Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

terça-feira, 23 de julho de 2013

E tem gente que acha exagero!

Sabe aqueles bate-papos furados do facebook? Voce publica um comentario e esta la um medico para dizer besteiras, e acaba comprometendo toda a classe.

Alguem postou a historia de um garoto que acordou durante o velorio e pediu agua. O caso é antigo e foi postado aqui no blog em junho do ano passado. Tudo indica que é mais um daqueles casos que nao vai dar em nada. 

O pequeno Kelvys de 2 anos foi diagnosticado morto, mas acordou durante o velorio e pediu agua. O garoto teve as vias respiratorias tampadas com algodao e ficou fechado em um saco plastico. Os pais, por puro instinto, retiraram os algodoes e abriram o saco. Talvez tenha sido isto que ajudou Kelvys a "ressuscitar". Porem, ele acabou falecendo devido ao tempo que ficou sem respirar e principalmente, sem tratamento adequado.

Meu cometario foi: Estranho! Os medicos garantem que o diagnostico de morte é seguro para fins de transplante. Como podemos ver, se este menino fosse doador, teria os orgaos retirados quando ainda estava vivo.

E nao demorou muito para um medico entrar de sola. Iniciou com aquele discurso velho e desgastado, dizendo que tudo é feito com seriedade na presença de neurologistas especializados e que no caso do garoto isto aconteceu porque nao foi feito o diagnostico de morte encefalica.

Bom, se tudo é tao serio, por que nao fizeram o diagnostico no garoto?
Quantas crianças recebem apenas o diagnostico clinico, e nao o diagnostico completo?
Quantas destas crianças nao foram enterradas vivas?

Entao, contei ao doutor que durante a CPI, informalmente, me ofereci para ser submetido ao diagnostico de morte encefalica. Em teoria, se é um diagnostico, deveria apresentar o resulta final: Vivo! Mas a minha proposta foi imediatamente recusada. Por que? Porque ao final do exame, eu provavelmente estaria morto. Os medicos disseram na epoca que isto era uma bobagem! O diagnostico nao seria feito, pois eu estava evidentemente vivo, e colocaram uma seria de barreiras para que o exame nao fosse realizado. Claro! O diagnostico é um decreto e nao um exame.

Imagine um medico dizer que so faz exames para verificar a existencia de cancer em pessoas com cancer. Nao faz nenhum sentido.

O caso do Paulinho é emblematico. Ele recebeu supostamente 2 avaliaçoes clinicas de morte e muito tempo depois, os diagnostico complementares confirmaram a presença de fluxo sanguineo cerebral. Tecnicamente ele estava vivo, e se tivesse recebido a atençao devida, hoje eu nao estaria escrevendo tudo isto. Mas a verdade é que a partir do diagnostico clinico, passou a ser tratado como morto e todas as terapias foram suspensas. Nao por coincidencia, o mesmo aconteceu com Kelvys, o garoto de 2 anos. Por sorte, nao foi submetido ao diagnostico complementar de morte encefalica, onde o oxigenio é suspenso por 10 minutos, e uma serie de torturas sao praticadas, tais como pingar soro fisiologico a 0o (Zero) centigrados no ouvido, pontadas com agulhas e etc.

E veio a confirmaçao:
Caro Paulo sua afirmação" me ofereci para que fizessem o diagnostico em mim, e os medicos recusaram. Sabe por que? No final eu estaria morto!" É absurda !! É óbvio que o teste não pode ser feito em pessoas vivas !! 
Entenderam? O diagnostico para verificar se a pessoa esta morta, so pode ser realizado em pessoas mortas! Entao para que o diganostico se eles ja estao tao seguros de que a pessoa esta morta? E nao satisfeito, entregou os colegas:
Se ocorreu erro é um caso específico de incompetência ou até mesmo criminoso !! Porém vc não pode generalizar um procedimento que salva milhares de vidas no mundo inteiro !!!
E eu nao posso generalizar! Vejamos o que diz a lei RIGIDA 9.434/97, sobre transplantes de orgaos:
CAPÍTULO II
DA DISPOSIÇÃO POST MORTEM DE TECIDOS, 
ÓRGÃOS E PARTES DO CORPO HUMANO PARA FINS DE TRANSPLANTE.
Art. 3º A retirada post mortem de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano destinados a transplante ou tratamento deverá ser precedida de diagnóstico de morte encefálica, constatada e registrada por dois médicos não participantes das equipes de remoção e transplante, mediante a utilização de critérios clínicos e tecnológicos definidos por resolução do Conselho Federal de Medicina.
Agora vejamos o que diz o doutor especialista em morte encefalica:  
O segundo teste sempre é feito por um profissional da equipe de transplante que embora possa não ser neurologista é um médico treinado e na grande maioria das vezes mais preparado que um próprio neurologista !!
Mas ele nao se satisfaz facilmente. Passa entao a dizer o que sempre ouvimos dos transplantistas: Somos ignorantes e nao conhecemos nada.
Muitos não conhecem nem o protocolo de morte encefálica !! Esta criança (Paulinho) foi vítima de um erro médico, justamente porque não sofreu morte encefálica e o diagnóstico de morte clínica foi dada por um médico despreparado e que não solicitou nem mesmo um eletrocardiograma !!! São casos distintos !! Não podemos generalizar !!!
 E para arrematar, vem aquela famosa chantagem emocional que ja cansei de publicar por aqui.
Um dia alguém conhecido seu, poderia precisar de um orgão e quando divulgamos isso pela internet cai na divulgação sem os devidos detalhes, comprometendo o trabalho sério de profissionai competentes !! Abçs
Entenderam? Eu nao posso falar disso porque um dia, quem sabe, eu possa precisar de um orgao. E ai? Vou recusar mesmo sabendo disso? A resposta é sim! Recusarei. Vivi meu tempo e se chegou minha hora, eu tenho de aceitar. Se a medicina pode me oferecer uma cura sem que eu precise sacrificar alguem, eu aceitarei. Caso contrario, prefiro morrer. Poderia ser diferente. Poderia ser um AVC, um ataque cardiaco, ou um cancer. E ai? Vao me salvar? Entao eu tenho que aceitar a sujeira de um sistema porque um dia eu posso ser cliente deste sistema? A logica é esta?

Ha um outro trecho mais interessante ainda. Eu disse ao medico que o teste de apneia se faz com a suspensao do oxigenio por 10 minutos, ou até os niveis de PCO2 alcançarem a marca de 55mmHg. Segundo a literatura medica, e diversos estudos que tive acesso, niveis de PCO2 acima de 55mmHg provocam danos irreversiveis ao cerebro. Acima de 80mmHg sao fatais. Mas o doutor tem uma outra teoria:
Fico triste pelo que aconteceu com vc !! Mas vc está errado, não se tira o oxigênio e sim coloca-se e CO2 de 55 não mata ninguém !! Tem doenças que o paciente chega a mais de 100 de CO2 !! O que vc está dizendo é de uma ignorância incrível !!! O que fizeram com seu filho foi assassinato !! Mas não por causa do teste !! !!! palavras sua " Como eu disse, contra fatos nao ha argumentos" Rsssssssss !!! Agora realmente não vale a pena eu perder mais o meu tempo.
Pois é... os medicos estrangeiros precisam mesmo fazer o REVALIDA. Nao se encontra perolas como esta em nenhum lugar do mundo. Um medico que praticasse a medicina como este cidadao aqui na Inglaterra ou na Italia, ja estaria na cadeia.

Este dialogo vai pro livro que estou escrevendo. Nao poderia deixa-lo de fora. Estamos em 2013 e ha 13 anos venho discutindo isto. E parece que nada muda. Eles continuam fazendo diagnosticos sem qualquer preparo e sem qualquer conhecimento da lei. Nada adiantou toda esta batalha. O Brasil é um pais que nao tem soluçao. 

Em outros posts, este doutor se gaba: "Só este mês tivemos 3 mortes encefálicas com captação de órgãos !!!". Imagino como deve ter sido realizado. pelo que diz, os pacientes ja estavam mortos, pois nao se faz diagnosticos em vivos nao é mesmo?

Eu deveria denunciar este cidadao ao Ministerio Publico pelas confissoes que fez, mas nao vale a pena. Eu ja tenho experiencia o bastante para saber que isto nunca da em nada. De qualquer forma, como sempre faço, salvei a pagina inteira com todos os dialogos. Nunca se sabe nao é mesmo?

Nenhum comentário: