Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

domingo, 21 de setembro de 2014

Wikipedia Brasil - A censura como nunca se viu.

Em alguns textos anteriores a este, o amigo José Braga publicou um comentário sobre a Wikipedia. Segundo ele, ao tentar atualizar a página do chefe da quadrilha Carlos Mosconi, inserindo uma citação sobre a máfia do tráfico de órgãos foi censurado. A inserção foi excluída poucos minutos após ser publicada.

Muito bem! Se não podemos atualizar a página do mafioso, criaremos a nossa! Decidi então criar a página Caso Paulinho Pavesi.

Comecei inserindo um resumo do caso e como se deu o acidente com o Paulinho e para a minha surpresa, enquanto ainda eu digitava,  a página foi bloqueada, sem sequer eu citar o nome de Carlos Mosconi! A explicação apresentada, sem direito ao contraditório, foi "Tentativa de difamar político brasileiro". Difamar quem se eu nem citei o nome do sujeito?????


Até então eu não conhecia a política da enciclopédia (se é que podemos chamar de enciclopédia algo que possui censura), mas aprendi alguns detalhes interessantes.

Os moderadores (censuradores) são pessoas anonimas, e não temos como contatá-los. Cada censor tem uma página que podemos publicar reclamações, mas eles simplesmente ignoram. No caso da página do Paulinho, a eliminação foi decidida pelo crivo de uma única pessoa, que atende pelo nome de Fabiano e utliza o pseudo ID de GRS73. Pelas minhas pesquisas, o GRS73 ou Fabiano tem como mentor um tal de Leon Saudanha (que acredito ser outro pseudo ID). A exclusão foi praticamente imediata, sem qualquer análise, sem qualquer discussão. 

Incrível perceber que um site como este, que se propõe a ser fonte de pesquisa, seja na verdade um manipulador de informações. 

Portanto meus caros, na Wikipedia Brasil você pode encontrar informações sobre Carlos Mosconi como sendo um homem íntegro, sério e honesto, e na mesma Wikipedia, não poderá ler o que Carlos Mosconi criou e que levou a morte de pelo menos 10 pessoas.  

Imagino quantas informações não devem estar distorcidas.

Este é o Brasil. As mentiras possuem espaço garantido. Já as verdades não podem ser publicadas.

4 comentários:

Anônimo disse...

"Le bresil ne pas pays seriaux" (Charles De Gaulle)

Anônimo disse...

Ei pessoal, vamos editando o texto até eles aceitarem publicar. Não esquecer de citar as fontes, que são muitas.

Marcos Bento disse...

quem sabe publicar primeiro wikipédia em inglês e espanhol, quando o texto estiver bem consolidado lá é só traduzir o texto para o português.

Anônimo disse...

Isso! Pavesi, tente relatar o Caso de Paulinho no wikipedia em inglês ou espanhol. Essa wikipedia Brasil é frouxa, se borra toda com Mosconi.