Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Agora podemos ter tranquilidade!

A ABTO, Associaçao Brasileira de Transplantes de Orgaos, cujo presidente é testemunha de defesa de um dos medicos no caso Paulinho, publicou em seu site uma lista de mitos sobre transplantes de orgaos, a saber:

Mitos

UNOS - United Networks for Organ Sharing

A seguir, lista dos mitos mais comuns:

1) Se os médicos do setor de emergência souberem que você é um doador, não vão se esforçar para salvá-lo.
Se você está doente ou ferido e foi admitido no hospital, a prioridade número um é salvar a sua vida. A doação de órgãos somente será considerada após sua morte e após o consentimento de sua família.

Trecho da condenaçao em Poços de Caldas: o paciente entrava na Santa Casa – hospital referência na sub-região - (era internado), ficava na enfermaria geral, por quanto tempo o organismo resistisse (praticamente à míngua), mesmo que seu estado fosse grave, geralmente sob os cuidados de um neurologista ou outro médico qualquer (pouco importava, desde que mantidos os órgãos funcionando, pacientes traumatizados, geralmente com TCE ou AVC); quando ficava “bom para UTI” (ou seja, quase morto ou já em morte encefálica), era internado no CTI - para melhor monitorar o funcionamento dos órgãos de interesse do grupo – especialmente rins e córneas – mas também coração e fígado (que eram “doados” para colegas do Estado vizinho de SP ou remetidos para Belo Horizonte); no CTI, os intensivistas, urologistas e neurologistas “declaravam a morte encefálica” do paciente, que de paciente vivo, tornava-se “doador cadáver”, momento que se transformava em objeto (se é que já não era antes, desde que entrava no “esquema criminoso”) e tinha seu corpo repartido, de acordo com os interesses dos médicos, ou melhor, dos criminosos que se diziam “médicos”.



2) Quando você está esperando um transplante, sua condição financeira ou seu status é tão importante quanto sua condição médica.
Quando você está na lista de espera por uma doação de órgão, o que realmente conta é a gravidade de sua doença, tempo de espera, tipo de sangue e outras informações médicas importantes.

Trecho da condenaçao em Poços de Caldas: o Dep. Neucimar Fraga perguntou ao Delegado da Polícia Federal CÉLIO JACINTO “Queria que o senhor apenas confirmasse: é verdade que existe uma carta do DEPUTADO MOSCONI solicitando a ALVARO IANHEZ o fornecimento de um rim apara um amigo do Prefeito de Campanha/MG? Delegado: Existe. Foi apreendida uma carta, eu não sei precisar se no escritório do Dr. ALVARO, em sua casa ou na central. (...) Delegado: (...) Nessa carta, o Prefeito de Campanha narra a situação de um munícipe daquela cidade e pede a intervenção do Deputado.


3) Necessidade de qualquer documento ou registro expressando minha vontade de ser doador.
Não há necessidade de qualquer documento ou registro, apenas informe sua família sobre sua vontade de ser doador.

Mito: Nao é necessario nenhum documento para ser doador. Para isto basta morrer. A assistente social se encarregara de convencer a familia, e mesmo se nao o fizer, os orgaos serao retirados, conforme aconteceu com Jose Domingos Carvalho, cuja familia nao desejava doar os orgaos, foi convencida sob pressao, doou o coraçao e retiraram todos os outros orgaos. Se voce nao doar, eles tomam. Portanto nao se preocupe.



4) Somente corações, fígados e rins podem ser transplantados.
Órgãos necessários incluem coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e intestinos. Tecidos que podem ser doados incluem: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões.

Mito: A medicina atual é capaz de aproveitar até a sua ultima gota de sangue.


5) Seu histórico médico acusa que seus órgãos ou tecidos estão impossibilitados para a doação.
Na ocasião da morte, os profissionais médicos especializados farão uma revisão de seu histórico médico para determinar se você pode ou não ser um doador. Com os recentes avanços na área de transplantes, muito mais pessoas podem ser doadoras.

Trecho da condenaçao de Poços de Caldas: com quadro de hemorragia subaracnoidea (HSA), ruptura de aneurisma (segundo registros médicos) e ‘aguardando vaga no CTI’; no período de 11.4 a 16.4, existe registro de apenas 1 exame complementar (tomografia de crânio de 11.4.01)(...)”; somente em 17.4 foi transferido para o CTI, “nada mais consta no prontuário a respeito das condições e evolução clínica do paciente. Após a transferência para o CTI não constam registros médicos, apenas registros de enfermagem. Esse paciente foi doador cadáver, tendo sido retirados os rins, fígado e córneas, em 18.4.01”.


6) Você está muito velho para ser um doador.
Pessoas de todas as idades e históricos médicos podem ser consideradas potenciais doadoras. Sua condição médica no momento da morte determinará quais órgãos e tecidos poderão ser doados.

Mito: Nao importa a sua idade. Importa o momento em que voce esta "Bom para UTI" conforme condenaçao  trecho em Poços de Caldas.


7) A doação dos órgãos desfigura o corpo e altera sua aparência na urna funerária.
Os órgãos doados são removidos cirurgicamente, numa operação de rotina, similar a uma cirurgia de vesícula biliar ou remoção de apêndice. Você poderá até ter sua urna funeral aberta.

Mito: Isto infelizmente voce é o unico que nao podera conferir.



8) Sua religião proíbe a doação de órgãos.
Todas as organizações religiosas aprovam a doação de órgãos e tecidos e a consideram um ato de caridade.

Leia este texto e entendera que as religioes estao "de acordo" com os transplantistas


Há um verdadeiro perigo de alguém poder ser drogado e quando acordar, encontrar-se sem um ou ambos os rins, removidos para ser utilizado no mercado negro dos transplantes?

Essa história tem sido largamente veiculada pela Internet. Não há absolutamente qualquer evidência de tal atividade ter ocorrido. Mesmo soando como verdadeira, essa história não se baseia na realidade dos transplantes de órgãos.

Mito: Nenhum medico seria idiota o bastante para roubar os seus rins e deixa-lo com cicatrizes nas costas. Nao ha nenhum registro policial com esta caracteristicas. Quando alguem é pego para esta finalidade, o corpo jamais aparece. Basta ver o numero de desaparecidos no Brasil que aumentam a cada dia sem que o governo tenha qualquer preocupaçao, e que nunca serao vistos novamente.

Como podemos ver, tudo é mito e lenda urbana. Os transplantes sao serios! Tao serios que o proprio presidente da ABTO é testemunha de defesa de um dos acusados no caso Paulinho, ocorrido na Santa Casa de Poços de Caldas.








Nenhum comentário: