises de primeiro mundo, que estamos querendo mesmo é ganhar dinheiro. Eles nao fazem ideia do que é uma corte internacional. Acham que os paises de primeiro mundo adoram dar asilo, e bancar seus asilados. Vale lembrar que na Italia, eu nunca recebi qualquer beneficio do governo por ser asilado. Mas isto nao saiu na materia, embora ela tenha me perguntado.

Mas se voce tem mesmo a certeza que é facil pedir asilo inventando uma historia, por que nao tenta? No Canada, pelo que diz a reportagem, eles oferecem casa, comida e roupa lavada! Pega um aviao e vai para o Canada! Pede asilo! 

A cada dia que passa, lendo os comentarios pela internet em varias reportagens, posso perceber o quanto esta deteriorada a mentalidade do brasileiro. A inversao de valores é total. O asilado é o crapula que deixou o pais para se "aproveitar" de uma situaçao e faturar com o problema. Mas quando estava enfrentando os problemas, ninguem apareceu para ajudar. 

Dizem que nao ha motivos para um brasileiro pedir asilo: 60 mil mortes por ano. Ora... Se fosse em epoca da ditadura até entendo, mas agora? 

Vamos ajudar o esperto a pensar. Quantos foram as vitimas da ditadura? 500? 
Perto dos 60 mil que morreram no ano passado, convenhamos, nao signficava muito.
O Brasil é democratico e as instituiçoes funcionam? Entao onde esta a proteçao para aqueles 60mil mortos? Ou vai dizer que sao todos traficantes, envolvidos com o crime, e que perderam a vida?
Ainda que os 60 mil fossem bandido, em um estado democratico de direito, deveriam ser julgados e punidos, e nao assassinados. Mas a grande maioria dos mortos sao pessoas de bem, trabalham, cuidam da familia, e estao tentando construir um futuro, em um pais que o futuro ainda é uma incognita. 

Os bons mesmo, sao aqueles que ficam no pais, sob ameaças, tendo direitos fundamentais violados, aceitando tudo de mao beijada e que tentam mudar esta situaçao pelo Facebook, sentadinho na poltrona, ou postando cometarios inteligentes na Folha de S.Paulo. Este mesmo esperto, é aquele que nas redes sociais mostra a sua indignaçao por viver em um pais como o Brasil, certo de que seus comentarios pobres e sem efeitos mudarao a vida de milhoes pessoas. Sao estes que reclamam dos politicos, mas nas eleiçoes elegem sempre os mesmos.

Honestamente, eu gostaria muito que a Folha nao tivesse publicado esta materia.

Nenhum comentário: