Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sexta-feira, 26 de julho de 2013

No pulo do gato. Um rim novo com a ajuda do governo

Fica dificil combater o trafico de orgaos quando o proprio governo estimula furar a fila. E isto aconteceu mais uma vez. Tudo foi feito como sempre, na calada da noite.

O Cubano Fidel Castro Puebla, foi internado sem passar pelos procedimentos regulares de triagem por se tratar de um "caso clínico de interesse acadêmico". Ele foi apresentado por um integrante do governo brasileiro, como sendo parente de Fidel Castro. O paciente sofria de uma doença cronica ha 3 anos sem que fosse possivel chegar a um diagnostico na Ilha. Ele foi atendido pelo Dr. Miguel Srougi, renomado transplantista, especialista na area de urologia.

Segundo o hospital, que até entao estava tratando o caso com sigilo, a familia solicitou para que o diagnostico nao fosse revelado, embora tenha conversado com reporteres da Folha, e dado informaçoes sobre as condiçoes do cubano. 

Pueblas foi internado na ala infantil do setor de urologia, cujos quartos foram recém-inaugurados com a melhor hotelaria do complexo do Hospital das Clínicas. Tudo de primeira linha!

Uma cirurgia urológica estava marcada para a manhã de ontem. Na noite de anteontem, no entanto, depois do início da apuração da Folha, foi solicitada a imediata liberação do paciente, que acabou recebendo alta às 20h25.

Ora! Se é um caso de interesse academico, por que nao concluir o diagnostico e fazer a cirurgia? 
Alias, qual seria este caso, tao interessante, que nem a medicina cubana conseguiu descobrir?

Podemos usar um pouco a logica para resolver este misterio, que tal?

O cubano sofre de uma doença cronica, provavelmente, nos rins, ja que foi um urologista a atende-lo.
A familia fala em doença cronica. Neste caso, seria uma provavel insuficiencia renal cronica.
O tratamento para a Insuficiencia cronica renal é hemodialise. E a cirurgia indicada é o transplante de rins.

Estamos quase desvendando o misterio!

Qual o doença cronica no sistema urologico e nao muito comum poderia ter acometido o cubano, que foi internado na calada da noite sem que ninguem pudesse saber, na ala infantil do setor de urologia recem-inaugurado? Por que nao em uma ala comum, como todos os outros pacientes?

A resposta é simples. Este sr. cubano estava prestes a fazer um transplante renal que foi abortado quando a imprensa revelou o caso. 

Nao ha nenhum doença cronica que a medicina cubana nao possa diagnosticar. No entanto, em Cuba, so é permitido o transplante com doadores de primeira linha (filhos maiores de 18, irmaos ou pais). O numero de doadores cadaveres é insignificante. Nos ultimos 20 anos, Cuba conseguiu realizar apenas 4.489 transplantes, o que corresponde a 225 transplante em media por ano. Alem disso, eles sofrem com o problema de nao conseguir importar medicamentos contra a rejeiçao de orgaos. Em 1997, 2001 e 2002, sequer possuiam componentes para exames de histocompatibilidade. Mesmo sendo um parente de Fidel Castro, este paciente nao teria como fazer tal procedimento na ilha. A saida foi o paraiso das bananas na America do Sul, chamado Brasil.

Como tudo esta sob sigilo, e os brasileiros que pagam impostos nao podem saber o que estao fazendo com o dinheiro deles, eu me sinto no direito de fazer esta afirmaçao, sem qualquer receio de estar errado. Afinal, enquanto este caso nao for esclarecido e detalhado ao povo brasileiro, qualquer um de nos podemos pensar livremente e ter as proprias opinioes, certo?

E o que dizem os envolvidos?

Srougi não foi encontrado ontem pela reportagem da Folha para falar sobre o caso. Anteontem, ele afirmou que não trataria deste assunto.

O superintendente do HC, Marcos Fumio Koyama, também não foi encontrado.

O Itamaraty afirmou não ter recebido nem feito nenhum pedido de internação ao Hospital das Clínicas.

A Embaixada de Cuba está em recesso.

Nenhum comentário: