Em 28/10/2011 eu publiquei um texto sobre a situaçao do ex-jogador Socrates (leia aqui) e a necessidade de um transplante. Na epoca, me chamou a atençao as palavras de Socrates durante uma entrevista e que reproduzo aqui:
Estão falando em transplante. Não tenho nada contra transplante, transplante cardíaco, de pâncreas, pulmão, de rim. Só que tenho que estar na lista, se eu não estiver na lista eu não furo fila. Eu não estou nesta lista. (Socrates)
Que alguem precise de um transplante nao é novidade. A novidade foi, neste caso, o comentario do Socrates que surgiu do nada sobre furar a fila de transplantes. Até onde podemos saber, ninguem havia proposto ao jogador que aceitasse furar a fila. E como diz o especialista em transplantes de figado que ocupa o cargo de presidente da ABTO - o dr. Ben-Hur Ferraz Neto, as leis sao muito rigorosas e a prova de fraudes.
Socrates foi internado duas vezes neste ano devido a problemas no figado, sendo que uma das soluçoes para o problema dele (que muitos acreditavam ser a unica), seria um transplante de figado. Naquela epoca, o estado critico da UTI foi superado e Socrates pode deixar o hospital. Nao se falou mais no assunto.
O jogador voltou para a UTI nesta semana, so que desta vez, com uma suposta infecçao intestinal.
Vamos aos fatos?
1. Segundo as primeiras noticias, Socrates foi internado apos comer durante um evento e passar mal. O alimento ingerido pelo jogador teria sido um strogonofe. Ainda segundo as informaçoes, a esposa do jogador e um amigo tambem comeram o mesmo strogonofe, mas nao tiveram nenhuma complicaçao.
2. Nao foi divulgado o evento, nem o local, e se outras pessoas tambem passaram mal. Normalmente casos como este fazem com que diversas pessoas precisem de atendimento medico. Se o strogonofe foi capaz de matar Socrates, poderia ter matado outras pessoas tambem. Exceto se, somente o jogador, em todo o evento, tivesse comido o prato.
3. Nao ha nenhuma reclamaçao sobre o responsavel pelo strogonofe. Alguem deveria dar explicaçoes pela comida estragada nao é mesmo?
4. Segundo a imprensa internacional, Socrates comeu o strogonofe em um hotel. Qual seria este hotel? Leia a noticia completa clicando aqui. Mas a frase é bastante clara:
His wife and a friend also fell ill after also eating infected stroganoff at a nearby hotel, reports said.
5. Por ultimo, achei interessante e misteriosa a nota de falecimento emitida pelo hospital, que reproduzo abaixo na integra. A nota fala em morte por choque séptico, mas nao afirma que foi devido a infecçao alimentar. Mas o que mais me chamou a atençao é a presença da assinatura do Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, especialista em transplante de figado e presidente da Associaçao Brasileira de Transplantes de Orgaos. Afinal, foi uma infecçao alimentar, ou problemas de rejeiçao em um transplante escondido fora da fila?
NOTA DE FALECIMENTO
(São Paulo, 4 de dezembro de 2011, 5h30)
O Hospital Israelita Albert Einstein informa com profundo pesar o falecimento do ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira às 4h30, em conseqüência a um choque séptico.
Médicos Responsáveis
Dr. Fernando Luis Pandullo
Dr. Ben-Hur Ferraz Neto
Diretor de Prática Médica
Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário