Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

terça-feira, 26 de maio de 2015

DIREITO DE RESPOSTA À EMPRESA BELA IMAGEM

O departamento jurídico da empresa Bela Imagem, através da advogada Fabiana Braga, enviou um post com pedido de resposta e algumas ameaças. Publico o texto abaixo e em seguida minha réplica.
Caro Sr. Sou advogada da empresa Bela Imagem, e venho aqui em seu blog dar as respostas às perguntas que o Sr. lançou.

A empresa atua em todo o território nacional, através de seus estúdios móveis (montados em vans adaptadas) e estúdios fixos montados em lojas parceiras da cidade. Assim, não importa a distancia, levamos a todos, sem discriminação, a oportunidade de ter uma eterna lembrança de seu filho, através da participação em sessões fotográficas que ocorrem na própria van, com autorização e na presença dos pais ou responsáveis.
No que tange a ausência de documento junto ao veiculo, no momento da fiscalização, como o Sr. bem ressaltou a sede da empresa ficam em Campinas/SP, assim, o documento é feito neste Estado e enviado, via SEDEX, posteriormente, ao endereço em que a van está. Infelizmente, esta fiscalização ocorreu exatamente neste meio tempo (entre o pagamento do imposto, com a retirada do documento e envio para a Van que como o Sr. bem destacou está a 3.000km de distancia). Caso queira receber o documento do DETRAN de Roraima, informando que está tudo correto e que a multa não seria aplicada envie-nos um email que enviaremos o documento.
Ainda, informamos que o site da empresa está em fase de atualização, por isso, alguns links estão temporariamente fora do ar, mas é possível fazer contato conosco através de nossa fanpage no Facebook, https://www.facebook.com/belaimagemfotografias
Por fim, propagar e fazer apologia a notícias falsas que imputam a outro crime, sem a devida apuração prévia dos fatos, como o Sr. deve saber, é crime de calunia, previsto no Código de Processo Penal.
Assim, peço que o Sr. publique meu direito de resposta, acima descrito, com as informações pertinentes ao caso 
Está publicada a resposta. Agora vamos aos fatos.

Diz o texto:
Por fim, propagar e fazer apologia a notícias falsas que imputam a outro crime, sem a devida apuração prévia dos fatos, como o Sr. deve saber, é crime de calunia, previsto no Código de Processo Penal.
Cara dra. Onde eu propaguei boatos? Poderia me dizer? 
Só para responder a está ameaça, cito o seguinte trecho de minha autoria:
"Há alguns dias escrevi um texto sobre um boato que circulava no Facebook sobre uma Van ou Kombi que estava aliciando crianças para o tráfico de órgãos. Obviamente a história é boato. Qualquer cidadão minimamente informado, saberia que isto não seria possível. Principalmente em Roraima, onde ocorreu o fato."
Umas das minhas lutas é acabar com o boato de que crianças são raptadas para fins de tráfico de órgãos. Outra luta minha é acabar com notícias como esta que acusam pessoas de estarem roubando crianças para retirar órgãos sem qualquer fato concreto e depois fazem um verdadeiro marketing dizendo que tráfico de órgãos é boato - exatamente como aconteceu com a empresa Bela Imagem. 

Das perguntas que fiz, a Dra. não forneceu nenhuma resposta. Até onde sei, o código penal não prevê crime algum para quem faz perguntas, ou mudaram as leis?

Sendo assim, repito aqui as perguntas caso queira responder.
1. Por que a empresa deslocou uma Van, com uma pequena equipe, mais de 3.000km para fotografar crianças em Roraima? Por que tão distante?
2. Quanto gastaram com hotéis, refeições, combustível e demais despesas nesta viagem? 
3. A região de Roraima é tão atrativa que vale a pena este investimento? 
4. Para uma viagem com mais de 3.000km de distância, não seria prudente levar os documentos da Van? 
5. Qual o lucro uma empresa de pequeno porte pode obter distribuindo bolas, viajando 3.000km a bordo de uma van, e fotografando sem cobrar nada das famílias? Quem hoje no Brasil investe em um projeto tão ousado, além de passadena obviamente? 
Vale ainda lembrar que em nenhum momento do texto eu disse que a Van não tinha o IPVA pago. O que eu disse, através da pergunta que fiz - e repito - é: Não seria prudente levar os documentos da Van para uma viagem tão longa? Não vejo qualquer crime nesta pergunta. Apenas uma curiosidade. Não é necessário o envio de cópias de tais documentos, pois eu não trabalho no sistema de trânsito e nem tão pouco sou fiscal. O que eu escrevi foi o que saiu na imprensa. A Van foi apreendida por não estar com os documentos. 

Em relação ao site, eu encontrei o banner da empresa Bela Imagem em campanha contra boatos, e neste banner (publicado no meu texto) não faz referências ao Facebook e sim ao endereço da página. Portanto, como eu não tenho bola de cristal, apenas recorri ao que vocês mesmo indicaram. Fui conhecer o site e enviei as perguntas quando fui surpreendido com uma mensagem de erro. 

É importante ainda ressaltar, que sempre que escrevo alguma coisa sobre alguém, envio um e-mail com perguntas para que esta pessoa se manifeste antes da publicação. Este gesto revela que antes de escrever eu me preocupo em ouvir o outro lado, ainda que não me agrade, e nem seja minha obrigação.

Por fim, com inúmeras dúvidas não esclarecidas, reafirmo que a empresa Bela Imagem nada tem a ver com tráfico de órgãos. A minha suspeita é de que este boato tenha sido criado às avessas, como deixo bem claro em meu texto. Não é possível negar que a empresa tem ganhado muito espaço na imprensa por causa desta história não é mesmo?

Se ainda assim achar que cabe uma ação judicial, estou a sua disposição.

Para os leitores que queiram conferir o que eu escrevi, basta clicar aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Caberia uma investigação séria nesta empresa, lógico, não de tráfico de órgãos, mas que tem algum caroço por baixo desse angu, parece que tem. As perguntas do blog continuam sem respostas...

CABO USB disse...

O perfil deles no facebook é tão recente que qd a gente pesquisa "Studio Bela Imagem" aparece é um salão de beleza, este sim criado há muito tempo.
https://www.facebook.com/pages/Studio-Bela-Imagem/242112392631305?fref=ts

Anônimo disse...

estao em bnu-sc hj ...afff