Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Transplante x Religião



Quando surgiram os transplantes de órgãos de supostos cadáveres, em 1967 na Africa do Sul, o mundo se viu diante de algo terrível e que precisaria ser - num primeiro momento - condenado. E de fato foi. Condenado porque nunca houve, em nenhum momento da história dos transplantes, a certeza de que o corpo doador de fato era um cadáver. Depois deste invento (transplantes), o conceito de morte já foi modificado pelo menos 3 vezes para que todos pudessem ser convencidos de que eles - os transplantistas - estavam certos.

A primeira resistência veio através da religião. Os transplantes foram condenados. Partes da Bíblia foram citadas para demonstrar que os transplantes não eram aceitos. Mas isso não durou muito tempo.

A igreja católica, que não aceita o sexo sem casamento, o preservativo como método anticoncepcional, o aborto e a eutanásia, aprova os transplantes. Este apoio tem custado caro. Recentemente o Papa lançou um alerta:
"Os abusos no transplante e tráfico de órgãos, que geralmente vitimizam pessoas inocentes como as crianças... devem ser condenados decididamente como abominações", disse o Papa. Mas o apoio continua.
Afinal, qual o argumento faz com que a igreja apoie os transplantes e condene eutanásia, aborto, preservativo e tantos outros assuntos?

Nunca saberemos a resposta, mas podemos ter a certeza que é algo bastante poderoso. Um lobby de peso. Mas e as outras religiões? O que pensam sobre o assunto?

Assista o vídeo abaixo para saber o que pensa a religião espírita.



Entenderam? Chico Xavier em um determinado momento da história do espiritismo no Brasil, psicografou uma mensagem do seu "guia", Bezerra de Menezes, condenando os transplantes. Em 1972, os "guias" mudaram de idéia. Os transplantes salvam vidas! A nova ordem veio do além. André Luis, Emmanuel e outros benfeitores, segundo Chico Xavier, disseram que os transplantes merecem nossas considerações e devem prosseguir.

O que mudou? Qual o poderoso argumento conseguiu convencer "guias espíritas" a mudarem de idéia?

Nunca saberemos, mas este poder é mesmo forte. Não foram só os guias espirituais de Chico Xavier que mudaram de idéia.

Assista o vídeo abaixo para saber o que testemunhas de jeová pensam sobre os transplantes.



Entenderam? O personagem do vídeo (favorável aos transplantes evidentemente), demonstra através do "sentinela" que os transplantes não eram aceitos pelas testemunhas de Jeová, cuja doutrina, até hoje, não permite a transfusão de sangue. Segundo o vídeo, os transplantes eram considerados "canibalismo" pela religião. No entanto, em 1980, a "luz" brilhou e Jeová se comunicou através da "sentinela" liberando os religiosos a transplantarem. Lembra o personagem do vídeo, que 17 testemunhas de Jeová morreram por esta "asneira".

Hoje, as testemunhas de Jeová podem receber um transplante, mas irão para o inferno se receberem qualquer gota de sangue.

Afinal, quais são estes argumentos que mudam a opinião de religiões com direito a mensagens vindas do além, com tamanha facilidade.

Uma certeza eu tenho. Os "argumento$" utilizados para convencer religiões inteiras a aceitaram os transplantes, devem ser os mesmos utilizados para fazer com que autoridades não queiram investigar o assunto, devem ser os mesmos que fazem com que tribunais brasileiros não consigam julgar médicos transplantistas pela prática de homicídio, devem ser os mesmos utilizados para que a imprensa não divulgue assassinatos de doadores e devem ser os mesmos que me obrigou a deixar o país para não ser assassinado.

Doar órgãos é um ato de amor que é aceito pela grande maioria das religiões e também por toda a rede hospitalar que trabalha com Visa ou MasterCard.

7 comentários:

Magno Machado disse...

Porque a igreja católica apoia transplantes e rejeita aborto, eutanasia, preservativo, etc?
Isso não é nenhum mistério... Transplantes salvam vidas ao reaproveitar órgãos que de outra forma iriam apodrecer, logo, o transplante deve ser apoiado e estimulado.
Aborto e eutanasia, por outro lado, são assassinatos e seria uma grande incoerencia algum cristão defender tais praticas (exceto no caso do aborto quando a vida da mãe esteja em risco ao prosseguir com a gravidez).
A questão do preservativo deriva da visão da igreja a respeito do sexo. Se sexo (na visão da ICAR) deve ser praticado apenas para fins reprodutivos, então apoiar o uso da camisinha seria uma incoerencia. Se quer criticar algo, critique a visão do sexo como meio apenas de reprodução.

Sobre o caso do Chico Xavier, eu tentei encontrar a comunicação do Dr. Bezerra de Menezes citada no vídeo, mas não encontrei, mas *imagino* que ele apenas tenha recomendado que o tema fosse melhor desenvolvido antes de ser posto em prática. Ademais, é bom salientar que nenhum de nós, nem o Chico, nem os espíritos que por meio dele se comunicavam, estamos livres de cometer equivocos. Dito isto, me pergunto qual o problema se eventualmente um espírito manifesta uma opinião hoje, e daqui a algum tempo manifesta opinião diferente? O único ser livre de erros é o Criador.

Marilene Oliveira disse...

Paulo,

Força amigo e continue seu trabalho, aqueles que o criticam, não sabem o que dizem. Já conheci outras famílias, que já perderam filhos na mesma situação sua, o problema é que este tema não e divulgado, o que acaba provocando limitações intelectuais de idéias.

Abs,
Mari

Anônimo disse...

"Não tinha ideia de como este assunto é grande importância, mas infelizmente as autoridades só dão credibilidade quando algo de mais grave acontece...
Peço a Deus que ele dê forças a pessoas como vc, que querem verdadeiramente ajudar a combater esses crimes, depois dessas materias, tenho minhas dúvidas se aceito ou não a doação de orgãos, pois talvez esteja alimentando uma pratica homicida"

Um abraço e obrigado pela oportunidade...

Eduardo Silva
Estudante de Gestão de Pessoas

Eduardo disse...

Paulo estou chocada e indignada com a história do seu filhinho. Foi um crime cometido com todos os requintes de crueldade. Deus te dê força para seguir adiante. Quanto aos transplates eu acredito que representam a cura e a vida de muitas pessoas, mas só se justificam se forem feitos de forma responsável e fiscalizada, para evitar que pessoas inescrupulosas tirem a vida do semelhante. Abraços e fica com Deus, sua luta é fundamental para que crimes desse tipo não ocorram mais.

Defensor da Verdade disse...

Olá Paulo, pude observar em seu artigo sobre a postura da religião em relação aos transplantes de órgãos, que você tentou ser imparcial, pois, utilizou alguns supostos fatos e quero parabenizá-lo por isso. Mas o que me chamou atenção foi a suposto “fato” (vídeo) que você postou, como forma de tentar explicar a postura das Testemunhas de Jeová sobre o assunto no decorrer dos anos. Sou Testemunha de Jeová, e quero alertá-lo que o autor do vídeo não quer explicar a verdadeira postura deste grupo religioso em relação a tal assunto, pois ele distorce fatos, embora use nossas publicações antigas, ele é muito parcial, e ainda diz que o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová afirmou ter inspiração divina, essa é uma das mentiras que pode ser claramente desmascarada, o corpo governante das Testemunhas de Jeová nunca afirmou ter inspiração divina, nenhuma de nossas publicações, desde as mais antigas afirma isto, o que o personagem do vídeo quer mesmo é denegrir a imagem delas, e este não é apenas um dos artigos que ele direciona contra elas, existem muitos outros sobre os diversos assuntos, em que ele recorre à distorção dos fatos, meias verdades misturadas com os argumentos falsos dele e mentiras, no fim, ele nada pode provar o que diz. Para saber o verdadeiro lado dessa história (As Testemunhas de Jeová e os Transplantes), sugiro que acesse este link:
https://sites.google.com/site/tjdefendidasapologia/assuntos-diversos/transplantes
Li seus outros artigos e continuo lendo, parabéns, continue lutando pela justiça, sinto muito por seu filho, Deus te dê forças.
Abraços

Luiz Fernando Amaral disse...

Olá Paulo...

Não tinha muito conhecimento do caso do seu filho, mas de alguns dias para cá venho lendo as suas postagens e baixe o seu livro, já já começarei a lê-lo.

Gostaria de lhe parabenizar pela sua luta, é bonito ver um pai que transforma a sua dor em combustível para ajudar os outros, pois sua luta, pode ter certeza, salvará muitas vidas.

Gostaria de lhe fazer uma pergunta, você é contra os transplantes? Se sim, você não acha que há médicos e hospitais sérios que os realizam e salvam vidas?

Mais uma coisa, espiritismo não é religião, e sim uma filosofia, e tal filosofia é favorável ao uso do preservativo, das transfusões de sangue, dos transplantes, e do aborto em alguns casos.

Grande abraço e muita luz para você e toda a sua família.

Paulo Pavesi disse...

Ola Luiz Fernando. Ha muitos anos eu era totalmente favoravel a doaçao de orgaos. Tanto que doei meu filho. No entanto, se voce ler o livro, entendera porque eu mudei de opiniao. O transplante de orgaos no Brasil nao é serio. Estamos diante de um grande balcao de negocios protegido a 7 chaves pelo proprio governo. Auditorias tem sido realizadas nos ultimos anos pelo TCU e as filas nao sao respeitadas. Se ha algum medico serio, e que se cala diante do que esta acontecendo, ele nao é serio.
E nao cabe aqui o argumento "generalizar". Sao eles quem generalizam, nao eu. Obrigado pela mensagem. abs