Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

terça-feira, 20 de março de 2012

Matar um paciente no hospital é dificil?

Quem nao se lembra do enfermeiro Edson Isidoro Guimaraes que matou diversas pessoas no hospital municpal Salgado Filho? Ele foi preso em maio de 1999 apos ser descoberto. Isidoro so foi preso apos assassinar mais de 126 pacientes. Segundo as informaçoes distribuidas na epoca. Isidora fazia isto para receber comissao de empresas funerarias. Sera?

Isidoro pegou 76 anos de prisao. Insatisfeito, recorreu e a pena foi diminuida para 31 anos. Acredito que hoje ela ja tenha cumprido 1/3 da pena e deve estar solto por ai. Isidoro asfixiava as suas vitimas e usava tambem cloreto de potassio que causa parada cardiaca.

A pergunta que ninguem respondeu é simples: 

E' possivel matar pacientes em leitos de UTI sem que alguem perceba? 

A resposta é o caso em si, com 126 vitimas. 

Sim! é possivel, facil, rapido, tranquilo. Em um ambiente onde a morte pode acontecer a qualquer paciente, dificilmente alguem desconfiaria que as mortes seriam resultado da açao de um serial killer, cujos motivos podem ser diversos.

Se ha um grupo interessado nas mortes, a situaçao fica ainda mais dificil. Prontuarios podem ser manipulados e tudo pode acontecer com a conivencia de muitos. Para um esquema de trafico de orgaos, isto é o procedimento adotado hoje no Brasil, da qual se tem provas.

Mas isto nao é uma realidade so brasileira. Nesta semana, outro caso esta deixando os Uruguais em desespero. Estranhamente, a grande midia brasileira, mais uma vez, calou-se.


Os enfermeiros Juan Ariel Acevedo e Marcelo Pereira (ambos uruguaios) confessaram o assassinato de varios pacientes em dois hospitais de Montevideo. Os hospitais sao Hospital Maciel e Associaçao Espanhola. Eles ja confessaram o assassinato de pelo menos 16 pacientes, mas as autoridades desconfiam que o numero seja bem maior. Suspeita-se que eles estejam assassinando pacientes ha 7 anos, sem que ninguem tivesse percebido. Uma enfermeira tambem esta sendo acusada de acobertar os assassinatos, mas nao ha provas da sua participaçao.

Segundo alguns sites de noticias italianas, os enfermeiros utilizavam um medicamento proveniente do Brasil, que nao tem registro legal no Uruguai. Eles utilizavam morfina e injeçoes de ar para causar as mortes. Segundo as autoridades, o numero de mortes deve ser superior a 200.

Um dos enfermeiros chegou a dizer que matava de 1 a 2 pacientes por semana. O motivo, segundo eles, era diminuir o sofrimento dos pacientes. A operaçao que prendeu os enfermeiros foi chamada de "Operacion Angeles". 
Eu nao sou deus para tirar a vida das pessoas, me equivoquei. Disse um deles.
O ministro da saude Jorge Venegas descartou a possibilidade de trafico de orgaos, sem dar maiores explicaçoes.

Os hospitais estao estudando a possibilidade de colocar cameras de vigilancia nos ambientes onde ocorreram os assassinatos. 

O Uruguai passa por um momento de insegurança na area da saude e o assunto esta sendo divulgado amplamente pelos jornais do pais.

E voce? Se sente tranquilo ao ser internado em um hospital brasileiro?

Eu me sentiria mais seguro no Uruguai, pois pelo que estou vendo, as autoridades estao agindo para dar um basta nesta situaçao, diferente das autoridades brasileiras que protegem os assassinos.



Nenhum comentário: