Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sábado, 24 de março de 2012

Trafico de orgaos - de quem é a culpa

Tenho visto um enorme crescimento de associaçoes e ONGs empenhadas em difundir e incentivar a doaçao de orgaos. Elas recebem status de organizaçoes de interesse publico e muitas delas passam a contar com a ajuda do governo. Criam verdadeiras estruturas com secretarios, sub-secretarios, tesoureiros, presidente, diretor de eventos, diretor de publicidade, diretor de transplante, suplentes e por ai vai. Em geral, ha medicos que pertencem a estas organizaçoes como conselheiros, presidentes de honra e tambem como fundadores.

Algumas possuem até venda on-line, que permite as boas almas comprarem algum produto que rendera lucros a causa. Tudo supostamente livre de impostos, uma vez que visa o bem de interesse publico.

Estas organizaçoes criam sites e passam a publicar textos com depoimentos de transplantados e historias de agonia de pessoas que aguardam por um transplante. 

Mas nenhuma delas entra no assunto TRAFICO DE ORGAOS. O tema é como se nao existisse. Para estas organizaçoes tudo o que envolve o transplante é belo! Nao ha nada de errado ou sujo. Eles nao tem coragem de discutir o tema, pois sabem que muitos depoimentos surgirao para acabar com todo este glamour em torno do assunto. 

Catando lixos pela internet encontrei esta perola criada por uma destas organizaçoes que apoiam a doaçao de orgaos. O titulo é "Comercio de orgaos". Trata-se de um video que começa citando preços dos orgaos no mercado negro. Em seguida, exibem trechos da lei 9.434/97 de transplantes sobre as puniçoes de quem comete este crime. Entao partem para o apelo: A fila de transplante! 

O video faz entao um alerta: A tendencia da fila nao é diminuir, e sim crescer!

Como ja esperava, eles começam entao a enaltecer o sistema de transplante brasileiro, afirmando que pela quantidade de cirurgias realizadas, o pais ocupa os primeiros lugares no mundo na especialidade. Em seguida apelam novamente: "As filas andam devagar!"

Ha neste trecho uma contradiçao. Se o Brasil esta entre os primeiros do mundo na realizaçao destas cirurgias, por que a fila anda devagar? A resposta é simples: Grande parte das cirurgias sao feitas no mercado negro e nao afetam os pacientes que estao na fila. Por isso a fila continuara sempre com esta dimensao, e crescendo.

Neste momento o video altera a trilha musical dando um ar de suspense, e finalmente mostra o verdadeiro objetivo do video: Criticar a ideia da legalizaçao do comercio de orgaos humanos. E para isso, mostram os "pontos fracos" de quem apoia a legalizaçao:
  1. O principio da autonomia garante ao doador o direito de usar o seu corpo como desejar.
  2. Seria melhor aceitar e regulamentar a venda ja que ocorre aos milhares em muitos paises apesar de proibida.
  3. Os orgaos adicionais provenientes do comercio legalizado aumentariam o numero de transplantes diminuindo a mortalidade na fila de espera.
E utilizam os seguintes argumentos para desqualificar os anteriores:
O livre arbitrio so pode ser exercido desde que esclarecido, livre e sem causar prejuizo a terceiros.
Para eles, o "esclarecimento" é convecer uma pessoa a doar os orgaos sem qualquer beneficio ou vantagem financeira, entregando-os para um sistema fechado, comandao por medicos transplantistas, que nao permitem saber para onde os orgaos foram enviados e quem sao os receptores, tudo em nome do amor.

O proprio video cita valores astronomicos dos orgaos no mercado negro, mas se esquiva de informar que tais valores jamais sao pagos para o dono do orgao. Diversas reportagens em todo o mundo monstram que o valor pago para o dono dos orgaos variam entre 3 e 7 mil dolares. O restante, vai para os transplantistas. 

Em 2004 brasileiros que venderam seus orgaos receberam tais quantias e hoje estao pobres e com limitaçoes para o trabalho! Se existisse uma regulamentaçao da venda de orgaos, eles teriam garantidos um preço justo e tratamento gratuito nos melhores centros medicos, apos a doaçao, para o resto da vida.

O livre arbitrio é necessario tanto para quem doa quanto para quem vende, desde que o "esclarecimento" seja honesto.

E eles continuam:
Qual o grau de esclarecimento sobre esse tema é possivel transmitir a um sertanejo do agreste pernambucano ou a uma colhedora de cha do interior da India, que se muito, sao apenas alfabetizados?
A resposta é simples. Se eles nao sao capazes de entender o que é venda de orgaos, tambem nao serao capazes de entender o que é doaçao de orgaos. Por que conscientiza-los que doar é possivel e vender nao? Alias, ha pesquisas realizadas e publicadas no Brasil que apontam que o perfil do doador de orgaos é de uma pessoa instruida e que tem pelo menos o segundo grau completo.

Para nossa perplexidade, o sertanejo e a indiana sao muito mais espertos do que os graduados ditos instruidos.

Mas se voce explicar para o sertanejo pernambucano e para a colhedora de cha que estao dispostos a vender um orgao para poder comer, que pode existir uma regulamentaçao que lhes garanta um pagamento justo e tratamento adequado, eles certamente compreenderao. Disso eu nao tenho duvida. Hoje eles sao enganados, vendem um pedaço do corpo a preço de banana e sao abandonados sem qualquer tipo de acompanhamneto medico, sem um de seus rins. 

Com uma enorme pobreza de argumentos, o video passa entao aos anuncios na internet, encontrados em abundancia pela rede. 
Para especialistas trata-se de uma violaçao humana de pessoas que so querem aproveitar a rede e o desespero de pessoas que passam anos a espera de uma doaçao e lançam seu preço, nem o risco da cadeia e da morte os para.
Como assim? Quem sao os "especialistas"?

Eles nao tem limites para transformar quem esta na fila em vitimas do mundo. Uma pessoa que coloca um pedaço do orgao a venda, esta tao desesperada quanto aquele que esta na fila. Mas para quem produziu este video, aquele que oferece os proprios orgaos a venda, é um explorador da dor alheia! Sabe por que? 

- Porque eles acham justo que os orgaos sejam entregues de graça.

Ha outro ponto importante que sempre é esquecido. Se alguem responde a este anuncio é porque nao confia no sistema de transplantes, e sabe que sua vez nao vai chegar. E sabe tambem que tem muita gente que passa a frente graças a influencia de politicos, amigos e quem diria - de dinheiro!

Outro detalhe interessante é que o video, a exemplo de tantos outros que ja assisti, refere-se a uma suposta transaçao, mas nao é capaz de admitir que se tal mercado existe é porque tem um medico que se sujeita a realizar a cirurgia. E ele - o medico - nao faz isso gratuitamente. Ao contrario!! Sao cirurgias carissimas. Atualmente existem clinicas e hospitais no Brasil com estrutura adequada, que alugam seus espaços para tais procedimentos, sem que ninguem critique tal situaçao. 

Repare que as criticas sao dirigidas sempre a quem quer vender seus orgaos. Os demais participantes deste crime (hoje isto ainda é crime embora ninguem nunca seja punido por isso), sao considerados vitimas!

O trabalho realizado pela esta organizaçao preparou um desfecho incrivel para o tal video. Ele faz a seguinte pergunta:
De quem é a culpa?
E atençao para a resposta:
Em parte é da familia chocada naquelas horas e, muitas vezes, apegadas a seus principios religiosos. Outra parte é das equipes dos hospitais que nao estao preparadas para trabalhar como deveriam, ai na hora de pedir a familia do morto um pedacinho dele, vao levar um nao ou coisa pior como resposta.
Entenderam?

A culpa é da familia - chocada por nada - apegada aos proprios principios religiosos que nao tem importancia nenhuma. Sabe como isto se chama? LIVRE ARBITRIO. Sim! As familias tem o direito de decidir em nao doar, seja por qualquer motivo. Mas isto nao é aceito pelos defensores da doaçao dos orgaos.

Os profissionais que tem a missao dificil de pedir "um pedacinho dele", nao fazem como devia o que gera a recusa da doaçao!

Mas os transplantistas que fazem cirugias ilegais e ganham uma fortuna para isso, e as ONGs que tratam os doadores como pessoas "ignorantes", nao tem culpa nenhuma.

E entao vem a conclusao:

DOE VIDA. 
SEJA UM DOADOR.

Da para levar a serio este assunto, quando abordado desta forma?



A saida é simples, mas nao interessa ao sistema de transplante lucrativo existente hoje. 

Regulamentar a venda de orgaos, criando um preço minimo compativel com o mercado negro existente hoje, garantindo tratamento medico adequado e gratuito para o resto da vida aos vendedores, e fundamentalmente, excluindo o lucro do medico nas transaçoes financeiras deste mercado. 

Nenhum comentário: