Desembargadores comprados

Desembargadores comprados

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Até quando?

Poços de Caldas é uma cidade pequena, tranquila e de uma qualidade de vida invejavel para a maioria dos brasileiros. So tem um problema. Esta nas maos de uma mafia capaz de tudo para manter este poder. Nao seria bom que todos tivessem as mesmas oportunidades e respeitassem as leis igualmente? 

Em geral o brasileiro é desse jeito mesmo. Eles dizem que sao contra o mensalao mas elegem mensaleiros. Reclamam que Renan Calheiros nao tem moral para assumir o Senado, mas votaram nele para Senador.  Reclamam dos desvios de dinheiro na construçao dos estadios para a Copa, mas estao loucos para que os estadios fiquem prontos (custem o que custarem) para assistirem 90 minutos de uma partida de futebol. Quando denunciei os crimes da Santa Casa, todos vieram contra mim. Ninguem quer que os crimes continuem, mas as pessoas que os cometeram continuam la e serao defendidas por este mesmo povo, sob o comando de um cacique. 

A verdade é que todo mundo quer ir para o ceu, mas ninguem quer morrer.

O escandalo na Santa Casa em 2000, revelou a existencia de uma mafia incrivelmente poderosa, comandada por um velho politico da cidade. Os transplantes foram apenas a ponta do iceberg. O poder que eles alcançaram ao longo de anos, fez com que perdessem o controle, e a vida de algumas pessoas passou a nao ter importancia. Os lucros nao se limitavam mais as costumeiras falcatruas e desvios de dinheiro. Eles passaram a vender orgaos. Tudo isso com a conivencia de instituiçoes que deveriam justamente combate-los. Mas ai entra o poder e a politica.

Sabe-se hoje que o dinheiro desviado na Santa Casa seria o suficiente para que outro hospital fosse construido ou mesmo que a Santa Casa fosse ampliada. Novos e modernos equipamentos, tratamentos e exames poderiam ser contemplados com este dinheiro desviado. Mas a mafia seria desabastecida. Mas nao é so o dinheiro desviado o problema. Ha tambem cargos remunerados muito acima da media nacional. Como sempre, o jeitinho brasileiro esta ai novamente. Ao invez de cortarem estes altos salarios, criaram uma ONG para arrecadar dinheiro para o Hospital.

Hospital  Santa Maria Nuova - Reggio Emilia

Reggio Emilia na Italia, tem o mesmo tamanho que Poços de Caldas. Ja escrevi aqui sobre isso. A foto acima é de um dos hospitais da cidade. Dentro deste hospital tem até piscina aquecida e ele é completamente gratuito! 

O segredo é simples. Nao ha gerencia politica. Aqui ninguem da uma ambulancia para o hospital em troca de votos. A gestao é feita pelo governo federal e nao ha politicos locais mamando na doença alheia. O hospital contempla tudo o que voce precisar - até transplante! Mas a populaçao é quem controla a qualidade do serviço.

Isto nunca acontecera no Brasil, enquanto Mosconi's e companheiros tomarem de assalto instituiçoes publicas como estao fazendo, e continuarem esvaziando os seus cofres. 

Nao! nao estou dizendo que Mosconi e seus aliados entram no hospital e roubam milhares de reais usando mascaras. Ha outras formas mais faceis de se fazer isso. O problema é que o poder destas pessoas impedem que elas sejam investigadas. Inqueritos policiais nao andam, ministerio publico nao trabalha, justiça é lenta e tudo em funçao do medo. Medo de Mosconi. E com razao. Nao é um poder imaginario que este sr. possui. Trata-se de um poder consolidado ha anos, e que influencia na vida de cada um da cidade. 

Hospital da Santa Casa  - Poços de Caldas
O hospital da Santa Casa sempre sera assim, deste tamanho e cheio de problemas. Sempre estara precisando de verbas. Sempre estara nas maos de Mosconi's. O hospital é uma fonte de renda para poucos, e uma necessidade para muitos.

Com frequencia vejo noticias cujos titulos dao a Mosconi um certo ar heroico: "Mosconi consegue 1 milhao para a saude!". Ora. Este um milhao é seu! Dinheiro de impostos que voce paga para que o governo mande 1 milhao (e deveria ser muito mais) para a saude. Mosconi poderia ser um Silva, um Souza ou ter qualquer outro nome pois isto nao deveria ser importante. Voce nao pode precisar de um Mosconi para ter saude! Voce ja paga (e paga muito bem) para te-la!

Voce esta sendo acostumado a acreditar que depende deste senhor para ter o que é seu de direito e quanto mais voce aceitar esta situaçao, mas sera comandado por ele. Mais dependera dele. Em recente noticias, acompanhei uma discussao entre o deputado e o prefeito sobre a doaçao de computador a uma escola. Se nao me engano era um computador usado e em disputa politica, prefeito e deputado brigavam por causa disso. A escola que nada tem a ver com a questao politica, estava na plateia vendo a briga de interesses, e vendo o proprio interesse sendo disputado a tapa, sem que o objeto principal (as crianças) fosse a questao mais importante. O importante era dizer que Mosconi estava doando um computador.

Enquanto Mosconi discutia sobre um computador, minha filha estava nesta escola onde o quadro negro é um enorme telao eletronico e ha um laboratorio de computadores com mais de 20 equipamentos novos e modernos, conectados a internet e com softwares educacionais de ultima geraçao. Em 5 anos que estamos asilados na Italia, minha filha ja aprendeu italiano fluentemente e esta agora aprendendo ingles, que devera atingir a fluencia em pouco tempo. No Brasil, as crianças de sua idade ainda nao sabem o portugues.


Mas o brasileiro parece que nao quer isso para seus filhos. Ele prefere os Mosconi's e os computadores usados doados por ele, enquanto paga mais impostos que os pais destas crianças da foto acima.

A politica no Brasil é uma ferramenta poderosa, utilizada por pessoas inescrupulosas com interesses pessoais. As instituiçoes publicas se curvam diante disso, pois dentro destas instituiçoes o merito passa a ser politico. Procuradores e promotores so progridem na carreira se aliarem-se a um politico. Medicos so atingem notoriedade com a ajuda de politicos. Professores so conseguem melhores salarios se forem afilhados politicos de alguem. E o pais vive uma mentira que curiosamente todos acreditam!

O mundo nao é assim. Por isso voce nao tem até hoje nenhum nobel brasileiro. A politica pode funcionar desta forma dentro do pais, mas nao fora dele. Voce nao tera um cientista brasileiro com premio Nobel. Para que ele seja de fato bom, precisa deixar o pais. Mas o brasileiro continua acreditando na formula Mosconi. Parece que o brasileiro ainda é colonizado. Precisa de um chefe! de um dono! Precisa de um colonizador! Como se nao fosse capaz de raciocionar por si proprio. E todos seguem o cacique, como uma tribo de indios. Se Mosconi disser que esta tudo bem, todos dirao que esta tudo bem. Se ele disser que graças a ele a cidade esta evoluindo, todas ficarao orgulhosos desta evoluçao da cidade, e continuarao usando o mesmo hospital como ja fazem ha varios anos, e as crianças estarao usando um computador usado que foi doado por ele. Tudo segue maravilhosamente. Foi Mosconi quem mandou!

Neste momento, fui informado por um advogado que acompanha o caso do meu filho, que pressoes estao sendo exercidas sobre os processos relativos aos crimes cometidos na Santa Casa. Soube que as tais forças politicas estao de forma suja e desonesta usando expedientes mesquinhos para tentar derrubar a justiça.  

Ao postar as condenaçoes passei a receber varios emails dizendo que o juiz que decretou a condenaçao - fundamentado em provas, e com amplo direito de defesa dos acusados, esta sendo representado continuamente na corregedoria. O problema é que justamente estas decisoes interferem no poder politico de Mosconi. Afinal, sao socios e amigos que estao sendo condenados, por crimes em uma instituiçao onde ele proprio domina a decadas. Se o Brasil fosse um pais serio, Mosconi ja estaria fora da politica a muito tempo. A depender dos escandalos que se envolveu, provavelmente estaria atras das grades. Mas no Brasil, Mosconi's prosperam!

Algumas mensagens até dizem que vao expulsar o juiz daquela comarca! E eu nao duvido. Eles nao me expulsaram do pais? As instiuiçoes que deveriam garantir o exercicio profissional de um juiz, pertencem a Mosconi! Se Mosconi nao quer, um inquerito nao anda. Se Mosconi nao quer, uma investigaçao nao acontece. Se Mosconi nao quer, uma condenaçao pode ser anulada. Se Mosconi assim desejar, uma arma pode desaparecer de um inquerito, ou uma chapa falsificada pode ser produzida. Se Mosconi quiser, um laudo de qualquer coisa é providenciado. 

A Santa Casa precisa continuar como é. As escolas tambem. Esta é a garantia de que Mosconi e seus comparsas continuarao mandando sempre. Esta é a garantia de que no final de uma briga por causa de um computador usado, Mosconi sempre saira vitorioso. E' como jogar xadrez com uma pomba. Mesmo que voce ganhe, ela vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair com o peito cheio de orgulho dizendo que foi a vencedora. E todos vao aplaudir de pé!

Por que? Sera que as pessoas nao sao capazes de entender o que esta acontecendo, e o quanto estao sendo prejudicados?

Acreditem. O Brasil pode ser o melhor pais do mundo. Poderia estar muito a frente de qualquer naçao desenvolvida. Mas enquanto Mosconi's dominarem a politica, o Brasil sera sempre esta colonia.

A imprensa é pautada pelos politicos. As TVs locais sao concessoes politicas. Os jornais sobrevivem com a mesada destes politicos. Nada pode ser publicado sem o aval dos mesmos. E dependendo do tema, nao sera dito e nem publicado em lugar nenhum. Ha blogueiros e jornalistas sendo assassinados no pais e as pessoas acham isso normal.

Enquanto seu filho vai para a escola usar um computador usado, motivo de briga de um deputado e um prefeito, o filho destes politicos estao se formando em universidades carissimas e ocupando a vaga deixada pelos papais. Seu filho saira da escola com um nivel baixo de educaçao enquanto os filhos destes politicos se perpetuarao no poder, para poder garantir que seus netos continuem colonizados.

Mosconi, neste exato momento, esta preparando um de seus filhos para a sua herança politica! Ele ja esta na Santa Casa, esperando o momento de tomar as redeas. Os medicos, enfermeiras, assistentes sociais, estao achando otimo! Eles acreditam que nao sao capazes de trabalhar sem um Mosconi ao lado.

Ao enfrentar Mosconi, tive de deixar o pais. E que isto sirva de exemplo para quem quer que seja. Se voce enfrentar este poder, estara sozinho. Em 2004 estava vindo de Sao Paulo a Poços de Caldas num onibus da  Cometa, durante a CPI do Trafico de Orgaos. Eu estava indo buscar alguns documentos na cidade. A minha frente tinha dois senhores conversando sobre politica. Um deles disse: - E' uma vergonha estes politicos daqui! O outro respondeu: - é sim, mas fazer o que? voce viu aquele rapaz que denunciou a Santa Casa? Ta comendo o pao que o diabo amassou! Nem CPI esta resolvendo. Foi a primeira vez que me dei conta realmente de que alguma coisa estava muito errada. E tenho certeza que estes senhores votaram em Mosconi.

Mosconi calou o Ministerio Publico Federal, calou promotores, calou a imprensa e vem atuando para anular qualquer decisao que o contrarie. Mosconi foi deputado constituinte. Foi ele quem ajudou a criar as leis deste pais que agora ele deseja burlar. 

Nao é a primeira vez. Mosconi foi relator da lei de transplantes que determinou as penas cujos colegas estao sendo condenados! Mas Mosconi nao quer que a lei seja aplicada. Ele quer que o trafico de orgaos continue. Ele quer que criminosos amigos nao sejam importunados, e que familias como a minha sejam destruidas para o seu bel prazer! 

Certamente eu nao sou a primeira vitima do poder de Mosconi. Eu sou a primeira vitima que resolveu enfrenta-lo. Os demais foram calados. E tudo o que fiz e faria novamente foi para garantir que voce nao fosse a proxima vitima de Mosconi.

Infelizmente eu falhei. Mesmo estando sob forte investigaçao, a certeza da impunidade era tanta, que os medicos fizeram outra vitima: Jose Domingos de Carvalho, que os levou a condenaçao. Ironicamente, Carvalho foi assassinado em 18/04/2001. Exatamente um ano depois de Paulinho tambem ter sido assassinado. 

Na epoca, o Ministerio da Saude deu entrevistas ao Fantastico contando alguns detalhes sobre o que estava sendo investigado. Mosconi foi a tribuna da camara e obrigou - apos chantagear Jose Serra - que o Ministerio desmentisse a si mesmo. E assim foi feito. A esposa de Mosconi enviou carta a Roberto Marinho apelando para que a emissora nao falasse mais no assunto, sob pena de prejudicar os transplantes! Sim. Denunciar prejudica. Matar nao! E a cidade toda se ajoelhou novamente aos pes de Mosconi. Poderia ter sido o filho de qualquer um. Desta vez foi o meu. Um ano depois foi Jose Domingos de Carvalho e varios outros como foi apurado. 

Até quando as pessoas vao desejar que isto continue em nome do medo?
Até quando voce vai ficar com um no na garganta por ter medo de dizer a verdade?
Até quando esta sujeira toda vai interessar a voce?


Nenhum comentário: