Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nada como um dia apos o outro

Ontem o G1 publicou uma reportagem sobre "Lendas Urbanas". Em destaque, o fato de que existem boatos sobre trafico de orgaos em Sao Paulo. Aquela velha historinha onde um carro sequestra crianças para retirada de orgaos.

A materia ressaltava que, embora seja uma "lenda" muito divulgada por alguns bairros da cidade, graças a internet, nao existe qualquer boletim de ocorrencia sobre o fato.

Ha alguns anos atras, um renomado traficante de orgaos desafiou a imprensa: "Me mostrem um so caso registrado na policia de criança encontrada sem os orgaos". E obviamente, nao apareceu ninguem. O fato é que o desafio era apenas uma bravata. Nenhum traficante de orgaos vai retirar o rim de uma criança e devolve-la aos pais. Normalmente, as crianças raptadas para este fim (e nao sao poucas), jamais serao vistas novamente. Se nao ha um corpo, nao ha um crime meu caro Watson.

Hoje, o mesmo G1, mostra um outro lado. Vale a pena ler a reportagem de hoje, cujo titulo é Falsos conselheiros tutelares tentam levar crianças carentes de abrigos


Uma mulher que cuida de 12 crianças em situação de risco em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, reconheceu pela televisão os retratos falados de duas pessoas que se identificaram como conselheiros tutelares na cidade vizinha, Catanduva, na mesma região, para furtar crianças. Ela descobriu que quase foi vítima dos criminosos na tarde da última terça-feira (4). Ela assistia a uma reportagem sobre a ação dos criminosos na cidade vizinha quando reconheceu os rostos.
Hummm.. furtar crianças? Isso nao é Lenda Urbana?
"Quando eu vi eu gelei. Falei: 'gente são os mesmos que acabaram de sair daqui", afirmou. De acordo com a vítima, os criminosos são pessoas muito bem vestidas. "O carro não é um carro velho. Conversam muito bem. Eu falei, gente, não acredito que isso está acontecendo comigo."
 Ah ta... nao sao pessoas encapuzadas e nem usam uma kombi velha. Diferente daquela lenda urbana, sao pessoas de fino trato e que falam muito bem.

E continua....

Segundo a mulher que desempenha a tarefa de mãe social a pedido da Vara de Infância e Juventude, os criminosos chegaram no portão e anunciaram que receberam uma denúncia por maus tratos.  A mãe social afirmou que o casal se afastou assim que ela anunciou a intenção de mobilizar a coordenadora do grupo de mães sociais. O casal de suspeitos que teve o retratos falados divulgados pela Polícia Civil é formado por uma mulher loira com aproximadamente 35 anos e um homem com idade próxima dos 60 anos. A primeira ação deles ocorreu há uma semana, em Catanduva.
Que incrivel! A lenda urbana pode nao ser tao lenda assim.
Na cidade vizinha, eles ameaçaram uma família e tentaram levar um bebê de dois meses. "Bateram palma na minha casa. Eu saí. Ela falou que era do conselho tutelar. Ela falou: posso dar uma entrada aí. Eu disse: 'pode.' Ela pegou a nenenzinha no colo e falou: 'que criança linda!' Aí falou que se tivesse denúncia da próxima vez levaria a criança", contou o pai da bebê. 
Entenderam? Ameaçam a levar a criança sem mandato, sem decisao judicial, sem nada. Apenas ameaçando.
A coordenadora do projeto que abriga menores em situação de rua em São José do Rio Preto, Maria do Carmo Garbini, está preocupada com a ação dos criminosos. Segundo ela, todos os endereços das casas para onde são levadas as crianças ficam sob sigilo. Ela não sabe como os falsos conselheiros chegaram até o local. "Estamos sendo ameaçados e as pessoas obtém algum tipo de informação e têm essa audácia", afirmou.
Bingo! Os endereços onde ficam as crianças sao confidenciais, mas o casal tem todos os endereços. Logo, podemos concluir que alguem da estrutura legal esta fornecendo tais dados! Puxa, isso parece mesmo ser um filme de ficçao, mas nao é.
O Conselho Tutelar de São José do Rio Preto foi comunicado e denunciou os falsos conselheiros. Para evitar novos casos, o conselheiro Wilson Anastácio alerta os moradores da região. De acordo com ele, os conselheiros tutelares usam distintivo e carro oficial da prefeitura com a logomarca da instituição. O delegado do 5º distrito policial de São José do Rio Preto, João Lafaiete Sanches, disse que está investigando o caso em Rio Preto e encaminhou cópia do inquérito à Delegacia da Mulher. Por enquanto não há pistas dos falsos conselheiros.
Nao foi desta vez. Ainda nao existe qualquer boletim de ocorrencia sobre traficantes de orgaos e a aquela lendinha urbana.

Nenhum comentário: