Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ahhh... o sensacionalismo!

Eu ja escrevi bastante sobre como livrar bandidos da cadeia. Alguns recursos estao ja desgastados, mas ainda tem muita gente que cai nesta historia. Um site especializado em defender que se mete em confusao é um tal de Observatorio da Imprensa. Um jornaleco que se presta a tais serviços.

Volto a falar do caso dos medicos do Rio de Janeiro, condenados por desviar figados da fila de transplantes. Nem preciso mencionar que o grupo é formado por medicos renomados nao é mesmo? Em transplante, todo medico é renomado. 

O Observatorio da Imprensa publicou um texto de Marcos Mirando em agosto de 2008 (epoca da prisao de alguns renomados). O titulo nao poderia ser melhor: Transplante e Escola de Base.

Ah... todo o caso de injustiça no Brasil merece ser comparado com a escola de base. Isto assusta quem nao sabe detalhes do que acontece, e como sempre, sao muitos. Os detalhes estao nos processos, mas ninguem tem acesso como devia. Entao a saida é utilizar argumentos como o cidadao Marcos utilizou.

Em um trecho, o autor afirma: A maneira sensacionalista como a imprensa está cobrindo a prisão do médico Joaquim Ribeiro Filho, a partir de denúncias do Ministério Público Federal sobre possíveis ilicitudes em transplantes de fígado, no Rio de Janeiro – com a Polícia Federal sendo acompanhada por equipes de televisão –, é preocupante e faz lembrar o episódio da Escola Base, em São Paulo.

Muito bem! A imprensa é sensacionalista. A prisao é show de pirotecnia. Para que eles ficassem satisfeitos, os envolvidos nao poderiam ser presos. Alias, nao poderiam sequer serem questionados. Fazer isto é sensacionalismo para vender jornal. A imprensa se nutre disso. No meu caso por exemplo, a imprensa nao da uma linha. Estaria ela evitando o sensacionalismo?

O que è sensacional? Um medico que cobra uma alta quantia para desviar orgaos de uma fila publica nao é sensacional? Nao merece destaque? 

Entao o autor recorre ao segundo passo que é apelar para a biografia: A história pessoal do médico Joaquim Ribeiro, doutor pela Universidade de Paris com especialização em transplantes de órgãos e responsável pela primeira cirurgia para transplante de fígado no estado do Rio de Janeiro e centenas de transplantes no estado, deveria ter levado as editorias a ter um pouco mais de cuidado na maneira de divulgar o caso.

Sim, se a pessoa tem uma biografia, a imprensa deveria tomar mais cuidado. Quantas biografias a imprensa ja destruiu? Vejamos.... Roger Abdelmassih. A imprensa deveria ter pensado na sua biografia, mas optou por detona-lo. As vitimas nao tem biografia! Que se danem as vitimas. E o caso do Eugenio Chipkevich que abusa de adolescentes apos seda-los com Dormonid? A imprensa novamente destruiu este conceituado medico e sua biografia! Puro sensacionalismo. 

Como deveria agir a policia neste caso? Quando a imprensa perguntar porque um transplantista esta sendo preso, a policia deveria responder sem sensacionalismo: Estamos interessados em saber como funcionam os transplantes e decidimos convidar estes medicos para nos darem algumas palestras na delegacia. Pronto! Sem sensacionalismo, sem pirotecnia, sem nada! 

O autor ainda afirma que tudo isto é feito por busca em audiencia. Quanto mais sensacionalismo, melhor! A imprensa destroi uma pessoa como estes traficantes de orgaos, so para vender mais, ter mais IBOPE. 

Nao seria mais facil que os medicos fossem honestos? Se fossem nao existiria o sensacionalismo!

Ainda no mesmo jornaleco, escreveu tambem Heliete Vaitsman. A autora escreveu: Dez dias depois de preso sob os holofotes da grande mídia, que abriu aspas para as declarações incomprovadas dos "homens de preto" e as pirotecnias verbais de autoridades do Rio de Janeiro, o cirurgião Joaquim Ribeiro Filho, referência em sua área, reconhecido por seus pares no Brasil e no exterior, doutor em transplantes hepáticos pela Universidade de Paris, teria desaparecido do noticiário se não fossem algumas curtas matérias relatando apoio de pacientes e outros médicos a ele.

Isto é verdade. Uma enorme pressao foi feita para que o assunto fosse abafado. O proprio delegado do caso relatou isso a um juiz. Sumiram todos os videos, todas as reportagens do Youtube, restando poucas escritas. Criou-se entao um enorme batalhao para inocentas os traficantes. Uma grande lista de apoio foi criada, e nela podemos encontrar uma dezena de juizes, muitos medicos, e inumeros pacientes que acreditam dever a vida ao medico Joaquim Ribeiro. Os orgaos que lhes foram implantado, sao apenas meros detalhes.

Heliete informa que até um blog foi criado em defesa ao doutor. Nao ha o nome do responsavel. O responsavel pelo blog é uma organizaçao. Assim fica impossivel identificar quem iniciou a presepada. Ha tambem a informaçao que o grupo "Tortura nunca mais" tem apoioda os traficantes. Bom, eles apoiam os guerrilheiros do passado que mataram muitos inocentes. O apoio faz sentido.

Diante de tanta certeza por parte da autora, enviei a ela uma mensagem no Facebook perguntando o que ela pensava agora apos a condenaçao dos acusados. Perguntei tambem sobre o processo, se ela teria lido, teria tido acesso a documentos e coisas do genero. Por fim resumi o que passei nas maos de um bando de traficantes. A resposta dela me surpreendeu:
Os casos de que tomamos conhecimento e que reportamos ocorreram no Estado do Rio. Solidarizamo-nos sinceramente com sua dor.
Ela nao respondeu se conhecia o processo. Apenas limitou-se a dizer o obvio. Os casos reportados eram do Rio de Janeiro. Claro que sim! E foi por isso que eles foram condenados. O que ela imaginou? Que eu estivesse falando do prisioneiros chineses que estao sendo exterminados para servir a um mercado crescente de venda de orgaos?

Mas me senti aliviado. Ela é solidaria a minha "dor". Mas nem por isso vai deixar de apoiar traficantes.

O gigante pode acordar, derrubar montanhas e fazer o que bem quiser. Mas o Brasil nao vai mudar por uma questao bastante simples: Falta carater para o povo que vive la. Enquanto as pessoas defenderem quem comete crimes, por ser amigo, conhecido, ou renomado, o pais sera sempre este complexo chiqueiro de ladroes, corruptos e assassinos. 

Sensacionalismo é o conseguem certos autores quando usam espaços como o site Observatorio da Imprensa, para defender traficantes, sem que ninguem tenha coragem de questiona-los. 

Os textos em defesa de Joaquim Ribeiro naquele site sao muitos, mas em todos nao ha um so clique de compartilhamento ou mesmo um "like". Bom sinal!

Nenhum comentário: