A divisao que se encontra o pais é algo negativamente fantastico. A corrupçao toma conta do pais desde que foi descoberto por Cabral. Mas nunca havia atingido tal dimensao. O processo do mensalao esta prestes a naufragar e ninguem sera punido. A era FHC veio a tona, mas ja esta com cara de que tambem vai afundar.
A imprensa esta completamente divida. Quem fala do mensalao defende os tucanos. Quem ataca os tucanos, nao ve nenhum crime no mensalao. Neste meio ha um grupo de politicos que dominaram o pais desde 1986 (sao sempre os mesmos) com aquela historinha de que queriam implantar a democracia, e estranhamente tornaram-se putrefatos de ricos.
Voce nao encontra nenhum canal de imprensa falando das duas coisas simultaneamente. Quem defende um ataca o outro. Mas as verdades, ou seja, o mérito da questao, fica em segundo plano.
Tudo é sujeira politica. O mensalao foi uma invençao do PSDB para sujar a imagem do PT. O recente livro "A Privataria Tucana" é obra do PT para sujar a imagem dos tucanos. Todos sao inocentes. Os culpados sao aqueles que falam no assunto, seja de um lado ou do outro. E o Brasil, e os seus cidadaos, que sao os maiores interessados, assistem a tudo apaticos e inertes, como se estivessem assistindo uma partida de tenis. Olham para um lado, depois para o outro, depois para o outro, depois para o outro, até que a bola caia e comece tudo de novo. Sem esboçar uma vaia, um grito, ou um sussurro.
O que fica claro neste jogo é mais uma vez a completa inercia das instituiçoes que teriam a obrigaçao de colocar tudo em pratos limpos. O mensalao nao sera julgado, e as denuncias da privataria nunca serao investigadas.
Os bandidos brasileiros se tornaram mocinhos. As denuncias que surgem sempre sao obras de pessoas que nao prestam. Eles sim sao bons. Sao honestos!
O mensalao movimentou milhoes de reais e até hoje nao se sabe (ou nao querem saber) a origem deste dinheiro. A privataria denunciada em um livro contem alguns buracos que precisam ser preenchidos, mas ninguem apareceu para explicar a origem das remessas de dinheiro de paraisos fiscais para o Brasil. Ou sera que se abrirmos uma conta num paraiso fiscal, o dinheiro começa a brotar?
Em ambos os casos, a origem do dinheiro parece bastante obvia: Trata-se de dinheiro publico. Mas nao ha hoje no Brasil alguem que tenha moral, coragem ou isençao para esclarecer esta pequena duvida. Sao empresas, dolares, offshores, alugueis, compras de imoveis, transaçoes milionarias que se perdem ao longo do tempo.
O mais interessante é que os dois lados envolvidos criam um clima de oposiçao que simplesmente nao existe. Sao todos da mesma esquerda que no passado pegaram em armas e forçaram a imposiçao da ditadura. Sao eles, sempre os mesmos.
Varios ministros ja cairam e nao se ve qualquer açao judicial para que os mesmos paguem pelos crimes que cometeram numa penitenciaria. A demissao parece ser a unica puniçao que existe no pais.
Ah sim! Estava me esquecendo. Estamos na era do denuncismo. Aquela velha historia da teoria da conspiraçao que nao existe ou ainda aquele famoso bordao: Trata-se de mais um casa da escola de base onde pessoas honestas foram acusadas injustamente e depois tudo foi esclarecido, sem no entanto resgatar as reputaçoes. Quantas pessoas esta escola de base ja nao salvou no Brasil?
O fato é que, a origem do dinheiro do mensalao e da privataria, o brasileiro jamais conhecera. Nao é a toa que neste momento o governo brasileiro, representado por alguem que tem o nome de "Patriota", rejeitou assinar um acordo internacional anti corrupçao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário